nuvem-ideal

Qual é a nuvem ideal para seu negócio?

Ao migrar para cloud, muitos questionamentos podem aparecer: quais são os tipos de nuvens que existem? Veja nosso artigo que auxilia como decidir a nuvem ideal para seu negócio.

Após decidir migrar para a nuvem, as empresas se deparam com uma questão muito importante: qual é o modelo ideal para meu negócio? Esse é um dilema muito comum, uma vez que a maioria das empresas não possuem uma estratégia madura para nuvem, algo que pode levar a gastos excessivos e baixo desempenho do ambiente. Uma experiência completamente avessa ao que a nuvem pode realmente ofertar: como segurança, baixo custo e processos simplificados e eficientes, por exemplo.

Mas, como decidir a nuvem ideal para seu negócio?

Mas para conseguir atingir seus objetivos por meio da tecnologia em cloud, é preciso seguir alguns passos, de forma a aumentar a assertividade na decisão de qual modelo de nuvem se adapta melhor para seu negócio. Por isso preparamos dicas do que é importante considerar antes de realizar uma transição como essa:

1- Entenda suas necessidades

O primeiro passo é determinar quais são suas necessidades e objetivos. Parece algo simples a considerar, mas é importante entender o momento que seu negócio atravessa, pois assim é possível traçar uma estratégia totalmente adaptada a sua empresa. Assim evitando gastos desnecessários.

2- Conheça as diferenças entre os tipos de nuvem

Existem diferentes tipos e modelos de nuvem. As nuvens públicas são normalmente uma opção para empresas de menor porte, pois oferecem um baixo custo, além da facilidade da adoção, até grandes corporações pois os investimentos crescem conforme seu uso. Ela é utilizada no modelo Software as a Service (SaaS), Infrastructure as a Service (IaaS) e até Function as a Service (FaaS) e possui uma infraestrutura que pertence a um provedor externo.
Já a nuvem privada pode ser melhor adaptada em negócios de maior estrutura.

E a nuvem hibrida, em uma primeira vista, parece conseguir abranger um maior número de empresas pois traz o melhor dos dois outros tipos, é muito utilizado durante a transição entre o ambiente físico e a nuvem pública, já que as nuvens públicas são cada vez mais completas, os motivos para não migrar para uma nuvem pública são cada vez menores, mas ainda existem casos como: investimentos recentes e exigências legais que podem inviabilizar o uso de nuvem pública, mas isso tem sido cada vez menos comum. Um ponto importante para ser levado em consideração aqui, é se manter dois ambientes não será mais custoso que apenas um, leve em consideração treinamento, administração, orçamentos e custos.

3- Contrate uma consultoria em cloud

Para uma migração segura que seja totalmente adaptada ao tipo e tamanho de sua empresa, é importante investir em profissionais especializados no assunto. Por isso contratar uma empresa de consultoria em cloud pode garantir que sua empresa tenha acesso a todos benefícios da tecnologia, através de uma análise das capacidades de seu ambiente, um planejamento bem detalhado, assim garantindo uma migração segura e otimizada. Confira nosso artigo que explica os benefícios de se contratar uma consultoria em cloud.

Veja nosso e-book que explica porque migrar para cloud

Conheça as soluções da Darede!

A Darede, empresa de consultoria especialista em serviços de TI possui 7 anos de experiência no mercado. A empresa, é parceira Advanced da Amazon Web Services (AWS) contando com cinco selos de especialização: AWS Well Architected, WMWare on Cloud, Public Sector Partner, Amazon CloudFront e Amazon EC2 for Microsoft Windows Server. Além de ser Gold Partner em Cloud Productivity da Microsoft.

Veja mais artigos sobre tecnologia em nosso blog!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Kubernetes

Entenda de forma técnica como expor serviços HTTP, TCP e UDP no Network Load Balancer e NGINX Ingress Controller no AWS EKS. – Artigo de Leandro Damascena

Qual é a nuvem ideal para seu negócio?

Ao migrar para cloud, muitos questionamentos podem aparecer: quais são os tipos de nuvens que existem? Veja nosso artigo que auxilia como decidir a nuvem ideal para seu negócio.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações