Aposentadoria-do-EC2-Classic-Networking-blog

Aposentadoria do EC2-Classic Networking

Utiliza AWS a bastante tempo? Seus workloads podem estar em risco!

15/072022
POr Alan Xavier
Esse artigo tem como objetivo guiar a comunidade na identificação, planejamento e migração dos serviços AWS que utilizam EC2-Classic Networking.

Aviso gerado no console AWS.

O que é o EC2-Classic Networking?

O EC2-Classic-Networking é o irmão mais velho do nosso querido VPC (Virtual Private Cloud), certamente o serviço mais utilizado na AWS. Com o EC2-Classic-Networking, as instâncias são criadas em uma rede flat compartilhada com outros clientes. O VPC é um serviço que as instâncias são criadas em uma rede logicamente isolada.

OK!! Onde isso pode me impactar?

A AWS anunciou que o EC2-Classic-Networking será aposentado em 22 de Agosto de 2022. Isso significa que, se você viu a notificação acima, você certamente tem recursos provisionados utilizando o EC2-Classic-Networking. As contas que foram criadas depois do dia 4 de Dezembro de 2013, já vieram com o AWS VPC sendo utilizado como padrão. Porém, se você não tem certeza disso, podemos verificar

Como fazer um scan e saber se estou usando o EC2-Classic-Networking?

Existe um script que foi criado para nos ajudar nessa jornada, o EC2 Classic Resource Finder. Esse script realiza um scan da sua conta em todas as regiões em busca de recursos que utilizam o EC2-Classic-Networking. Após o uso do script, teremos um CSV com os respectivos nomes e IDs dos recursos que fazem utilização do EC2-Classic-Networking.


Essa imagem mostra o output de execução do script EC2 Classic Resource Finder

Tenho recursos provisionados utilizando o EC2-Classic-Networking, e agora?

Primeiramente reveja os processos e boas práticas na utilização de Cloud na sua empresa. Se sua empresa segue as boas práticas, ficaria atenta a essas mudanças e tantas outras que acontecem na AWS, antecipando-se a aposentadoria do serviço.

Planejamento

Realize o entendimento da criticidade do workload envolvido notifique as pessoas e times envolvidos quanto a possibilidade de indisponibilidade. Existem estratégias que podem ser pensadas visando o menor downtime possível, porém, também existem N possibilidades que podem acontecer durante a migração do workload. Provavelmente, se o workload está rodando com EC2-Classic-Networking, trata-se de um workload que está abandonado e muitas incompatibilidades podem acontecer.

Migração
Segue abaixo documentações coletadas e recomendas pela AWS para realizar a migração dos recursos que ainda utilizam EC2-Classic-Networking.
Instâncias EC2
Instâncias de RDS
Classic Load Balancer
Redshift Cluster
Elastic Beanstalk
EMR Clusters
AWS DataPipelines
Elasticache Clusters
Instâncias Reservadas

Sempre considere a possibilidade de ajuda de um parceiro AWS e/ou faça parte do grupo Cloud Evangelist no Telegram, nesse grupo temos bastante pessoas feras em AWS e que podem te ajudar de forma gratuita.

Conclusão

Fique atento a todas as notificações que a AWS te envia e configure alertas provenientes do Personal Health Dashboard, esse serviço ira te auxiliar no gerenciamento dos recursos AWS e avisar de todas as mudanças e incidentes que ocorrem na infraestrutura AWS.
***Esse artigo foi escrito inspirado no post publicado no AWS Blog

foto-alan-xavier

Alan Xavier
Technical Account Manager – TAM
alan.xavier@darede.com.br

Possuindo vasto conhecimento em soluções em cloud, Alan Xavier é portador de diversas certificações de grandes empresas do mercado, como Google e AWS, sendo a última AWS Certifified DevOps Engineer – Professional.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Os benefícios da Telemedicina

A área da saúde é uma das que mais que se beneficiam dos avanços da tecnologia. E a telemedicina vem para auxiliar na forma de como nos tratamos. Leia o artigo do blog da Darede.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações