novidades-da-semana-05-a-06-de-outubro

Novidades da Semana – 05 a 16 de outubro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Veja as das últimas semanas!

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas duas semana.

Segurança e Governança

Cost Categories – Suporte hierarquia
O AWS Cost Categories, recurso que permite a criação de categorias dos serviços da AWS, agora suporta a hierarquia entre as categorias.

Compute Optimizer – Recomendações de melhorias baseadas em métricas do EBS
O AWS Compute Optimizer, serviço que realiza uma análise de sua conta AWS, agora fornece sugestões a partir de métricas do EBS, para otimizar sua conta.

AWS Client VPN – Disponível na região de São Paulo
O AWS Client VPN agora está disponível na região de São Paulo. Até essa semana, os usuários brasileiros utilizavam a região de Virgínia do Norte (EUA) por ser a mais próxima, agora o serviço está disponível em território nacional.

AWS Inspector – Expansão do suporte aos sistemas RHEL 8, Ubuntu 20.04 LTS, Windows Server 2019
O AWS Inspector, serviço de análise de vulnerabilidades em sistemas operacionais, anunciou a expansão ao suporte aos sistemas operacionais RHEL 8, Ubuntu 20.04 LTS, Windows Server 2019.

AWS Architecture Center – Re-design para enfatizar as ferramentas mais importantes
O AWS Architecture Center redesenhou sua interface melhorando a experiência da utilização do serviços colocando em desataque suas ferramentas mais importantes.

S3 – Suporte à feature assume Object Ownership
O Amazon S3 lançou um novo recurso que traz a possibilidade de colocar um assume no Object Ownership, permitindo a troca de proprietários do objeto no serviço.

AWS Config – 15 novos templates de conformidade, incluindo Well Architected
O AWS Config anunciou 15 novos templates de conformidade , dentre eles estão os pilares de confiabilidade de segurança do Well Architected, o conjunto de boas práticas da AWS.

Security Hub – Nova interface de usuários
Outro serviço que otimizou sua interface foi o AWS Security Hub, facilitando o acesso a ferramentas do serviço e apresentação para auditorias.

AWS Purchase Order- Ordem de pagamento disponível para uso geral (ainda não disponível para R$)
O AWS Purchase Order é o novo serviço que disponibiliza uma ordem de pagamento na AWS, assim evitando que as cobranças dentro da plataforma ocorram no cartão de crédito, de forma a integrar os setores de tecnologia e financeiro da empresa. O recurso ainda não está disponível para nossa moeda.

AWS Budget- Nova ferramenta AWS Budgets Actions
A AWS anunciou uma nova feramenta: AWS Budgets Actions. A partir de agora, ao atingir ou exceder o budget programado, é possível desligar instancias como EC2 ou RDS, por exemplo, bloquear serviços, usuários etc.

AWS Budget – Redução de custos: agora é gratuito
O AWS Budget reduziu os custos de seu serviço, agora ele é gratuito. Anteriormente ele cobrava $0.02 por dia.

AWS IAM- Access Analyzer suporta o arquivamento de “findings”
O AWS IAM possui em seu portfólio a ferramenta Access Analyzer, que gerencia e monitora usuários e roles dentro do serviço, e a partir de agora é possível arquivar os “findings” realizados dentro da ferramenta, assim conseguindo recuperar as informações das últimas vezes que a aplicação foi utilizada.

AWS EMP- End-of-Support Migration Program, agora disponível sem parceiros
O End-of-Support Migration Program, ferramenta que converte sistemas operacionais e aplicações em End-of-support em EC2, está disponível para todos os usuários da plataforma. Antes ela era restrita apenas para parceiros.

Computação e Networking

EKS – Suporte a ranges de endereços IPs configuráveis
Agora é possível especificar o IP dos serviços ao utilizar o Amazon EKS. Esse recurso auxilia na hora de fazer uma regra de liberação em ambientes On Premises via VPN, podendo liberar apenas o IP configurado.

EKS – Fargate + EKS agora disponível em 10 novas regiões

Juntamente com o serviço AWS Fargate, o Amazon EKS anunciou disponibilidade em 10 novas regiões, incluindo a região de São Paulo

EC2 – Instâncias Bare Metal G4dn com Nvidia disponíveis em 15 novas regiões
Outro serviço anunciou disponibilidade em novas regiões, incluindo São Paulo. Mas o Amazon EC2 disponibilizou as instâncias Bare Metal G4dn com Nvidia para essa e mais 14 novas localidades.

AmazonVPC – Agora é possível dar Launch no Sage Maker na VPC

A partir dessa semana, é possível integrar o Amazon SageMaker Studio com o Amazon VPC, permitindo dar launch do serviço por meio do VPC.

Elastic Beanstalk – Suporte a Multi-Container rodando em plataforma docker baseada em AL2
O AWS Elastic Beanstalk quando usado em Amazon Linux 2 agora permite rodar multi-containers na mesma instância baseado em uma plataforma Docker, assim podendo simplificar a configuração de suas instâncias.

AWS Outposts – Agora o ElastiCache está disponível no Outposts/ Suporte a EBS CSI Driver
O AWS Outposts, o servidor físico da AWS, agora oferece suporte ao ElastiCache. Outra novidade, é o suporte do AWS EBS CSI Driver, um recurso voltado para Kubernetes, também recebeu suporte do AWS Outposts.

Developer Tools

HoneyCode – Novo template de app para integração de funcionários
O AWS HoneyCode, ferramenta de desenvolvimento para aqueles que ainda não sabem codificar, lançou um novo template para a integração de funcionários.

CodeGuru – Suporte a tageamento de recursos
O AWS CodeGuru, a ferramenta da AWS de Profile e análise de código para automatização, é mais um serviço que anuncia o suporte a tageamento.

CodeArtifact – Suporte ao AWS CloudFormation
Assim como anunciamos em grande parte das semanas, mais um serviço anunciou suporte ao AWS CloudFormation. Dessa vez foi o AWS CodeArtifact, o serviço de repositórios da AWS.

SNS – Aplicações usando SNS para SMS para 5 novas regiões
O Amazon SNS anunciou a disponibilidade de enviar mensagens SMS por meio do serviço em 5 novas regiões, incluindo a região de São Paulo.

AWS Batch – Lançamento de controle de acesso baseado em tags/ Suporte customização de logging, swap e Shared Memory
O AWS Batch, a ferramenta da AWS para simplificar e automatizar processos em larga escala, anunciou suporte ao controle de acessos baseado em tags. Outra novidade é o suporte a customização de logs e ajustes de swap e Shared Memory.

Cloudwatch – Anúncio do novo Cloudwatch Lambda Insights (Preview)
O AWS CloudWatch anunciou em preview o novo Cloudwatch Lambda Insights, uma ferramenta de coleta de dados da função Lambda capaz de utilizar recursos de Machine learning para fazer previsões de suas aplicações.

Lambda – Lançamento do Lambda Integrations
A AWS lançou em preview o Lambda Integrations, uma nova forma de integrar o AWS Lambda com ferramentas operacionais, como o Datadog, Dynatrace, o AppDynamics entre outros recursos.

AWS EventBridge – Anúncio do suporte a filas Dead Letter
O AWS EventBridge, serviço gerenciado para arquiteturas baseadas em eventos, anunciou o suporte a filas Dead Letter, local de armazenamento de eventos que não foram processados corretamente.

AWS X-Ray – Plugin do Grafana Labs
A comunidade do Grafana Labs, juntamente com a AWS lançaram um plugin para AWS X-Ray, com a finalidade de reunir os dados de observality tracing do serviço para serem enviados para o Grafana.

EKS- Suporte Kubernetes 1.18 (Topology Manager, Server-Side Apply e IngressClass)
O Amazon EKS agora suporta a versão Kubernetes 1.18 que inclui as ferramentas Topology Manager, Server-side Apply e IngressClass. Os usuários que possuem a versão 1.14, a AWS manterá o suporte até o fim do ano.
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2020/10/amazon-eks-supports-kubernetes-version-1-18/

EKS- Curso disponível
A AWS Training anunciou um novo curso para o serviço EKS, são 3 dias de treinamento a um custo de $2.000,00.

Fluent bit- Projeto opensource agora permite envio de logs diretamente para S3
O projeto opensource da AWS, o Fluent Bit, anunciou que agora é possível enviar logs diretamente para o Amazon S3. Uma alternativa para armazenar os dados do projeto em um serviço mais econômico da AWS.

CloudWatch Synthetics- Lançamento da ferramenta recorder
O AWS CloudWatch Synthetics, lançou a ferramenta recorder, que consiste em uma extensão do Google Chrome, que tem a capacidade de gerar scrips canary.

Cloudwatch Insights- Nova interface
O Cloudwatch Insights Application renovou sua interface para melhorar a experiencia do usuário e assim facilitar sua usabilidade.

Databases e Data Analytics

Kinesis – Agora temos o Kinesis Data Analytics “for java” é “for Apache Flink”/ Analytics suporta Force Stop e Autoscaling Status
A AWS alterou o nome da ferramenta o Kinesis Data Analytics for java para o Kinesis Data Analytics for Apache Flink, apenas para destacar que esse projeto decorre paralelamente com o Apache Flink. Outra novidade do Kinesis Data Analytics é a possibilidade de forçar a parada do serviço, e um recurso que mostra o status do Autoscaling.

Kinesis – Apache Flink no Kenesis com suporte a EFO e Http/2
Uma atualização do Apache Flink no Kinesis agora suporta EFO e Http/2.

DMS – Suporte a particionamento por CDC quando usamos o S3 como Target
O AWS DMS, serviço de migração da AWS, anunciou possibilidade de realizar a parametrização por Data, assim organizando o DataLake e evitando a realização de um novo processamento.

EMR – Suporte a multimaster nodes em tarefas distintas para diminuir riscos de falha
O Amazon EMR anunciou suporte a multimaster, ou seja, a partir dessa semana é possível enviar masters em diferentes AZs para assim evitar que falhas parem os processos do serviço.

ElasticCache – Suporte ao Redis 6 com gerenciamento RBAC
O AWS ElasticCache agora oferece suporte ao gerenciamento de credenciais com RBAC, gerenciamento por políticas, por meio do Redis 6. Além disso, assim como outras ferramentas da AWS, o serviço também anunciou suporte às instâncias M6g e R6g, que trazem aumento de performance e redução de custos.

AWS Glue – Suporte a detecção e evolução de Schemas ETL
O AWS Glue, serviço de ETL e Serverless da AWS, anunciou a detecção de mudanças de schemas do Data Catalog, recurso recém suportado pelo Glue, para o ETL, fazendo com que ele realize esse processo de forma automática.

Lake Formation – Cross Account Database Sharing/ Autenticação via Active Directory
O AWS Lake Formation, serviço de orquestração de Data Lake da AWS, anunciou a possibilidade de restrição de campos do mesmo dado para diferentes contas, fazendo com que haja um maior controle no acesso das informações do serviço. Outra novidade é o suporte a autenticação via Active Directory.

Aurora- Alocação dinâmica de Storage (Shirink)
O Amazon Aurora aperfeiçoou seu recurso de alocação dinâmica de dados, que a partir de agora ele consegue diminuir sua capacidade programada, assim diminuindo os gastos nos uso do serviço.

Aurora- Database Activity Streams disponível em outras regiões, inclusive São Paulo
O Amazon Aurora anunciou que a ferramenta Database Activity Streams está disponível em outras regiões, inclusive São Paulo.

RDS PostgreSQL- Suporte a upgrade majoritário das réplicas
O Amazon RDS PostgreSQL anunciou a possibilidade de realizar o upgrade majoritário das réplicas de leitura do serviço.

RDS- Graviton 2 disponível com redução de até 52%
O Amazon RDS anunciou que os processadores Graviton 2 estão disponíveis para o serviço que reduz os custos e aumenta a performance em até 52%.

RDS for MySQL- Backup to RDS
O RDS for MySQL agora permite trazer um backup do MySQL para o serviço RDS por meio do Amazon S3.

Lake Formation- Suporte a Amazon EMR
O Lake Formation, a camada de orquestração de Data Lake da AWS, agora suporta o serviço Amazon EMR.

Glue- Suporte DocumentDB e MongoDB Collections/ Suporte a leitura de tópicos Kafka e leitura e escrita em Apache Avro.
O AWS Glue agora suporta dados originários das aplicações de database DocumentDB e MongoDB. Outra novidade é o suporte a tópicos Kafka, além da leitura e escrita no formato Apache Avro.

Redshift- Cross-Database Queries
O Amazon Redshift agora suporta o Cross-Database Queries, ou seja, agora é possível realizar queries que se estenda a mais de uma base de dados.

Outros

CloudWatchLogs – Suporte 2 subscriptions por filtro
O CloudWatchLogs adicionou uma funcionalidade que permite criar filtros de até duas subscrições.

CloudWatch Synthetics – Suporte a monitoramento por dashboard de pré-build utilizando Canary
Já o CloudWatch Synthetics, anunciou que é possível realizar uma pré-build que monitora os processos do dashboard por meio do Canary

AWS Work Docs- Modo escuro no App para iOS
O AWS WorkDocs, anunciou o tema escuro em seu app para dispositivos iOS.

Amazon Lumberyard – Versão beta 1.26 disponível
O Amazom Lumberyard, o serviço de open code de games da AWS, lançou uma versão 1.26 beta, que traz melhorias para a aplicação.

Solution Distributted Load Testing – Versão 1.1 com suporte a Step-Functions e Fargate
O Distributted Load Testing, a solução da AWS para realizar testes de carga, anunciou a versão 1.1 que traz, além de melhorias, o suporte com os serviços Step-Functions e Fargate além de scripts de Jmeter.

SageMaker – Redução de custos em 18% das instancias ml.P3 e ml.P2
O AWS SageMaker, anunciou a redução de até 18% do preço do serviço para as instâncias ml.P3 e ml.P2.

Trancribe- Suporte a PrivateLinks para Batch APIs
O Amazon Transcribe, o serviço de inteligência artificial de transcrição da AWS, agora suporta PrivateLinks, a rede privada da AWS.

AWS Connect- Suporte URA em espanhol
O AWS Connect, serviço de PABX da AWS, agora oferece suporte a URA na língua espanhola.

Amazon Personalize- Redução de 40% tempo e 30% geração de recomendações
O Amazon Personalize anunciou que a partir dessa semana ele consegue gerar 30% mais recomendações, 40% mais rápidas.

Amazon Rekognition- 6 novas categorias de moderação
O Amazon Rekognition anunciou 6 novas categorias de moderação de forma a detectar mensagens de drogas, álcool e símbolos de ódio, por exemplo.

AWS Elemental MediaLive- suporte a MPEG2 e outras funcionalidades
O AWS Elemental MediaLive, ferramenta de lives da família Elemental, anunciou suporte ao MPEG2, dentre outras funcionalidades.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Windows Custom Image na AWS

Entenda como prepara uma imagem Windows personalizada na AWS de forma prática! Nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova explica!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações