+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da semana – 05 a 16 de outubro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas duas semana.

Segurança e Governança

Cost Categories – Suporte hierarquia
O AWS Cost Categories, recurso que permite a criação de categorias dos serviços da AWS, agora suporta a hierarquia entre as categorias.

Compute Optimizer – Recomendações de melhorias baseadas em métricas do EBS
O AWS Compute Optimizer, serviço que realiza uma análise de sua conta AWS, agora fornece sugestões a partir de métricas do EBS, para otimizar sua conta.

AWS Client VPN – Disponível na região de São Paulo
O AWS Client VPN agora está disponível na região de São Paulo. Até essa semana, os usuários brasileiros utilizavam a região de Virgínia do Norte (EUA) por ser a mais próxima, agora o serviço está disponível em território nacional.

AWS Inspector – Expansão do suporte aos sistemas RHEL 8, Ubuntu 20.04 LTS, Windows Server 2019
O AWS Inspector, serviço de análise de vulnerabilidades em sistemas operacionais, anunciou a expansão ao suporte aos sistemas operacionais RHEL 8, Ubuntu 20.04 LTS, Windows Server 2019.

AWS Architecture Center – Re-design para enfatizar as ferramentas mais importantes
O AWS Architecture Center redesenhou sua interface melhorando a experiência da utilização do serviços colocando em desataque suas ferramentas mais importantes.

S3 – Suporte à feature assume Object Ownership
O Amazon S3 lançou um novo recurso que traz a possibilidade de colocar um assume no Object Ownership, permitindo a troca de proprietários do objeto no serviço.

AWS Config – 15 novos templates de conformidade, incluindo Well Architected
O AWS Config anunciou 15 novos templates de conformidade , dentre eles estão os pilares de confiabilidade de segurança do Well Architected, o conjunto de boas práticas da AWS.

Security Hub – Nova interface de usuários
Outro serviço que otimizou sua interface foi o AWS Security Hub, facilitando o acesso a ferramentas do serviço e apresentação para auditorias.

AWS Purchase Order- Ordem de pagamento disponível para uso geral (ainda não disponível para R$)
O AWS Purchase Order é o novo serviço que disponibiliza uma ordem de pagamento na AWS, assim evitando que as cobranças dentro da plataforma ocorram no cartão de crédito, de forma a integrar os setores de tecnologia e financeiro da empresa. O recurso ainda não está disponível para nossa moeda.

AWS Budget- Nova ferramenta AWS Budgets Actions
A AWS anunciou uma nova feramenta: AWS Budgets Actions. A partir de agora, ao atingir ou exceder o budget programado, é possível desligar instancias como EC2 ou RDS, por exemplo, bloquear serviços, usuários etc.

AWS Budget – Redução de custos: agora é gratuito
O AWS Budget reduziu os custos de seu serviço, agora ele é gratuito. Anteriormente ele cobrava $0.02 por dia.

AWS IAM- Access Analyzer suporta o arquivamento de “findings”
O AWS IAM possui em seu portfólio a ferramenta Access Analyzer, que gerencia e monitora usuários e roles dentro do serviço, e a partir de agora é possível arquivar os “findings” realizados dentro da ferramenta, assim conseguindo recuperar as informações das últimas vezes que a aplicação foi utilizada.

AWS EMP- End-of-Support Migration Program, agora disponível sem parceiros
O End-of-Support Migration Program, ferramenta que converte sistemas operacionais e aplicações em End-of-support em EC2, está disponível para todos os usuários da plataforma. Antes ela era restrita apenas para parceiros.

Computação e Networking

EKS – Suporte a ranges de endereços IPs configuráveis
Agora é possível especificar o IP dos serviços ao utilizar o Amazon EKS. Esse recurso auxilia na hora de fazer uma regra de liberação em ambientes On Premises via VPN, podendo liberar apenas o IP configurado.

EKS – Fargate + EKS agora disponível em 10 novas regiões

Juntamente com o serviço AWS Fargate, o Amazon EKS anunciou disponibilidade em 10 novas regiões, incluindo a região de São Paulo

EC2 – Instâncias Bare Metal G4dn com Nvidia disponíveis em 15 novas regiões
Outro serviço anunciou disponibilidade em novas regiões, incluindo São Paulo. Mas o Amazon EC2 disponibilizou as instâncias Bare Metal G4dn com Nvidia para essa e mais 14 novas localidades.

AmazonVPC – Agora é possível dar Launch no Sage Maker na VPC

A partir dessa semana, é possível integrar o Amazon SageMaker Studio com o Amazon VPC, permitindo dar launch do serviço por meio do VPC.

Elastic Beanstalk – Suporte a Multi-Container rodando em plataforma docker baseada em AL2
O AWS Elastic Beanstalk quando usado em Amazon Linux 2 agora permite rodar multi-containers na mesma instância baseado em uma plataforma Docker, assim podendo simplificar a configuração de suas instâncias.

AWS Outposts – Agora o ElastiCache está disponível no Outposts/ Suporte a EBS CSI Driver
O AWS Outposts, o servidor físico da AWS, agora oferece suporte ao ElastiCache. Outra novidade, é o suporte do AWS EBS CSI Driver, um recurso voltado para Kubernetes, também recebeu suporte do AWS Outposts.

Developer Tools

HoneyCode – Novo template de app para integração de funcionários
O AWS HoneyCode, ferramenta de desenvolvimento para aqueles que ainda não sabem codificar, lançou um novo template para a integração de funcionários.

CodeGuru – Suporte a tageamento de recursos
O AWS CodeGuru, a ferramenta da AWS de Profile e análise de código para automatização, é mais um serviço que anuncia o suporte a tageamento.

CodeArtifact – Suporte ao AWS CloudFormation
Assim como anunciamos em grande parte das semanas, mais um serviço anunciou suporte ao AWS CloudFormation. Dessa vez foi o AWS CodeArtifact, o serviço de repositórios da AWS.

SNS – Aplicações usando SNS para SMS para 5 novas regiões
O Amazon SNS anunciou a disponibilidade de enviar mensagens SMS por meio do serviço em 5 novas regiões, incluindo a região de São Paulo.

AWS Batch – Lançamento de controle de acesso baseado em tags/ Suporte customização de logging, swap e Shared Memory
O AWS Batch, a ferramenta da AWS para simplificar e automatizar processos em larga escala, anunciou suporte ao controle de acessos baseado em tags. Outra novidade é o suporte a customização de logs e ajustes de swap e Shared Memory.

Cloudwatch – Anúncio do novo Cloudwatch Lambda Insights (Preview)
O AWS CloudWatch anunciou em preview o novo Cloudwatch Lambda Insights, uma ferramenta de coleta de dados da função Lambda capaz de utilizar recursos de Machine learning para fazer previsões de suas aplicações.

Lambda – Lançamento do Lambda Integrations
A AWS lançou em preview o Lambda Integrations, uma nova forma de integrar o AWS Lambda com ferramentas operacionais, como o Datadog, Dynatrace, o AppDynamics entre outros recursos.

AWS EventBridge – Anúncio do suporte a filas Dead Letter
O AWS EventBridge, serviço gerenciado para arquiteturas baseadas em eventos, anunciou o suporte a filas Dead Letter, local de armazenamento de eventos que não foram processados corretamente.

AWS X-Ray – Plugin do Grafana Labs
A comunidade do Grafana Labs, juntamente com a AWS lançaram um plugin para AWS X-Ray, com a finalidade de reunir os dados de observality tracing do serviço para serem enviados para o Grafana.

EKS- Suporte Kubernetes 1.18 (Topology Manager, Server-Side Apply e IngressClass)
O Amazon EKS agora suporta a versão Kubernetes 1.18 que inclui as ferramentas Topology Manager, Server-side Apply e IngressClass. Os usuários que possuem a versão 1.14, a AWS manterá o suporte até o fim do ano.
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2020/10/amazon-eks-supports-kubernetes-version-1-18/

EKS- Curso disponível
A AWS Training anunciou um novo curso para o serviço EKS, são 3 dias de treinamento a um custo de $2.000,00.

Fluent bit- Projeto opensource agora permite envio de logs diretamente para S3
O projeto opensource da AWS, o Fluent Bit, anunciou que agora é possível enviar logs diretamente para o Amazon S3. Uma alternativa para armazenar os dados do projeto em um serviço mais econômico da AWS.

CloudWatch Synthetics- Lançamento da ferramenta recorder
O AWS CloudWatch Synthetics, lançou a ferramenta recorder, que consiste em uma extensão do Google Chrome, que tem a capacidade de gerar scrips canary.

Cloudwatch Insights- Nova interface
O Cloudwatch Insights Application renovou sua interface para melhorar a experiencia do usuário e assim facilitar sua usabilidade.

Databases e Data Analytics

Kinesis – Agora temos o Kinesis Data Analytics “for java” é “for Apache Flink”/ Analytics suporta Force Stop e Autoscaling Status
A AWS alterou o nome da ferramenta o Kinesis Data Analytics for java para o Kinesis Data Analytics for Apache Flink, apenas para destacar que esse projeto decorre paralelamente com o Apache Flink. Outra novidade do Kinesis Data Analytics é a possibilidade de forçar a parada do serviço, e um recurso que mostra o status do Autoscaling.

Kinesis – Apache Flink no Kenesis com suporte a EFO e Http/2
Uma atualização do Apache Flink no Kinesis agora suporta EFO e Http/2.

DMS – Suporte a particionamento por CDC quando usamos o S3 como Target
O AWS DMS, serviço de migração da AWS, anunciou possibilidade de realizar a parametrização por Data, assim organizando o DataLake e evitando a realização de um novo processamento.

EMR – Suporte a multimaster nodes em tarefas distintas para diminuir riscos de falha
O Amazon EMR anunciou suporte a multimaster, ou seja, a partir dessa semana é possível enviar masters em diferentes AZs para assim evitar que falhas parem os processos do serviço.

ElasticCache – Suporte ao Redis 6 com gerenciamento RBAC
O AWS ElasticCache agora oferece suporte ao gerenciamento de credenciais com RBAC, gerenciamento por políticas, por meio do Redis 6. Além disso, assim como outras ferramentas da AWS, o serviço também anunciou suporte às instâncias M6g e R6g, que trazem aumento de performance e redução de custos.

AWS Glue – Suporte a detecção e evolução de Schemas ETL
O AWS Glue, serviço de ETL e Serverless da AWS, anunciou a detecção de mudanças de schemas do Data Catalog, recurso recém suportado pelo Glue, para o ETL, fazendo com que ele realize esse processo de forma automática.

Lake Formation – Cross Account Database Sharing/ Autenticação via Active Directory
O AWS Lake Formation, serviço de orquestração de Data Lake da AWS, anunciou a possibilidade de restrição de campos do mesmo dado para diferentes contas, fazendo com que haja um maior controle no acesso das informações do serviço. Outra novidade é o suporte a autenticação via Active Directory.

Aurora- Alocação dinâmica de Storage (Shirink)
O Amazon Aurora aperfeiçoou seu recurso de alocação dinâmica de dados, que a partir de agora ele consegue diminuir sua capacidade programada, assim diminuindo os gastos nos uso do serviço.

Aurora- Database Activity Streams disponível em outras regiões, inclusive São Paulo
O Amazon Aurora anunciou que a ferramenta Database Activity Streams está disponível em outras regiões, inclusive São Paulo.

RDS PostgreSQL- Suporte a upgrade majoritário das réplicas
O Amazon RDS PostgreSQL anunciou a possibilidade de realizar o upgrade majoritário das réplicas de leitura do serviço.

RDS- Graviton 2 disponível com redução de até 52%
O Amazon RDS anunciou que os processadores Graviton 2 estão disponíveis para o serviço que reduz os custos e aumenta a performance em até 52%.

RDS for MySQL- Backup to RDS
O RDS for MySQL agora permite trazer um backup do MySQL para o serviço RDS por meio do Amazon S3.

Lake Formation- Suporte a Amazon EMR
O Lake Formation, a camada de orquestração de Data Lake da AWS, agora suporta o serviço Amazon EMR.

Glue- Suporte DocumentDB e MongoDB Collections/ Suporte a leitura de tópicos Kafka e leitura e escrita em Apache Avro.
O AWS Glue agora suporta dados originários das aplicações de database DocumentDB e MongoDB. Outra novidade é o suporte a tópicos Kafka, além da leitura e escrita no formato Apache Avro.

Redshift- Cross-Database Queries
O Amazon Redshift agora suporta o Cross-Database Queries, ou seja, agora é possível realizar queries que se estenda a mais de uma base de dados.

Outros

CloudWatchLogs – Suporte 2 subscriptions por filtro
O CloudWatchLogs adicionou uma funcionalidade que permite criar filtros de até duas subscrições.

CloudWatch Synthetics – Suporte a monitoramento por dashboard de pré-build utilizando Canary
Já o CloudWatch Synthetics, anunciou que é possível realizar uma pré-build que monitora os processos do dashboard por meio do Canary

AWS Work Docs- Modo escuro no App para iOS
O AWS WorkDocs, anunciou o tema escuro em seu app para dispositivos iOS.

Amazon Lumberyard – Versão beta 1.26 disponível
O Amazom Lumberyard, o serviço de open code de games da AWS, lançou uma versão 1.26 beta, que traz melhorias para a aplicação.

Solution Distributted Load Testing – Versão 1.1 com suporte a Step-Functions e Fargate
O Distributted Load Testing, a solução da AWS para realizar testes de carga, anunciou a versão 1.1 que traz, além de melhorias, o suporte com os serviços Step-Functions e Fargate além de scripts de Jmeter.

SageMaker – Redução de custos em 18% das instancias ml.P3 e ml.P2
O AWS SageMaker, anunciou a redução de até 18% do preço do serviço para as instâncias ml.P3 e ml.P2.

Trancribe- Suporte a PrivateLinks para Batch APIs
O Amazon Transcribe, o serviço de inteligência artificial de transcrição da AWS, agora suporta PrivateLinks, a rede privada da AWS.

AWS Connect- Suporte URA em espanhol
O AWS Connect, serviço de PABX da AWS, agora oferece suporte a URA na língua espanhola.

Amazon Personalize- Redução de 40% tempo e 30% geração de recomendações
O Amazon Personalize anunciou que a partir dessa semana ele consegue gerar 30% mais recomendações, 40% mais rápidas.

Amazon Rekognition- 6 novas categorias de moderação
O Amazon Rekognition anunciou 6 novas categorias de moderação de forma a detectar mensagens de drogas, álcool e símbolos de ódio, por exemplo.

AWS Elemental MediaLive- suporte a MPEG2 e outras funcionalidades
O AWS Elemental MediaLive, ferramenta de lives da família Elemental, anunciou suporte ao MPEG2, dentre outras funcionalidades.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!