banner-blog-novidades-da-semana-julho-5

Novidades da Semana – 26 a 30 de julho

Por Ricardo Gulias

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Compute

Amazon EC2 – Placement Groups disponível para AWS Outposts
Amazon EC2 Placement Groups anunciou que agora a ferramenta suporta o AWS Outposts assim sendo possivel aplicar esta configuração sem custo adicional em todas as regiões da AWS onde os Outposts são suportados atualmente. O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que estende a infraestrutura da AWS, seus serviços, APIs e ferramentas para virtualmente qualquer datacenter.

Containers

Amazon VPC – Plugin CNI aumenta os limites de node
O plugin da Amazon VPC Container Networking Interface (CNI) agora oferece suporte à execução de mais pods por nó em tipos de instância EC2 baseados no AWS Nitro e para atingir maior densidade de pod, o plug-in VPC CNI aproveita um novo recurso VPC que permite que prefixos de endereço IP sejam anexados a instâncias EC2.

Database

Amazon Redshift – Data API suporta execução de queries e parâmetros multi-statement
O Amazon Redshift Data API agora permite executar várias instruções numa transação. Além disso pode-se recuperar os resultados de cada instrução separadamente, sendo possível ainda parametrizar uma única instrução SQL, incluindo INSERT para ajudá-lo a desenvolver código reutilizável.

Machine Learning

Amazon Kendra – Novo conector com o Amazon WorkDocs
O Amazon Kendra lançou um conector com o Amazon WorkDocs para indexar documentos (HTML, PDF, MS Word, MS PowerPoint e texto simples) armazenados nos repositórios do WorkDocs e buscar informações em todo esse conteúdo usando a pesquisa inteligente do Amazon Kendra

Migration

AWS CloudTrail – Suporta o registro de eventos de dados para APIs do EBS
O AWS CloudTrail agora oferece suporte ao registro de eventos de dados para APIs diretas do Amazon EBS o que permite identificar quando seus Snapshots do Amazon EBS são acessados usando as APIs ListSnapshotBlocks, ListChangedBlocks, GetSnapshotBlock ou PutSnapshotBlock pelos usuários em sua conta AWS.

AWS Control Tower – Suporte com encriptação do KMS
Agora o AWS Control Tower oferece a opção de usar uma única chave (AWS KMS) fornecida pelo cliente para proteger os serviços implantados da AWS Control Tower (AWS CloudTrail, AWS Config) no AWS S3.

Migration

AWS Snowcone – agora suporta recursos que permitem acesso direto a uma rede externa
Agora o AWS Snowcone oferece suporte a fluxos multicast, roteamento, balanceamento de carga e outros casos de uso de rede, permitindo que instâncias em um dispositivo Snowcone tenham acesso direto a uma rede externa. Com isso, ao fornecer instâncias com acesso à rede da camada 2 sem nenhuma tradução (NAT) ou filtragem intermediária, os clientes ganham maior flexibilidade na configuração de rede de seu dispositivo Snowcone.

Network and Content Delivery

Amazon Route 53 – Nova solução: Route 53 Application Recovery Controller
O Amazon Route 53 anunciou o Application Recovery Controller, uma solução que torna as recuperações de aplicativos mais fáceis de executar e mais confiáveis, eliminando as etapas manuais normalmente necessárias ao usar ferramentas e processos tradicionais para gerenciar a recuperação de aplicativos, além de ajudar a recuperação quase que imediatamente, o que é um requisito para alguns caso de uso como processamento de pagamentos em tempo real (transacional) ou mecanismos de negociação que necessite de um alto grau de disponibilidade.

Security

AWS Network Firewall – Agora possui compliance PCI DSS
O AWS Network Firewall agora é um serviço compatível com o padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS), lembrando que o AWS Network Firewall é um serviço de firewall gerenciado que facilita a implantação de proteções de rede essenciais para todas as suas Amazon Virtual Private Cloud (VPCs).
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2021/07/aws-network-firewall-achieves-pci-dss-compliance/

Storage

Amazon S3 – Aliases Access Points permitem o acesso de qualquer aplicativo que exija um nome de bucket S3
Agora é possível usar aliases de Access Points com serviços AWS, permitindo que qualquer aplicativo que exija um nome de bucket do S3 use estes aliases. Como exemplos de serviços AWS podemos citar o Amazon EMR, Amazon Storage Gateway e Amazon Athena, pacotes de código aberto, como Apache Spark e Apache Hive, e soluções Amazon Partner Network (APN) sem qualquer alterações de código e sem custo adicional.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana

*Revisão de Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é CDN?

Por Leandro Damascena Vivemos em um mundo conectado em que a tecnologia é bastante presente em nosso estilo de vida. Ela nos ajuda a realizar

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações