O Web Filter é capaz de aumentar a segurança de seu ambiente pois ele limita os websites acessadis. Veja um artigo sobre esse recurso!

03/06/2022
Por Silvio Augusto T. R. da Silva
As notícias de vazamento de dados não param. Toda semana nos deparamos com mais algum caso de uma empresa que tiveram as informações de seus clientes expostas na internet. Esses acontecimentos fazem com que o Brasil se torne o 12º país do mundo mais atingido por vazamento de dados. De acordo com a consultoria SurfShark, entre janeiro e março deste ano, aproximadamente 286 mil pessoas tiveram de suas informações expostas. Uma prática de segurança bastante utilizada e capaz de mitigar muitos ataques de malware e phishing é o filtro de URLs (URL Filter).

O que é Web filter?
Você já tentou acessar algum site e obteve a mensagem que essa página da internet está bloqueada? Isso provavelmente se deu por algum bloqueio na rede em que você estava utilizando. O Web Filter impede o carregamento de determinadas URLs suspeitas prevenindo a exposição de alguns recursos de sua empresa. Assim obtendo maior segurança nos sites que os colaboradores de seu negócio acessam em sua rede privada, podendo impedir ataques no sistema interno o que pode ocasionar o vazamento de dados ou algum problema muito pior para seu ambiente.

Com esse recurso também é possível realizar bloqueio de categorias de sites, em que todas as URLs daquele segmento não poderão ser acessados em sua rede. Mesmo que sua empresa não tenha conhecimento de todas as URLs que estão bloqueadas.

Entretanto é possível realizar uma verificação doas URLs que estão filtradas em sua rede e podemos utilizar três ferramentas para realizar essa ação:

1 – Fortinet

2 – FortiGuard

3 – FortiGate


Dentre eles, o FortiGuard é aquele que a equipe da Darede acredita ser o mais completo. Mas todos possuem o mesmo objetivo: mitigar as possíveis vulnerabilidades em seu ambiente de TI.

Grande abraço a todos.

foto-silvio-augusto

Silvio Augusto
Analista de Segurança Cibernética
anderson.vilanova@darede.com.br

Formado em Sistemas da Informação, Silvio possui 15 anos de experiência em TI e recentemente vem se especializando em tecnologias para SOC e SDWAN. O profissional possui diversas certificações, sendo a última NSE4 Network Security Professional da Fortinet

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é o Amazon RedShift?

Nosso #cloudspecialist Thiago Marques está de volta para explicar o funcionamento de uma importante ferramenta da AWS: o Amazon Redshift

O que é Disaster Recovery?

Para evitar surpresas, possuir um plano de Disaster Recovery é essencial para garantir o bom funcionamento de um ambiente de TI. Veja o artigo que explica esse conceito!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações