+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Transparência no setor público: como garantir?

Dentre todos os setores da sociedade, o setor público é certamente aquele que mais demanda transparência, uma vez que ele afeta, direta ou indiretamente, a vida de toda sociedade. No Brasil, o acesso irrestrito a diversos dados dos governos de todas as esferas está em nossa constituição através da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011). De forma a garantir que a população consiga visualizar informações como as remunerações mensais de servidores públicos, andamento e custos de obras públicas, por exemplo, a cloud computing tem a capacidade de oferecer uma infraestrutura em nuvem totalmente flexível e econômica com serviços escaláveis e essenciais para otimizar esse recurso, gerando mais transparência no setor público.

Serviços que garantem a transparência

Dentre os diversos serviços que a AWS possui, os órgãos governamentais podem utilizar aqueles que têm a capacidade de garantir performance e economia ao gerenciar suas informações, de modo a disponibilizá-las com transparência para a população. Ferramentas como o Amazon S3, capaz de armazenar dados de forma segura e o Amazon Aurora, um banco de dados relacional compatível com as principais ferramentas do mercado.

No mundo, mais de 6 mil agências governamentais dos mais diversos setores e esferas utilizam os serviços da AWS. E ao empregar aplicações da plataforma em seu dia a dia, os órgãos governamentais conseguem usufruir ao máximo todos os benefícios que a tecnologia em cloud pode proporcionar. Serviços que estão em conformidade com as principais padrões regulatórios de segurança do mundo, incluindo a recém aprovada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Confira como a LGPD pode impactar sua vida!

Transparência no processo eleitoral

Mas os benefícios da tecnologia em cloud não se restringem apenas na disponibilização de dados governamentais para a sociedade. Outro movimento que pode utilizar a computação em nuvem como auxílio são as eleições de todas as esferas governamentais. Esse é o processo mais importante de uma democracia, e por isso sua lisura e transparência se tornam imprescindíveis. Infraestruturas que contam com serviços da AWS como o AWS Security Hub, Amazon S3 e Amazon API Gateway, tem a capacidade de garantir processos eleitorais modernos, seguros e transparentes.
Outra ferramenta capaz de trazer mais segurança e transparência nos processos eleitorais é a biometria, tecnologia que reconhece a identidade das pessoas pelas suas características físicas, como a impressão digital, por exemplo. Esse recurso pode ser oferecido como um serviço de cloud, impedindo que fraudes como a falsidade ideológica aconteçam no período eleitoral. Neste ano a biometria se tornou obrigatória no processo eleitoral brasileiro, mas por conta da pandemia do novo Coronavírus, essa exigência foi adiada para 2022.

Confira mais artigos da Darede em nosso blog!