Todos os anos a AWS promove o AWS re:Invent,o maior evento de cloud do mundo. E a Darede selecionou as melhores novidades! Confere aí!

Todos os anos a AWS promove o AWS re:Invent 2021, o maior evento de cloud computing do mundo. Nessa conferência, a maior e mais utilizada plataforma de serviços em cloud do mundo, divulgou novos serviços, soluções, ferramentas e funcionalidades.
O blog da Darede selecionou as melhores atualizações apresentadas nesse evento, confere aí!

Storage

Amazon EBS – Novo recurso de “Recycle Bin”
O Amazon EBS lançou um novo recurso capaz de restaurar snapshots que foram apagados acidentalmente assim permitindo sua continuidade. No “Recycle Bin” você pode especificar o tempo que um snapshot ficará nesse espaço e poderá ser restaurado.

Amazon EBS – Lançamento do Amazon EBS Snapshots Archive.
O Amazon EBS anunciou um novo tier o Amazon EBS Snapshots Archive, capaz de diminuir os custos de armazenamento de seus snapshots em até 75%, caso queira retê-los em até 90 dias.

Amazon S3 – Glacier Storage Class agora é Amazon S3 Glacier Flexible Retrieval
O Amazon S3 Glacier storage class agora é Amazon S3 Glacier Flexible Retrieval, além disso o recurso de recuperação em massa é gratuito. Outra novidade, é uma redução de 10% em seu preço, assim se tornando altamente otimizados para backups e disaster recovery.

Amazon S3 – Lançamento do S3 Intelligent-Tiering
A AWS anunciou o Amazon S3 Intelligent-Tiering é projetado para otimizar os custos de armazenamento, movendo automaticamente os dados para o nível de acesso mais econômico em caso de mudança dos padrões de acesso, assim podendo diminuir os custos de armazenamento em até 68%.

Amazon S3 – Integração com o IAM Access Analyzer
O console do Amazon S3 agora produz relatórios com avisos, erros e sugestões de segurança a partir do IAM Access Analyzer.

Amazon FSx for Lustre – Suporte a processadores Graviton
A nova geração do Amazon FSx for Lustre é compatível com os processadores Graviton e assim traz melhorias em desempenho, e menor custo.

Amazon FSx for Lustre – Melhor integração com o Amazon S3
O Amazon FSx for Lustre melhorou sua integração com o Amazon S3, assim facilitando ainda mais o processamento de dados residentes no Amazon S3, permitindo que seu FSx seja atualizado automaticamente à medida que os dados são apagados ou movidos no S3.

Amazon FSx for OpenZFS – Lançamento
A AWS lançou o Amazon FSx para OpenZFS, um serviço que permite lançar, executar e escalar sistemas de arquivos totalmente gerenciados no AWS que substituem o ZFS ou outros servidores de arquivos baseados em Linux.

Compute

Amazon EC2 – Lançamento das instâncias X2i
A AWS lançou as novas instâncias X2i, uma nova geração de instâncias de memória otimizada que prometem mais 50% de performance em relação às instâncias X1, além de menos custos.

Amazon Compute Optimizer – Novo recurso de métricas de eficiência
O Amazon Compute Optimizer agora permite identificar as melhores oportunidades de otimização através de duas novas métricas de eficiência em seu dashboard, são elas: oportunidade de economia e melhoria de desempenho.

Amazon EC2 – Novas instâncias Im4gn e Is4gen
O Amazon EC2 anunciou novas as novas instâncias Im4gn e Is4gen. Essas instâncias são construídas por meio do AWS Nitro e baseadas pelos processadores AWS Graviton2.

Amazon EC2 – Lançamento das instâncias Trn1
O Amazon EC2 anunciou as novas instâncias Trn1 baseadas pelo AWS Trainium. O AWS Trainium, é o segundo chip de machine learning construído pela AWS que é otimizado para deep learning training de alto desempenho.

Amazon EC2 – Novas instâncias C7g
O Amazon EC2 anunciou as novas instâncias C7g baseadas nos processadores Graviton3, que estão disponíveis em preview.

Amazon EC2 – Novas instâncias M1 para macOS
O Amazon EC2 anunciou as novas instâncias M1 para macOS que oferecem até 60% melhor desempenho de preço em relação às instâncias EC2 Mac baseadas em x86 para workload de construção de aplicações iOS e macOS.

Management

AWS Chatbot – Recurso de gerenciamento de recursos AWS em Slack em preview
O AWS Chatbot agora suporta o gerenciamento de recursos AWS e solucionar problemas em workloads executando os comandos AWS CLI a partir dos canais Slack. Essa nova funcionalidade está em preview.

Machine Learning

Amazon CodeGuru – Reviewer com o recurso de detectar segredos hardcoded em repositórios Java e Python
A AWS anunciou um novo recurso no Amazon CodeGuru Reviewer que permite detectar segredos hardcoded em repositórios Java e Python Ele pode identificar locais em seu código de nomes de usuário e senhas, strings de conexão de banco de dados, tokens e chaves API da AWS e de outros provedores.

Amazon DevOps Guru – Integração com RDS
Amazon DevOps Guru lançou o Amazon DevOps Guru for RDS, uma nova solução em machine learning integrada com o Amazon RDS que detecta e diagnostica automaticamente o desempenho e problemas operacionais do banco de dados, permitindo resolver gargalos em questão de minutos.

Networking

AWS Transit Gateway – Novo recurso de peering intra-region
O AWS Transit Gateway agora suporta o peering intrarregional, assim sendo capaz de estabelecer conexões de peering entre vários Transit Gateways na mesma região AWS.

AWS Direct Connect SiteLink – Lançamento
A AWS lançou o AWS Direct Connect SiteLink, uma nova solução que permite a criação de uma rede privada entre seus locais on-premises os conectando a um Direct Connect.

Amazon Virtual Private Cloud (VPC) – Anúncio do Network Access Analyzer
O Amazon VPC anunciou uma nova feature: o Network Access Analyzer. Esse novo recurso permite identificar o acesso acidental à sua rede AWS. Usando o Network Access Analyzer, é possível verificar se o acesso à sua VPC atende suas diretrizes de segurança e conformidade.

AWS Cloud WAN – Lançamento em Preview
A AWS anunciou o AWS Cloud WAN, um serviço que ajuda a construir, gerenciar e monitorar uma rede global unificada que gerencia o tráfego entre sua nuvem AWS e ambientes on-premises.

Database

Amazon RDS Custom for SQL Server – Lançamento
O Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) Custom é um serviço gerenciado de banco de dados para aplicações legadas, personalizadas e empacotadas que requerem acesso ao SO e ao ambiente de database. O serviço agora é compatível com SQL Server.

Amazon DynamoDB – Anúncio Amazon DynamoDB Standard-Infrequent Access
O AWS DynamoDB anunciou a ferramenta Amazon DynamoDB Standard-Infrequent Access, uma tabela de classe capaz de reduzir os custos o DynamoDB em até 60% para tabelas que armazenem dados pouco acessados.

Migration

AWS Database Migration Service – Lançamento do AWS DMS Studio
O AWS Database Migration Service lançou o AWS DMS Studio, uma nova solução que facilita o gerenciamento das migrações de banco de dados do início ao fim. Essa nova solução acelera e simplifica as migrações, integrando ferramentas para cada fase da jornada migratória, da avaliação à conversão para a migração.

AWS Database Migration Service – Lançamento do AWS DMS Fleet Advisor
O AWS Database Migration Service anunciou o lançamento do AWS DMS Fleet Advisor permite construir rapidamente um banco de dados e um plano de migração analítica, automatizando a descoberta e a análise de sua fleet. Essa nova ferramenta é destinada a usuários que procuram migrar um grande número de servidores de banco de dados e analíticos para a AWS.

Outros

AWS re:Post – Lançamento
A AWS anunciou o novo AWS re:Post, um fórum voltado para a comunidade que visa a integração de seus usuários, sendo assim possível a troca de experiência e resolução de problemas.

AWS Amplify Studio – Lançamento
O AWS Amplify anunciou o AWS Amplify Studio, um ambiente de desenvolvimento visual que disponibiliza desenvolvedores de frontend novos recursos para acelerar o desenvolvimento da interface do usuário com o mínimo de codificação.

AWS Well-Architected Framework – Novo pilar
O AWS Well-Architected Framework adicionou um novo pilar, o de sustentabilidade. Esse pilar foi desenvolvido para ajudar as organizações a aprender, medir e melhorar suas cargas de trabalho utilizando as melhores práticas ambientais para a computação em nuvem.

Amazon Fraud Detector – Compliance com relatórios do AWS SOC
O Amazon Fraud Detecor agora está compliance a relatórios do AWS SOC 1, SOC 2 e SOC 3.

E todas as semanas o Blog da Darede seleciona as principais novidades da semana e você pode conferir aqui!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Arquitetura Docker

Por Thiago Marques O pai ta on!! Até agora entendemos o que é um container, como o Docker funciona sob esse modelo e como utilizar o Docker Compose para auxiliar a criação de várias máquinas. Mas conforme vamos nos aprofundando surgem novas dúvidas, como: • Beleza, mas como tudo isso funciona? • Como o Docker controla e gerencia os containers? • Existe licenciamento para utilizar? Nesse post iremos detalhar um pouco mais sobre o conceito da plataforma para entender tudo isso. A Arquitetura Docker Fonte Docker Client / Remote API Quando estamos logados em um terminal e executamos comandos como docker ps, docker images e etc, utilizamos o command line interface (CLI) do docker, de forma que, nessas condições, podemos dizer que nosso terminal é um docker client. Assim conseguimos interagir com o daemon que está no host para nos trazer informações dos containers, das imagens e etc. Além do cliente, é possível interagir também via remote API. Quanto utilizamos o docker em uma máquina diferente do Jenkins, por exemplo, precisamos efetuar a configuração de um remote API para o deploy de um build funcionar. Note que para instalação do cliente/server em uma instância Amazon Linux 2, é necessário instalar via amazon-linux-extras. A AWS já possui uma excelente documentação de como fazer isso basta acessar o link: How-to-install-docker-Amazon-Linux Docker daemon / runtimes Depois da versão 1.11 do Docker (que até então era um grande monolítico), ele passou a segmentar em daemons as operações, sendo: • dockerd ficou responsável por receber e interpretar os comandos e APIs do cliente; • containerd ficou com o trabalho mais ‘pesado’ de controlar as imagens e containers, e executar os processos do runC; • runC que é quem de fato lida com o gerenciamento dos containers. Note que com a segmentação e a disponibilização dos códigos, podem existir outros runtimes para essas funções, como é o caso do CRI-O, que é uma alternativa ao containerd, ou o CRUN e o RAILCAR que são alternativas ao runC. NaAWS os runtimes utilizados pelo Fargate são o containerd e o runC. Fonte: Docker Docker Registry Finalizando a parte de arquitetura temos os Registries, que são os repositórios de onde é possível realizar o download/upload dos docker images. Veja na imagem inicial desse post que quando fazemos o primeiro pull (docker pull ) o processo seguido é: Nesse caso (apenas o pull) o containerd se registra no repositório, procura a imagem, e faz seu download para o repositório local. O runC não entra no processo ainda, pois não estamos de fato criando um container, apenas baixando a imagem. A vantagem de ter um repositório central, além de te poupar espaço, é que ele pode garantir outras características como: • Ter um repositório privado; • Possibilidade de utilizar SSO e colaboração; • Acesso a imagens oficiais; • Scan de vulnerabilidades para as imagens; • Integração com CI/CDs. Atualmente o Docker Hub, é o repositório mais utilizado, no qual você pode realizar o push (enviar) ou o pull (receber) as imagens, e possui a versão paga e gratuita. Obviamente na versão gratuita você tem alguns limites, como o bloqueio de 100 pulls por 6horas (veja os limites aqui) A AWS possui a sua própria solução de registry chamada ECR, o que se mostra ser eficiente para integração de serviços como o ECS e o Fargate. Contudo soluções como o Harbor, para IaaS também pode ser uma saída interessante caso você utiliza pull de forma constante. That’s all folks! Be Happy!!! Veja os outros artigos sobre Docker! Entendendo Docker Docker Compose

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações