Por Thiago Nunes Marques
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Machine Learning

Amazon Translate
Agora o Amazon Translate suporta Português (de Portugal).

Storage

AWS Backup – DocumentDB e Neptune
O AWS Backup é um serviço gerenciado que garante a proteção dos dados via backup com um console central, e até essa semana suportava serviços como EC2, EBS, RDS entre outros. Essa semana foi lançado o suporte a DocumentDB e ao Neptune.

Computação:

Health dos EC2
Um recurso simples e funcional: agora o já tão utilizado health dos EC2 está disponível no EC2. Com isso tanto o ECS no EC2, quando o ECS Anywhere terá uma análise da AWS no runtime do container e mostrará o status do mesmo na console ou via API com o healthStatus.

Management:

Manage Access Centrally for CyberArk Users com AWS Single Sign-On
CyberArk vem se tornado popular em grandes corporações para centralização do acesso, e conformidade de permissões e logs. Agora a AWS já suporta realizar o SSO com a ferramenta (utilizando ou o SCIM ou SAML 2.0), inclusive a utilizando como frontend para autenticação.

AWS CloudTrail – adiciona suporte a ErrorRate Insights
Agora o cloudtrail adicionou suporte a análises de taxas de erros para APIs. O ErrorRate Insights trabalha construindo uma baseline do comportamento da API, elaborando modelos estatísticos de padrões em uma operação normal. Com isso qualquer anomalia que saia fora do padrão é logada, o que oferece ao cliente a possibilidade de ser proativo em alguns erros antes do cliente final ter um impacto maior.

AWS Systems Manager – disponível em outras regiões
Lançado em maio de 2021, o Incidente Manager agora está disponível em São Paulo, e mais 6 regiões. O Incidente Manager é um serviço voltado para todo o fluxo de resolução de um incidente, desde a identificação, logs, alarmes, escalonamento, timeline e até uma análise de causa raiz.

AWS Batch – Novas métricas
O Batch é um serviço da AWS que ajuda os clientes a agendarem a execução de processos em lote, provisionando a quantidade e tipos de recursos computacionais para execução da tarefa. Até hoje ele trabalhava apenas em filas FIFO (primeiro entra, primeiro sai), e agora é possível trabalhar com outras métricas, como: Peso, Prioridade e Reserva.

Outros:

AWS Resilience Hub – Novo Serviço
AWS anunciou o serviço de Resilience Hub. O serviço é voltado para análise da sua aplicação, com foco da resiliência que ela possui, utilizando os conceitos de RPO (quanto tempo a sua aplicação suporta de perda de dados), e RTO (quanto tempo sua aplicação suporta de inatividade). O serviço tem integração com o FIS (para realização de testes de falha), e também é capaz de gerar SOPs como alarmes e recomendações de estrutura para garantir os tempos de RPO e RTO solicitados.
Ele está em free tier por 6 meses e com até 3 aplicações, e depois tem um preço de 15 dólares por aplicação.

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Novidades da Semana – 08 a 12 de novembro de 2021

Por Thiago Nunes Marques Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana. Machine Learning Amazon Translate Agora o Amazon Translate suporta Português (de Portugal). Storage AWS Backup – DocumentDB e Neptune O AWS Backup é um serviço gerenciado que garante a proteção dos dados via backup com um console central, e até essa semana suportava serviços como EC2, EBS, RDS entre outros. Essa semana foi lançado o suporte a DocumentDB e ao Neptune. Computação: Health dos EC2 Um recurso simples e funcional: agora o já tão utilizado health dos EC2 está disponível no EC2. Com isso tanto o ECS no EC2, quando o ECS Anywhere terá uma análise da AWS no runtime do container e mostrará o status do mesmo na console ou via API com o healthStatus. Management: Manage Access Centrally for CyberArk Users com AWS Single Sign-On CyberArk vem se tornado popular em grandes corporações para centralização do acesso, e conformidade de permissões e logs. Agora a AWS já suporta realizar o SSO com a ferramenta (utilizando ou o SCIM ou SAML 2.0), inclusive a utilizando como frontend para autenticação. AWS CloudTrail – adiciona suporte a ErrorRate Insights Agora o cloudtrail adicionou suporte a análises de taxas de erros para APIs. O ErrorRate Insights trabalha construindo uma baseline do comportamento da API, elaborando modelos estatísticos de padrões em uma operação normal. Com isso qualquer anomalia que saia fora do padrão é logada, o que oferece ao cliente a possibilidade de ser proativo em alguns erros antes do cliente final ter um impacto maior. AWS Systems Manager – disponível em outras regiões Lançado em maio de 2021, o Incidente Manager agora está disponível em São Paulo, e mais 6 regiões. O Incidente Manager é um serviço voltado para todo o fluxo de resolução de um incidente, desde a identificação, logs, alarmes, escalonamento, timeline e até uma análise de causa raiz. AWS Batch – Novas métricas O Batch é um serviço da AWS que ajuda os clientes a agendarem a execução de processos em lote, provisionando a quantidade e tipos de recursos computacionais para execução da tarefa. Até hoje ele trabalhava apenas em filas FIFO (primeiro entra, primeiro sai), e agora é possível trabalhar com outras métricas, como: Peso, Prioridade e Reserva. Outros: AWS Resilience Hub – Novo Serviço AWS nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Novidades da Semana 01 a 05 de março

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana. Segurança & Governança AWS Config – Suporte a serviços de container O AWS Config agora é compatível com Amazon ECS, ECR e EKS em todas as regiões da AWS. Com este lançamento, você pode usar o Config para monitorar dados de configuração para recursos baseados em container na conta AWS, além de monitorar alterações nas configurações de cluster EKS e acompanhar a conformidade de cluster. Amazon CloudWatch – Synthetics agora suporta acesso a buckets entre regiões e dependências atualizadas O CloudWatch Synthetics agora oferece suporte ao armazenamento de canary run artifacts, incluindo arquivos de log, capturas de tela e arquivos HAR, dentro um bucket S3 em outra região com uma nova versão de tempo de execução principal, syn-nodejs-puppeteer-3.0. O CloudWatch Synthetics também oferece suporte às versões principais atualizadas das dependências do Puppeteer, Chromium e Node.js. AWS Systems Manager – OpsCenter exibe uma visualização agregada de todos os problemas operacionais Agora é possível visualizar todos os problemas operacionais (OpsItems) para um recurso afetado no AWS Systems Manager OpsCenter. O OpsCenter permite investigar, diagnosticar e resolver problemas operacionais relacionados aos recursos da AWS de um local central. Com a novidade, ao solucionar um OpsItem, pode se ter uma visão agregada de todos os problemas operacionais do recurso impactado. É possível visualizar estes problemas por status (aberto, working in progress ou resolvido), severidade e a data de criação e última atualização do OpsItem, sem navegar por vários consoles. Isso facilita correlacionar facilmente vários alarmes ou eventos. Developer Tools Amazon Connect – Customer Profiles agora com suporte a fontes de dados do S3 O Amazon Connect Customer Profiles é um recurso do Amazon Connect, que reúne automaticamente as informações do cliente de vários aplicativos em um perfil de cliente unificado entregue aos agentes de contact center no início da interação com o cliente. Ele agora suporta a ingestão de dados do cliente de aplicativos internos e de terceiros com o S3, além de conectores pré-construídos existentes para aplicativos de terceiros, como Salesforce, ServiceNow, Zendesk e Marketo. Por exemplo, os dados de transações de compra de um aplicativo interno podem ser importados para um arquivo de planilha no Amazon S3 e vinculados a um perfil de cliente para fornecer aos agentes do contact-center informações relevantes do histórico de compras. Amazon Connect – Suporte ao recurso de intervalos de 15 minutos para relatórios O Amazon Connect agora permite que você separe as métricas históricas em intervalos de 15 minutos. Os relatórios de métricas históricas incluem dados sobre atividades anteriores e concluídas e desempenho em seu contact center. Este intervalo de 15 minutos fornece um novo intervalo de tempo para permitir insights mais granulares sobre a fila, o perfil de roteamento e o desempenho do agente. Esses insights podem ser usados de várias maneiras, o que inclui melhorar a precisão da previsão de contato e dos planos de pessoal. AWS CodePipeline – Suporte a 1000 pipelines por conta AWS Simples assim, antes o limite era de 300 pipelines. Para solicitar aumento dessa quota era necessário abrir um ticket no suporte (o que podia levar 1 semana pra ser atendido), mas para solicitar aumento para além dos 1000 pipeline, o processo de abrir ticket no suporte permanece. Amazon EventBridge – Suporte à propagação do contexto de rastreamento do AWS X-Ray O Amazon EventBridge agora oferece suporte à propagação do contexto de rastreamento do AWS X-Ray, permitindo que você visualize o fluxo de eventos de ponta a ponta por meio de seus aplicativos. Com o lançamento deste recurso, EventBridge agora propaga contexto de rastreamento para serviços downstream, tornando mais fácil para você observar e depurar seus aplicativos orientados a eventos. O EventBridge suporta rastreamento para todos os alvos de eventos que se integram com o X-Ray. Atualmente, os destinos Amazon SQS, SNS, API Gateway, AWS Lambda e AWS Step Functions suportam rastreamento. AWS Glue – DataBrew estende seus datasets para suportar arquivos O AWS Glue DataBrew estendeu seus datasets para suportar arquivos sem uma extensão de arquivo explícita ou uma linha de cabeçalho. Frequentemente, os arquivos sem extensão são difíceis de trabalhar e exigem a exploração visual dos dados para compreendê-los. Da mesma forma, os clientes costumam trabalhar com arquivos sem uma linha explícita que defina o cabeçalho do arquivo. Em ambos os casos, agora você pode definir essas duas configurações ao criar um conjunto de dados no DataBrew. Compute & Networking Amazon EKS – Suporte ao recurso que adiciona criptografia de envelopes do KMS a clusters existentes O Amazon EKS agora permite que você implemente a criptografia de envelope das secrets do Kubernetes usando as chaves do KMS para os clusters EKS existentes. Antes o Amazon EKS permitia esta configuração apenas durante a criação do cluster. Esse recurso adiciona uma camada adicional de criptografia gerenciada pelo cliente para segredos de aplicativos ou dados do usuário armazenados em um cluster Kubernetes. A implementação da criptografia de envelope é considerada uma prática recomendada de segurança para aplicativos que armazenam dados confidenciais e faz parte de uma estratégia de segurança de defesa em profundidade. Amazon Elasticsearch Service – Suporte a tags O Elasticsearch agora oferece suporte à autorização baseada em tag para facilitar o gerenciamento de acesso às APIs de configuração usadas para criar, modificar ou atualizar domínios Elasticsearch. Você pode criar uma Política de Identidade no IAM usando tags para permitir ou negar acesso a APIs de configurações específicas para um domínio do Elasticsearch. Além disso, também é possível usar Request Tags ou Tag Keys para controlar quais tags podem ser usadas em um domínio ou passadas em uma request. O recurso de tagging agora é compatível com a criação de recursos, o que significa que você pode adicionar uma tag ao criar um domínio do Amazon Elasticsearch Service. AWS Lambda –

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