Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Veja as novidades dessa semana!

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira!

Segurança e Governança

AWS Systems Manager OpsCenter: Agora possuí Gráficos do CloudWatch e simplifica remediações

O OpsCenter do Systems Manager centraliza anomalias e incidentes em infraestrutura. Agora ele suporta gráficos, além de simplificar runbooks de remediação de incidentes.

AWS License Manager: Agora é possível forçar licenças em EC2 Dedicated Hosts

O AWS License manager é uma ferramenta para gerenciar as licenças de software em uso. Com ele agora é possível forçar o uso de licenças em servidores dedicado, dessa é possível travar o uso de licenças por determinado periodo de tempo, o que facilita e evita equívocos.

AWS Transfer: Familia Transfer tem homologação de segurança FIPS 140-2

Assim como diversos outros serviços, o AWS Transfer agora é homologado FIPS-120. O AWS Transfer permite expor um bucket S3 via serviço FTP, FTPS e SFTP.

AWS ACM: Permite compartilhar CA Privada entre Contas

O AWS ACM agora permite usar o RAM (Resources Access Manager) para compartilhar CA (Certificate Authority) entre contas de uma Organização.

Networking

AWS Site-to-Site VPN: Suporte para novos parâmetros de Encriptação

O AWS Site-to-site agora oferece suporte a novos parâmetros de Encriptação, Integridade e DH Groups, muito importante para adequação com “appliances” e políticas de segurança.
Encryption: AES128-GCM-16, AES256-GCM-16.
Integrity: SHA2-384, SHA2-512.
Diffie-Hellman groups: 19, 20, 21.

AWS Site-to-Site VPN: agora oferece Suporte IPv6

O serviço também anunciou Suporte a IPv6. Essa é uma novidade importante, principalmente por vir na mesma semana que o Lacnic anunciou o uso do último bloco IPv4 disponível.

AWS SES: Bulk Import/Export Suppression List

O Serviço de e-mails transacionais da AWS, o SES, permite criar uma lista de e-mails para evitar o envio manual (usado para e-mails sabidamente com falhas). Agora é possível fazer o cadastro e remoção via listas, antes era permitindo apenas e-mail por e-mail.

Computing e Storage

AWS FSx: Agora disponível em São Paulo

Como já era esperado, o serviço de servidor de arquivos Windows (CIFS/SMB) gerenciado da AWS agora está disponível no Brasil.

Amazon API Gateway: Integração com 6 novos serviços AWS (SQS e Kinesis)

O Amazon API Gateway agora pode ser integrado com EventBridge, AppConfig, Step Functions, Kinesis e SQS. Ou seja, agora é possível enviar requisições HTTP direto para uma fila SQS sem a necessidade de processamentos via EC2 ou Lambda, por exemplo.

Storage Gateway: Novas funcionalidades de proteção (WORM e Retention Lock)

O Storage Gateway VTL (Virtual Tape Library) agora suporta Write-Once-Read-Many (WORM) e Retention Lock. Essas novas funcionalidades permitem a adequação com mais de políticas de segurança internas e externas para backup no AWS Glacier.

AWS ELB: ALB e Classic ELB suporte Nova técnica de mitigação de Ataque “Desync Mitigation Mode”

Os serviços ELB e ALB agora suportam Desync Mitigation Mode , que identificam e classificam a técnica que se aproveita da diferença entre RFCs 1945, 2068, 2616 e 7230 para atacar aplicações HTTP. Antes era necessário mitigar na aplicação, pode ser detectado ou bloqueado no Classic ELB ou no ALB.

Amazon AppStream 2.0: Novo suporte à Experiência Nativa de Desktop

Agora com AppStream 2.0, é possível ter acesso do desktop completo via aplicação web. É como um acesso via Remote Desktop via browser. Até hoje, esse acesso era permitido somente a programas específicos, agora a interface gráfica completa está disponível.

Integrações DevOps

AWS EKS: Anúncio do ACK, Amazon Controller for Kubernetes que permite controlar recursos AWS via Kubernetes

O novo Amazon Controller for Kubernetes permite criar e gerenciar serviços como S3, SQS e SNS via Kubernetes. Dessa forma se torna possível estender a Infraestrutura como Código (IaC) do EKS para outros recursos AWS de forma nativa.

AWS EKS: Node Groups suporta “Launch Template” e AMIs Customizadas

Os Node Gruops, grupos de servidores gerenciados por clusters Kubernetes, agora podem usar Imagens customizadas e Launch Templates.

AWS EKS Fargate: Suporte EFS

Agora é possível usar o servidor de arquivos NFS gerenciado da AWS no Fargate, com EKS. Essa funcionalidade permite levar muito mais serviços para containers Fargate (sem servidor), já que aplicações que permitem persistência de arquivos passam a ser suportadas.

AWS Cloud9 – Suporte Avançado VPC (Acesso Privado)

O AWS Cloud9, ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) cloud-based, agora se integra de forma simples com a VPC, permitindo entre outras coisas evitar a exposição de SSH de forma pública.

AWS Copilot CLI: Suporte configurações de VPC e build com Dockerfile

O AWS Copilot permite enviar sua aplicação diretamente para o Fargate com ECS, o desenvolvedor cria a estrutura de forma simples através de sua CLI. A versão 0.3 do Copilot CLI permite personalizar parametros de VPC e passar argumentos de build no Dockerfile.

ML, IA e Outros

Amazon Transcribe: Identificação de “Dono da Voz”

O Amazon Transcribe, serviço que converte voz em texto, agora detecta o “interlocutor”. Dessa forma o serviço consegue identificar até 10 personagens em um video de streaming, por exemplo.
https://aws.amazon.com/about-aws/whats-new/2020/08/amazon-transcribe-supports-speaker-labeling-streaming-transcription/

Amazon Chime: Nova funcionalidade, Voice Focus para supressão de ruído

Agora no Chime é possível habilitar a supressão de ruídos, para evitar que sons externos atrapalhem sua reunião.

Amazon IVS: Suporte a autenticação clientes (playback)

O IVS permite agora fazer streaming privado com autenticação dos clientes, isso garante o uso do novo serviço para streaming em areas logadas.

Amazon Personalize: Tem recomendações até 50% mais rapido

O Personalize ajuda fazer correlações e recomendações de ofertas para uso em sua ferramenta de e-commerce, por exemplo. A eficiência do Personalize traz inovações que podem otimizar essas recomendações em 50%.

Amazon Textract: Otimização na extração de texto em tabelas (HighIQ/RPA/CSV)

Agora a extração de texto em imagens do Amazon Textract converte tabelas em CSV, contando com o provider HighIQ, excelente para uso com RPA (Robotics Process Automation).

Amazon ECS: Suporta a instâncias inf1, otimizada para Machine Learning

As novas AMIs inf1, otimizadas para inferência são suportadas para criação de containers usando o orquestrador da AWS, o ECS.

Amazon Comprehend: Suporta 5 novas línguas, entre elas português

O serviço que usa Machine Learning que analisa documentos de texto para extrair insights (sentimentos, entidades e tipicos), agora suporta os idiomas francês, alemão, italiano, espanhol e português.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!
E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Novidades da Semana – 26 a 30 de julho

Por Ricardo Gulias Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Compute Amazon EC2 – Placement Groups disponível para AWS Outposts Amazon EC2 Placement Groups anunciou que agora a ferramenta suporta o AWS Outposts assim sendo possivel aplicar esta configuração sem custo adicional em todas as regiões da AWS onde os Outposts são suportados atualmente. O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que estende a infraestrutura da AWS, seus serviços, APIs e ferramentas para virtualmente qualquer datacenter. Containers Amazon VPC – Plugin CNI aumenta os limites de node O plugin da Amazon VPC Container Networking Interface (CNI) agora oferece suporte à execução de mais pods por nó em tipos de instância EC2 baseados no AWS Nitro e para atingir maior densidade de pod, o plug-in VPC CNI aproveita um novo recurso VPC que permite que prefixos de endereço IP sejam anexados a instâncias EC2. Database Amazon Redshift – Data API suporta execução de queries e parâmetros multi-statement O Amazon Redshift Data API agora permite executar várias instruções numa transação. Além disso pode-se recuperar os resultados de cada instrução separadamente, sendo possível ainda parametrizar uma única instrução SQL, incluindo INSERT para ajudá-lo a desenvolver código reutilizável. Machine Learning Amazon Kendra – Novo conector com o Amazon WorkDocs O Amazon Kendra lançou um conector com o Amazon WorkDocs para indexar documentos (HTML, PDF, MS Word, MS PowerPoint e texto simples) armazenados nos repositórios do WorkDocs e buscar informações em todo esse conteúdo usando a pesquisa inteligente do Amazon Kendra Migration AWS CloudTrail – Suporta o registro de eventos de dados para APIs do EBS O AWS CloudTrail agora oferece suporte ao registro de eventos de dados para APIs diretas do Amazon EBS o que permite identificar quando seus Snapshots do Amazon EBS são acessados usando as APIs ListSnapshotBlocks, ListChangedBlocks, GetSnapshotBlock ou PutSnapshotBlock pelos usuários em sua conta AWS. AWS Control Tower – Suporte com encriptação do KMS Agora o AWS Control Tower oferece a opção de usar uma única chave (AWS KMS) fornecida pelo cliente para proteger os serviços implantados da AWS Control Tower (AWS CloudTrail, AWS Config) no AWS S3. Migration AWS Snowcone – agora suporta recursos que permitem acesso direto a uma rede externa Agora o AWS Snowcone oferece suporte a fluxos multicast, roteamento, balanceamento de carga e outros casos de uso de rede, permitindo que instâncias em um dispositivo Snowcone tenham acesso direto a uma rede externa. Com isso, ao fornecer instâncias com acesso à rede da camada 2 sem nenhuma tradução (NAT) ou filtragem intermediária, os clientes ganham maior flexibilidade na configuração de rede de seu dispositivo Snowcone. Network and Content Delivery Amazon Route 53 – Nova solução: Route 53 Application Recovery Controller O Amazon Route 53 anunciou o Application Recovery Controller, uma solução que torna as recuperações de aplicativos mais fáceis de executar e mais confiáveis, eliminando as etapas manuais normalmente necessárias ao usar ferramentas e processos tradicionais para gerenciar a recuperação de aplicativos, além de ajudar a recuperação quase que imediatamente, o que é um requisito para alguns caso de uso como processamento de pagamentos em tempo real (transacional) ou mecanismos de negociação que necessite de um alto grau de disponibilidade. Security AWS Network Firewall – Agora possui compliance PCI DSS O AWS Network Firewall agora é um serviço compatível com o padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS), lembrando que o AWS Network Firewall é um serviço de firewall gerenciado que facilita a implantação de proteções de rede essenciais para todas as suas Amazon Virtual Private Cloud (VPCs). https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2021/07/aws-network-firewall-achieves-pci-dss-compliance/ Storage Amazon S3 – Aliases Access Points permitem o acesso de qualquer aplicativo que exija um nome de bucket S3 Agora é possível usar aliases de Access Points com serviços AWS, permitindo que qualquer aplicativo que exija um nome de bucket do S3 use estes aliases. Como exemplos de serviços AWS podemos citar o Amazon EMR, Amazon Storage Gateway e Amazon Athena, pacotes de código aberto, como Apache Spark e Apache Hive, e soluções Amazon Partner Network (APN) sem qualquer alterações de código e sem custo adicional. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana *Revisão de Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

Outlook e a Autenticação Moderna

Não é de hoje que o Outlook dá suporte a autenticações modernas, como o MFA. E para te auxiliar para resover problemas de login utilizando esses tipos de autenticação, nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova preparou um artigo bem especial! Confere aí!

Depoimentos dos #cloudspecialists da Darede

Pedimos a nossos colaboradores um depoimento sobre suas impressões ao trabalhar na Darede. Um feedback para demonstrar aos futuros funcionários nossos diferenciais, como acolhemos a todos, permitindo o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um de nossos #cloudspecialists! Perguntamos a todos: “Para você, como é trabalhar na Darede?” e essas foram as respostas: Marcos Medeiros – Analista de Service Desk “Trabalhar na Darede, te faz entender que a inovação em modo geral, tem que ser praticada como uma filosofia de vida, o novo nunca nos assustou, e as mudanças se fizeram forte nesse momento que enfrentamos, Darede te ensina que é muito além das nuvens.” Matheus Moreira da Silva – Analista de Pré Vendas “Trabalhar na Darede é viver imerso de inovação, desafios e aprendizados, rodeado de ótimos especialistas que estão sempre dispostos para fazer o melhor para o cliente.” Lucas Cardoso – Especialista de Infraestrutura Cloud AWS “Dizem que o trabalho edifica o ser humano, e o torna parte da sociedade a qual pertence, dizem que se torna “trabalhadô” ou “pagador de boleto”, quando entrei nesse mundo tive uma quebra de barreiras muito grande. Tive gestores e chefes que perguntavam como minha família estava, e me davam o poder de escolher ser alguém melhor, me mostravam caminhos ao invés de forçarem a rota. Hoje meu caminho é construído ao lado de quem esteve presente, e escolheu estar. Hoje a sociedade a qual pertenço é a extensão do lado bom da vida, e a tudo e todos, eu sou grato!” Leticia Albuquerque Cintra – Service Delivery Manager (SDM) “Trabalhar na Darede ao longo desses dois anos tem sido um grande desafio, entendendo que colocar o cliente no ponto central da nossa atenção vai muito além de uma palavra bonita. E que esses grandes desafios estão aí para nos fazer crescer como pessoas e profissionais.” Roberto Lima – Executivo de Vendas “Para mim trabalhar na Darede é muito gratificante, uma empresa séria, comprometida e focada na satisfação do seu cliente, que valoriza pessoas, incentiva o desenvolvimento pessoal, tira o seu colaborador da zona de conforto para buscar novos desafios de uma forma natural. Isso que faz toda a diferença, por que com essas ações conta com profissionais capacitados, comprometidos e com pensamento de dono, que não medem esforço para entregar os seus resultados.” Wesley Soares – Analista de Auditoria, Governança e Compliance “Só tenho sentimento de gratidão em fazer parte do time Darede! Considero essa empresa como minha segunda casa, trabalho há 5 anos e posso dizer que aprendi demais aqui. Diariamente somos desafiados em ser os melhores. A obsessão pelo cliente, o clima descontraído, o ótimo relacionamento entre pessoas e o espírito jovem, tornam a Darede diferente de muitas empresas no mercado. Por ser uma empresa inovadora, cheia de oportunidades, ela se preocupa em dar melhores condições de trabalho a seus colaboradores. Acredita muito no desenvolvimento de seus colaboradores e presta total apoio nesse crescimento. Eu tenho orgulho de crescer junto com a empresa e de falar que trabalho na Darede.” Sandro Roberto Wostor Aulicino – Assistente Administrativo “Trabalhar na Darede é sentir-me em constante movimento, encarando desafios onde me foram agregados conhecimento e performance, me possibilitando uma evolução conjunta, em forma de parceria, unidos numa trajetória onde o futuro é como o universo, sem limites”. Robson Assunção da Lomba – Especialista de Infraestrutura Microsoft “Para mim, trabalhar na Darede é trabalhar com amigos que confiam em meu trabalho. É um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, muito profissional. A Darede é uma escola para cada colaborador. Um dos pontos mais legais de se trabalhar na Darede é a liberdade que temos para tomadas de decisões e para nosso próprio desenvolvimento pessoal. Sinto que voltei para a faculdade – Trabalho com amigos e aprendo algo novo todos os dias nas mais diversas áreas. Tenho um orgulho enorme de fazer parte deste time!” André de Jesus Dória – Analista de Service Desk “Entrei na Darede em plena pandemia! A empresa me abraçou, me valorizou e além da oportunidade de emprego, me deu a chance de aprender mais e mais para continuar sonhando e buscando concretizar meus objetivos de forma extraordinária. Com campanhas que nos incentivam a estudar não apenas para o crescimento profissional, mas principalmente pessoal! A Darede me faz sentir que estou no caminho certo!” Vinicius Rodrigues de Freitas – Analista de Service Desk “É inteiramente satisfatório trabalhar na Darede, pois em meio a tantas dificuldades e turbulências a Darede demonstra cuidado e interesse ativo com seus funcionários proporcionando possibilidades para que todos estejam confortáveis, seja em suas casas, seja no escritório, fazendo isso com muita segurança; este é um ambiente onde vemos a versatilidade de um conjunto de pessoas que empenhadas pelo mesmo objetivo estão alcançando cada um dos objetivos traçados. A gratidão de ter a experiência e a possibilidade de crescimento profissional e pessoal que tenho na Darede passa da Cloud. Aqui é onde a união fez a força durante a pandemia de Covid-19 e continuará até que pelo nosso trabalho sejamos a maior e melhor consultoria de tecnologia do Brasil”. Adimar da Silva Cruz Junior – Analista de Suporte “Trabalhar na Darede é um orgulho! É trabalhar com respeito, cumplicidade e responsabilidade! É um desafio diário, que contamos sempre com a ajuda de todos, sempre dispostos a ajudar, e ser incentivado a buscar o seu melhor diariamente, e batalhar por um grupo e por conquistas juntos. E saber que você não está sozinho, que é uma equipe, uma família.” Ivan Assolant Vencato – Analista de Pré-Vendas “Muita gente se pergunta como é trabalhar na área de TI. Será porque a área tem bons salários? Será porque já mexem com computadores e acham interessante? Será porque a cultura do pessoal da área parece legal? Será porque tem muitas possibilidades para inovar e empreender? Será porque a área tem muita demanda? Pode ser todas essas coisas, ou mesmo só por tentar algo novo. Conforme a sociedade vai mudando e a inclusão digital aumenta as pessoas vão entendendo cada

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações