+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades-da-semana-17-a-21-de-agosto

Novidades da semana da AWS 17 a 21 de agosto

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira!

Segurança e Governança

AWS Systems Manager OpsCenter: Agora possuí Gráficos do CloudWatch e simplifica remediações

O OpsCenter do Systems Manager centraliza anomalias e incidentes em infraestrutura. Agora ele suporta gráficos, além de simplificar runbooks de remediação de incidentes.

AWS License Manager: Agora é possível forçar licenças em EC2 Dedicated Hosts

O AWS License manager é uma ferramenta para gerenciar as licenças de software em uso. Com ele agora é possível forçar o uso de licenças em servidores dedicado, dessa é possível travar o uso de licenças por determinado periodo de tempo, o que facilita e evita equívocos.

AWS Transfer: Familia Transfer tem homologação de segurança FIPS 140-2

Assim como diversos outros serviços, o AWS Transfer agora é homologado FIPS-120. O AWS Transfer permite expor um bucket S3 via serviço FTP, FTPS e SFTP.

AWS ACM: Permite compartilhar CA Privada entre Contas

O AWS ACM agora permite usar o RAM (Resources Access Manager) para compartilhar CA (Certificate Authority) entre contas de uma Organização.

Networking

AWS Site-to-Site VPN: Suporte para novos parâmetros de Encriptação

O AWS Site-to-site agora oferece suporte a novos parâmetros de Encriptação, Integridade e DH Groups, muito importante para adequação com “appliances” e políticas de segurança.
Encryption: AES128-GCM-16, AES256-GCM-16.
Integrity: SHA2-384, SHA2-512.
Diffie-Hellman groups: 19, 20, 21.

AWS Site-to-Site VPN: agora oferece Suporte IPv6

O serviço também anunciou Suporte a IPv6. Essa é uma novidade importante, principalmente por vir na mesma semana que o Lacnic anunciou o uso do último bloco IPv4 disponível.

AWS SES: Bulk Import/Export Suppression List

O Serviço de e-mails transacionais da AWS, o SES, permite criar uma lista de e-mails para evitar o envio manual (usado para e-mails sabidamente com falhas). Agora é possível fazer o cadastro e remoção via listas, antes era permitindo apenas e-mail por e-mail.

Computing e Storage

AWS FSx: Agora disponível em São Paulo

Como já era esperado, o serviço de servidor de arquivos Windows (CIFS/SMB) gerenciado da AWS agora está disponível no Brasil.

Amazon API Gateway: Integração com 6 novos serviços AWS (SQS e Kinesis)

O Amazon API Gateway agora pode ser integrado com EventBridge, AppConfig, Step Functions, Kinesis e SQS. Ou seja, agora é possível enviar requisições HTTP direto para uma fila SQS sem a necessidade de processamentos via EC2 ou Lambda, por exemplo.

Storage Gateway: Novas funcionalidades de proteção (WORM e Retention Lock)

O Storage Gateway VTL (Virtual Tape Library) agora suporta Write-Once-Read-Many (WORM) e Retention Lock. Essas novas funcionalidades permitem a adequação com mais de políticas de segurança internas e externas para backup no AWS Glacier.

AWS ELB: ALB e Classic ELB suporte Nova técnica de mitigação de Ataque “Desync Mitigation Mode”

Os serviços ELB e ALB agora suportam Desync Mitigation Mode , que identificam e classificam a técnica que se aproveita da diferença entre RFCs 1945, 2068, 2616 e 7230 para atacar aplicações HTTP. Antes era necessário mitigar na aplicação, pode ser detectado ou bloqueado no Classic ELB ou no ALB.

Amazon AppStream 2.0: Novo suporte à Experiência Nativa de Desktop

Agora com AppStream 2.0, é possível ter acesso do desktop completo via aplicação web. É como um acesso via Remote Desktop via browser. Até hoje, esse acesso era permitido somente a programas específicos, agora a interface gráfica completa está disponível.

Integrações DevOps

AWS EKS: Anúncio do ACK, Amazon Controller for Kubernetes que permite controlar recursos AWS via Kubernetes

O novo Amazon Controller for Kubernetes permite criar e gerenciar serviços como S3, SQS e SNS via Kubernetes. Dessa forma se torna possível estender a Infraestrutura como Código (IaC) do EKS para outros recursos AWS de forma nativa.

AWS EKS: Node Groups suporta “Launch Template” e AMIs Customizadas

Os Node Gruops, grupos de servidores gerenciados por clusters Kubernetes, agora podem usar Imagens customizadas e Launch Templates.

AWS EKS Fargate: Suporte EFS

Agora é possível usar o servidor de arquivos NFS gerenciado da AWS no Fargate, com EKS. Essa funcionalidade permite levar muito mais serviços para containers Fargate (sem servidor), já que aplicações que permitem persistência de arquivos passam a ser suportadas.

AWS Cloud9 – Suporte Avançado VPC (Acesso Privado)

O AWS Cloud9, ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) cloud-based, agora se integra de forma simples com a VPC, permitindo entre outras coisas evitar a exposição de SSH de forma pública.

AWS Copilot CLI: Suporte configurações de VPC e build com Dockerfile

O AWS Copilot permite enviar sua aplicação diretamente para o Fargate com ECS, o desenvolvedor cria a estrutura de forma simples através de sua CLI. A versão 0.3 do Copilot CLI permite personalizar parametros de VPC e passar argumentos de build no Dockerfile.

ML, IA e Outros

Amazon Transcribe: Identificação de “Dono da Voz”

O Amazon Transcribe, serviço que converte voz em texto, agora detecta o “interlocutor”. Dessa forma o serviço consegue identificar até 10 personagens em um video de streaming, por exemplo.
https://aws.amazon.com/about-aws/whats-new/2020/08/amazon-transcribe-supports-speaker-labeling-streaming-transcription/

Amazon Chime: Nova funcionalidade, Voice Focus para supressão de ruído

Agora no Chime é possível habilitar a supressão de ruídos, para evitar que sons externos atrapalhem sua reunião.

Amazon IVS: Suporte a autenticação clientes (playback)

O IVS permite agora fazer streaming privado com autenticação dos clientes, isso garante o uso do novo serviço para streaming em areas logadas.

Amazon Personalize: Tem recomendações até 50% mais rapido

O Personalize ajuda fazer correlações e recomendações de ofertas para uso em sua ferramenta de e-commerce, por exemplo. A eficiência do Personalize traz inovações que podem otimizar essas recomendações em 50%.

Amazon Textract: Otimização na extração de texto em tabelas (HighIQ/RPA/CSV)

Agora a extração de texto em imagens do Amazon Textract converte tabelas em CSV, contando com o provider HighIQ, excelente para uso com RPA (Robotics Process Automation).

Amazon ECS: Suporta a instâncias inf1, otimizada para Machine Learning

As novas AMIs inf1, otimizadas para inferência são suportadas para criação de containers usando o orquestrador da AWS, o ECS.

Amazon Comprehend: Suporta 5 novas línguas, entre elas português

O serviço que usa Machine Learning que analisa documentos de texto para extrair insights (sentimentos, entidades e tipicos), agora suporta os idiomas francês, alemão, italiano, espanhol e português.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!
E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!

01 comments