banner-blog-novidadesdasemana-novembro-3

Novidades da Semana – 08 a 12 de novembro de 2021

Por Thiago Nunes Marques
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Machine Learning

Amazon Translate
Agora o Amazon Translate suporta Português (de Portugal).

Storage

AWS Backup – DocumentDB e Neptune
O AWS Backup é um serviço gerenciado que garante a proteção dos dados via backup com um console central, e até essa semana suportava serviços como EC2, EBS, RDS entre outros. Essa semana foi lançado o suporte a DocumentDB e ao Neptune.

Computação:

Health dos EC2
Um recurso simples e funcional: agora o já tão utilizado health dos EC2 está disponível no EC2. Com isso tanto o ECS no EC2, quando o ECS Anywhere terá uma análise da AWS no runtime do container e mostrará o status do mesmo na console ou via API com o healthStatus.

Management:

Manage Access Centrally for CyberArk Users com AWS Single Sign-On
CyberArk vem se tornado popular em grandes corporações para centralização do acesso, e conformidade de permissões e logs. Agora a AWS já suporta realizar o SSO com a ferramenta (utilizando ou o SCIM ou SAML 2.0), inclusive a utilizando como frontend para autenticação.

AWS CloudTrail – adiciona suporte a ErrorRate Insights
Agora o cloudtrail adicionou suporte a análises de taxas de erros para APIs. O ErrorRate Insights trabalha construindo uma baseline do comportamento da API, elaborando modelos estatísticos de padrões em uma operação normal. Com isso qualquer anomalia que saia fora do padrão é logada, o que oferece ao cliente a possibilidade de ser proativo em alguns erros antes do cliente final ter um impacto maior.

AWS Systems Manager – disponível em outras regiões
Lançado em maio de 2021, o Incidente Manager agora está disponível em São Paulo, e mais 6 regiões. O Incidente Manager é um serviço voltado para todo o fluxo de resolução de um incidente, desde a identificação, logs, alarmes, escalonamento, timeline e até uma análise de causa raiz.

AWS Batch – Novas métricas
O Batch é um serviço da AWS que ajuda os clientes a agendarem a execução de processos em lote, provisionando a quantidade e tipos de recursos computacionais para execução da tarefa. Até hoje ele trabalhava apenas em filas FIFO (primeiro entra, primeiro sai), e agora é possível trabalhar com outras métricas, como: Peso, Prioridade e Reserva.

Outros:

AWS Resilience Hub – Novo Serviço
AWS anunciou o serviço de Resilience Hub. O serviço é voltado para análise da sua aplicação, com foco da resiliência que ela possui, utilizando os conceitos de RPO (quanto tempo a sua aplicação suporta de perda de dados), e RTO (quanto tempo sua aplicação suporta de inatividade). O serviço tem integração com o FIS (para realização de testes de falha), e também é capaz de gerar SOPs como alarmes e recomendações de estrutura para garantir os tempos de RPO e RTO solicitados.
Ele está em free tier por 6 meses e com até 3 aplicações, e depois tem um preço de 15 dólares por aplicação.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações