Novidades-da-semana-01-a-05-março

Novidades da Semana 01 a 05 de março

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Segurança & Governança

AWS Config – Suporte a serviços de container
O AWS Config agora é compatível com Amazon ECS, ECR e EKS em todas as regiões da AWS. Com este lançamento, você pode usar o Config para monitorar dados de configuração para recursos baseados em container na conta AWS, além de monitorar alterações nas configurações de cluster EKS e acompanhar a conformidade de cluster.

Amazon CloudWatch – Synthetics agora suporta acesso a buckets entre regiões e dependências atualizadas
O CloudWatch Synthetics agora oferece suporte ao armazenamento de canary run artifacts, incluindo arquivos de log, capturas de tela e arquivos HAR, dentro um bucket S3 em outra região com uma nova versão de tempo de execução principal, syn-nodejs-puppeteer-3.0. O CloudWatch Synthetics também oferece suporte às versões principais atualizadas das dependências do Puppeteer, Chromium e Node.js.

AWS Systems Manager – OpsCenter exibe uma visualização agregada de todos os problemas operacionais
Agora é possível visualizar todos os problemas operacionais (OpsItems) para um recurso afetado no AWS Systems Manager OpsCenter. O OpsCenter permite investigar, diagnosticar e resolver problemas operacionais relacionados aos recursos da AWS de um local central.
Com a novidade, ao solucionar um OpsItem, pode se ter uma visão agregada de todos os problemas operacionais do recurso impactado. É possível visualizar estes problemas por status (aberto, working in progress ou resolvido), severidade e a data de criação e última atualização do OpsItem, sem navegar por vários consoles. Isso facilita correlacionar facilmente vários alarmes ou eventos.

Developer Tools

Amazon Connect – Customer Profiles agora com suporte a fontes de dados do S3
O Amazon Connect Customer Profiles é um recurso do Amazon Connect, que reúne automaticamente as informações do cliente de vários aplicativos em um perfil de cliente unificado entregue aos agentes de contact center no início da interação com o cliente. Ele agora suporta a ingestão de dados do cliente de aplicativos internos e de terceiros com o S3, além de conectores pré-construídos existentes para aplicativos de terceiros, como Salesforce, ServiceNow, Zendesk e Marketo.
Por exemplo, os dados de transações de compra de um aplicativo interno podem ser importados para um arquivo de planilha no Amazon S3 e vinculados a um perfil de cliente para fornecer aos agentes do contact-center informações relevantes do histórico de compras.

Amazon Connect – Suporte ao recurso de intervalos de 15 minutos para relatórios
O Amazon Connect agora permite que você separe as métricas históricas em intervalos de 15 minutos. Os relatórios de métricas históricas incluem dados sobre atividades anteriores e concluídas e desempenho em seu contact center. Este intervalo de 15 minutos fornece um novo intervalo de tempo para permitir insights mais granulares sobre a fila, o perfil de roteamento e o desempenho do agente. Esses insights podem ser usados de várias maneiras, o que inclui melhorar a precisão da previsão de contato e dos planos de pessoal.

AWS CodePipeline – Suporte a 1000 pipelines por conta AWS
Simples assim, antes o limite era de 300 pipelines. Para solicitar aumento dessa quota era necessário abrir um ticket no suporte (o que podia levar 1 semana pra ser atendido), mas para solicitar aumento para além dos 1000 pipeline, o processo de abrir ticket no suporte permanece.

Amazon EventBridge – Suporte à propagação do contexto de rastreamento do AWS X-Ray
O Amazon EventBridge agora oferece suporte à propagação do contexto de rastreamento do AWS X-Ray, permitindo que você visualize o fluxo de eventos de ponta a ponta por meio de seus aplicativos.
Com o lançamento deste recurso, EventBridge agora propaga contexto de rastreamento para serviços downstream, tornando mais fácil para você observar e depurar seus aplicativos orientados a eventos. O EventBridge suporta rastreamento para todos os alvos de eventos que se integram com o X-Ray. Atualmente, os destinos Amazon SQS, SNS, API Gateway, AWS Lambda e AWS Step Functions suportam rastreamento.

AWS Glue – DataBrew estende seus datasets para suportar arquivos
O AWS Glue DataBrew estendeu seus datasets para suportar arquivos sem uma extensão de arquivo explícita ou uma linha de cabeçalho. Frequentemente, os arquivos sem extensão são difíceis de trabalhar e exigem a exploração visual dos dados para compreendê-los. Da mesma forma, os clientes costumam trabalhar com arquivos sem uma linha explícita que defina o cabeçalho do arquivo. Em ambos os casos, agora você pode definir essas duas configurações ao criar um conjunto de dados no DataBrew.

Compute & Networking

Amazon EKS – Suporte ao recurso que adiciona criptografia de envelopes do KMS a clusters existentes
O Amazon EKS agora permite que você implemente a criptografia de envelope das secrets do Kubernetes usando as chaves do KMS para os clusters EKS existentes. Antes o Amazon EKS permitia esta configuração apenas durante a criação do cluster.
Esse recurso adiciona uma camada adicional de criptografia gerenciada pelo cliente para segredos de aplicativos ou dados do usuário armazenados em um cluster Kubernetes. A implementação da criptografia de envelope é considerada uma prática recomendada de segurança para aplicativos que armazenam dados confidenciais e faz parte de uma estratégia de segurança de defesa em profundidade.

Amazon Elasticsearch Service – Suporte a tags
O Elasticsearch agora oferece suporte à autorização baseada em tag para facilitar o gerenciamento de acesso às APIs de configuração usadas para criar, modificar ou atualizar domínios Elasticsearch.
Você pode criar uma Política de Identidade no IAM usando tags para permitir ou negar acesso a APIs de configurações específicas para um domínio do Elasticsearch. Além disso, também é possível usar Request Tags ou Tag Keys para controlar quais tags podem ser usadas em um domínio ou passadas em uma request. O recurso de tagging agora é compatível com a criação de recursos, o que significa que você pode adicionar uma tag ao criar um domínio do Amazon Elasticsearch Service.

AWS Lambda – Novo design do console
Recursos do console do AWS Lambda foram reorganizados com base nas principais tarefas, como escrever código, testar, monitorar e configurar. Com esta atualização, reduzimos a quantidade de rolagem necessária para acessar as opções de configuração comuns, criando uma guia de configuração dedicada.

Amazon VPC – Flow Logs adiciona recurso que reflete o nome do serviço da AWS, o caminho de tráfego e a direção de fluxo
Agora é possível adicionar quatro campos de metadados adicionais no VPC Flow Logs: flow-direction, traffic-path, pkt-src-aws-service e pkt-dst-aws-service. Com essas informações, você pode obter insights sobre os serviços da AWS com os quais seus workloads estão se comunicando, diferenciar entre fluxos de tráfego de entrada e saída e identificar o next-hop do seu tráfego de saída, como um Internet Gateway, VPC peering ou um Virtual Private Gateway.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é Disaster Recovery?

Para evitar surpresas, possuir um plano de Disaster Recovery é essencial para garantir o bom funcionamento de um ambiente de TI. Veja o artigo que explica esse conceito!

Containers: o velho novo recurso de cloud

Os containers são uma boa opção para criar ambientes isolados que possuem todas as configurações e dependências necessárias para a execução de aplicações. Confira nosso artigo sobre esse conceito.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações