banner-blog-novidadesdasemana-mar-#4

Novidades da Semana – 14 a 17 de março

Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da semana da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

Por Thiago Marques
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Governança

AWS Billing Conductor – Anúncio

O AWS Billing Conductor (ABC) é o novo serviço da empresa a compor o CFM (Cloud Financial Management), que tem como função agrupar logicamente contas (dentro de uma organization), e com isso criar regras para descontos, distribuir créditos e taxas da melhor forma que o FinOps desejar.

Amazon Route 53 Resolver DNS Firewall – Redução de custos do serviço
A AWS reduziu os custos para o DNS Firewall, serviço esse que controla quais domínios voces pode fazer consultas DNS com base em uma lista de bloqueio (ou de permissão).

Compute & Networking

Amazon EKS – Containerd com suporte para Windows
Agora o EKS com kubernetes 1.21 suporta containerd para Windows, novidade que já era esperada uma vez que a kubernetes não suporta mais o docker-shim desde 2020 como runtime, apenas o containerd.
Com isso containers com Windows ganham performances melhores, e os benefícios similares de seguranças e estabilidade que os containers Linux.

AWS RoboMaker – Suporte a AWS PrivateLink

O AWS RoboMaker é um serviço de simulação baseado em nuvem que permite que os desenvolvedores de robótica executem, escalem e automatizem a simulação sem gerenciar nenhuma infraestrutura. A novidade é que ele agora tem suporte ao AWS PrivateLink, a rede privada da AWS.

AWS Lambda console – Compartilhamento de teste de eventos entre desenvolvedores

O AWS Lambda adicionou o recurso que permite o compartilhamento de teste de eventos entre os desenvolvedores de aplicações do serviço na console.

Amazon Route 53 – Lançamento de recursos de geolocalização e latência
Agora no Amazon Route 53 é possível criar DNS internos, e usar as funções de geolocalização e latência para as entregas, o que garante uma customização da aplicação por localidade e até mesmo uma experiencia de usuário mais eficiente.

Database

Amazon RDS for PostgreSQL – Suporte a Minor Versions 14.2, 13.6, 12.10, 11.15 e 10.20 do PostgreSQL
O Amazon RDS for PostgreSQL agora suporta as minor versions 14.2, 13.6, 12.10, 11.15 e 10.20 do PostgreSQL.

Amazon RDS for MySQL – Suporte a minor versions 5.7.37 e 8.0.28
O Amazon RDS for MySQL foi outro serviço que passou a suportar as minor versions, as versões 5.7.37 e 8.0.28 do MySQL agora estão disponíveis na ferramenta.

Amazon RDS Multi-AZ – Disponível em novas regiões
A nova opção de multi-az do RDS (com uma instancia principal e readble standby) estão disponíveis em Tokyo e Ohio.
Essa opção promete convergências em 35segundos entre os bancos, além de uma latência menor, o que a torna uma opção interessante para workloads com altíssima disponibilidade.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

DevSecOps

Por Cassius Oliveira Como abordamos no artigo anterior, a cultura DevOps se popularizou e transformou o modo de desenvolvimento de aplicações em empresas mundo a

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações