banner-blog-novidades-aws-compute-e-networking-maio-#4

Novidades da AWS: Compute & Networking – 23 de abril a 23 de maio

Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades de Compute & Networking da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

24/05/2022
Por Ricardo Gulias

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre Compute & Networking!

Compute

Amazon EC2 – Suporte a AMI do Amazon Cloudwatch Events
O Amazon EC2 agora emite notificações para eventos do Amazon CloudWatch em uma variedade de ações da Amazon Machine Image (AMI), como por exemplo a criação, o registro e o cancelamento de registro. Com o CloudWatch Events (CWE), você pode estabelecer regras que iniciam ações programáticas em resposta a essas alterações.

AWS Launch Wizard – Novo recurso que auxilia na implantação de práticas recomendadas de IIS
Com essa novidade é possível utilizar o AWS Launch Wizard para guiá-lo por meio de uma implantação de práticas recomendadas de IIS (Internet Information Services) autogerenciado para Windows Server no grupo de Auto Scaling do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) em várias zonas de disponibilidade (AZs).

Amazon EC2 – Instâncias I4i metal disponíveis
As instâncias de metal I4i do Amazon EC2 agora estão disponíveis nas seguintes regiões: Leste dos EUA (Ohio e Virgínia do Norte), Oeste dos EUA (Oregon) e Europa (Irlanda). Essas instâncias foram projetadas para cargas de trabalho intensivas de E/S de armazenamento, as instâncias I4i são alimentadas por processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª geração (codinome Ice Lake) com uma frequência turbo de 3,5 GHz para todos os núcleos, oferecem desempenho de preço de computação até 30% melhor em relação às instâncias I3, e criptografia de memória sempre ativa usando Intel Total Memory Encryption (TME).

Amazon EC2 – Instâncias X2idn and X2iedn disponíveis em 8 novas regiões
As instâncias X2idn e X2iedn do Amazon EC2 otimizadas para memória agora estão disponíveis nas seguintes regiões: Ásia-Pacífico (Seul, Sydney), Canadá (Central), Europa (Londres, Estocolmo, Milão), América do Sul (São Paulo) e AWS GovCloud (EUA -Leste). As instâncias X2idn e X2iedn são projetadas para cargas de trabalho com uso intenso de memória e oferecem melhorias no desempenho, desempenho de preço e custo por GiB de memória em comparação com instâncias X1 da geração anterior.

AWS Launch Wizard – Deployment guiado para Microsoft Exchange Server
O AWS Launch Wizard adicionou um recurso que guiará o usuário a implantar práticas recomendadas do Microsoft Exchange Server autogerenciado no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2). O AWS Launch Wizard usa o AWS Well-Architected Framework para orientar na configuração, dimensionamento e implantação do Microsoft Exchange Server na Nuvem AWS, sem a necessidade de identificar e provisionar manualmente recursos individuais da AWS.

Amazon EC2 – Instâncias R6gd disponíveis em São Paulo
As instâncias do Amazon EC2 R6gd otimizadas para memória com armazenamento SSD local baseado em NVMe agora estão disponíveis na América do Sul (São Paulo). As instâncias R6gd fornecem até 40% melhor preço-desempenho e até 50% mais GB/vCPU de armazenamento NVMe em instâncias baseadas em x86 comparáveis para cargas de trabalho com uso intenso de memória, como bancos de dados de código aberto, caches na memória e big data em tempo real analítica.

Amazon EC2 – Instâncias R5b disponíveis em novas regiões
As instâncias Amazon EC2 R5b agora estão disponíveis nas seguintes regiões: América do Sul (São Paulo), Canadá (Central) e Ásia-Pacífico (Sydney). As instâncias R5b são alimentadas pelo AWS Nitro System e oferecem até 60 Gbps de largura de banda EBS e 260.000 operações de E/S por segundo (IOPS), permitindo que os clientes levantem e transfiram aplicativos com uso intensivo de memória para a AWS. As instâncias R5b oferecem desempenho otimizado para EBS 3x maior em comparação com instâncias R5 e desempenho otimizado para EBS 2x maior em comparação com instâncias R6i.

Amazon EC2 – Anúncio das Instâncias I4i
A AWS anunciou a disponibilidade geral das instâncias Amazon EC2 I4i. Projetadas para cargas de trabalho intensivas de E/S de armazenamento, as instâncias I4i são alimentadas por processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª geração (codinome Ice Lake) com uma frequência turbo de 3,5 GHz para todos os núcleos, oferecem desempenho de preço de computação até 30% melhor em relação às instâncias I3, e criptografia de memória sempre ativa usando Intel Total Memory Encryption (TME).

Amazon EC2 Auto Scaling – Novo recurso
Agora é possível definir um tempo de aquecimento de instância padrão para todas as atividades de escalabilidade, substituições de verificação de integridade e outros eventos de substituição no ciclo de vida da instância do Auto Scaling. O Amazon EC2 Auto Scaling é um serviço que permite dimensionar e gerenciar automaticamente grupos lógicos de instâncias, conhecidos como grupos de Auto Scaling, que atendem ao seu aplicativo.

Amazon EC2 – Novo gerenciamento de pares de chaves
A AWS adicionou um novo acesso a recursos adicionais para gerenciar as pares de chaves EC2. Os clientes podem visualizar a data de criação e o material de chave pública para pares de chaves novos e existentes criados usando pares de chaves EC2. Os clientes também poderão criar pares de chaves ED25519 no formato ppk, além do formato pem, e criar pares de chaves usando modelos do CloudFormation.

Amazon Lightsail – Novos recursos de segurança para o load balancer
O Amazon Lightsail adicionou dois novos recursos de segurança para seu Load Balancer: a capacidade de redirecionar automaticamente solicitações HTTP para HTTPS e a capacidade de configurar a política de segurança usada para o encerramento TLS das solicitações HTTPS. Com esses recursos, você pode facilmente tornar seus sites mais seguros, atingir metas de conformidade, obter melhor classificação de pesquisa e altas pontuações SSL/TLS apenas configurando um balanceador de carga do Lightsail com as instâncias do Lightsail que hospedam seus sites.

AWS Launch Wizard – Novo recurso que permite clonar inputs de deployments do SAP
O AWS Launch Wizard agora permite clonar as entradas ao implantar um sistema SAP para uso em implantações futuras. Na maioria dos casos, a maioria desses parâmetros permanecerá a mesma em todas as implantações. O lançamento de hoje elimina a necessidade de reinserir todos os parâmetros manualmente para implantações subsequentes, permitindo que você economize tempo e reduza erros concentrando-se nos poucos que tornam cada implantação única.

AWS Compute Optimizer – Novas verificações integradas ao AWS Trusted Advisor
O AWS Trusted Advisor adicionou 4 verificações integradas automaticamente no AWS Compute Optimizer. O AWS Trusted Advisor fornece recomendações que ajudam você a seguir as melhores práticas da AWS. O Trusted Advisor avalia sua conta usando verificações para identificar oportunidades para você melhorar a segurança e o desempenho, reduzir custos e monitorar cotas de serviço. Hoje, as verificações do AWS Compute Optimizer estão disponíveis nos planos Business Support, Enterprise Support On-Ramp e Enterprise Support. As novas verificações são: Volumes superprovisionados do Amazon EBS, Volumes subprovisionados do Amazon EBS, Funções superprovisionadas do AWS Lambda para o tamanho da memória e Funções subprovisionadas do AWS Lambda para o tamanho da memória

Networking

Amazon VPC Traffic Mirroring – Novos recursos
O Amazon VPC Traffic Mirroring agora oferece suporte ao envio de tráfego espelhado para dispositivos de monitoramento por trás de um balanceador de carga de gateway. Esse recurso permite que os clientes do Amazon VPC Traffic Mirroring centralizem o monitoramento e a inspeção fora de banda do tráfego de rede nas contas e VPCs da AWS.

Amazon VPC – Suporte a múltiplos blocos do IPv6
A AWS anunciou o lançamento de vários blocos de roteamento entre domínios sem classes IPv6 (CIDR) em uma Virtual Private Cloud (VPC), permitindo que o cliente anexe até 5 prefixos às suas VPCs. Até hoje, os clientes podiam adicionar até 5 blocos CIDR IPv4 e 1 bloco IPv6. Com esse novo recurso, os clientes agora podem usar vários blocos para criar separação lógica em suas VPCs com blocos CIDR independentes. Os blocos CIDR podem ser associados a partir do pool fornecido pela Amazon e/ou de um pool de endereços IPv6 do tipo traga seus próprios.

AWS Network Firewall – Suporte a AWS Managed Threat Signatures
O AWS Network Firewall agora oferece suporte ao AWS Managed Threat Signatures para detectar ameaças e bloquear ataques contra vulnerabilidades conhecidas para que você possa se manter atualizado sobre as ameaças de segurança mais recentes sem escrever e manter suas próprias regras.

AWS PrivateLink – Suporte a IPv6
Agora é possível conectar via IPv6 aos seus serviços hospedados na AWS usando o AWS PrivateLink. O AWS PrivateLink é uma tecnologia altamente disponível e escalável que permite conectar sua VPC de forma privada a serviços compatíveis da AWS, serviços hospedados por outras contas da AWS (VPC Endpoint Services), serviços SaaS de terceiros e serviços de parceiros do AWS Marketplace compatíveis.

Quer saber as últimas novidades da AWS? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da AWS.

foto-ricardo-gulias

Ricardo Gulias
Technical Account Manager – TAM
ricardo.gulias@darede.com.br

Atuando há mais de 20 anos no mercado de tecnologia, Ricardo Gulias possui grande experiência nas mais diversas soluções tecnologias, além de passar nas maiores empresas do setor. Ele coleciona diversas certificações como prova do seu conhecimento

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Qual é a nuvem ideal para seu negócio?

Ao migrar para cloud, muitos questionamentos podem aparecer: quais são os tipos de nuvens que existem? Veja nosso artigo que auxilia como decidir a nuvem ideal para seu negócio.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações