A pandemia de Covid-19 ainda não acabou, mas muita coisa já mudou. Veja o artigo que traz um balanço do mercado de TI nesse período.

Por Cassius Oliveira

A pandemia da Covid-19 provocou uma verdadeira revolução nas empresas mundo afora, uma vez que para garantir a continuidade dos processos a assim atender todas as demandas necessárias, muitas organizações precisaram se reinventar. Mais de um ano depois desse grande marco da história, o mundo passa a começar a voltar a uma certa normalidade. Mas algumas mudanças realizadas neste momento realmente transformaram a forma que vamos lidar com a modalidade de trabalho, bem como a forma que nos relacionamos com a tecnologia.

O mercado da tecnologia da informação foi um dos setores mais afetados, o processo de crescimento do investimento em tecnologias, como a cloud computing, por exemplo, foi acelerado. De acordo com um estudo global da Equinix que apresentou a visão dos líderes de tecnologia sobre os impactos da COVID-19 no setor, apontou que cerca de 66% das empresas brasileiras investiram em uma reformulação de sua infraestrutura de TI, de forma a atender às demandas do período de quarentena e às exigências do regime de trabalho remoto e híbrido. No mundo, o relatório apontou que 1 em cada 7 líderes de tecnologia afirmaram que precisaram mudar suas estratégias no investimento de processos tecnológicos em suas empresas.

Falando apenas sobre cloud, o cenário foi ainda mais animador. Segundo relatório da consultoria Gardner, em 2020, houve um aumento de aproximadamente 41% no investimento em infraestrutura como serviço (IaaS) em relação a 2019, foram mais de 64 bilhões de dólares movimentados pelas ao redor do mundo. Os números apresentados refletem a importância da tecnologia no bom andamento dos negócios no mundo, pois através dela foi garantida a disponibilidade de aplicações que facilitaram o trabalho remoto, bem como as soluções digitais que possibilitaram a compra de produtos nas lojas virtuais, que ajudaram a fortalecer a cultura do varejo online.

E agora?

No artigo sobre tendencias da cloud, trazemos de forma mais detalhada quais são os próximos passos e desafios da tecnologia, mas do ponto de vista empresarial, a pandemia despertou a necessidade das empresas de implementarem uma verdadeira cultura de inovação em seus processos, trazendo assim a tecnologia em todos os departamentos do negócio, para que assim seja possível atender todas as demandas do mundo atual.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Amazon Q

Amazon Q

A tecnologia de inteligência artificial está evoluindo e o Amazon Q Service é uma resposta a essa revolução que impacta a tecnologia e aprimora seu nível. Quer descobrir como funciona? Conheça as contribuições incríveis da inteligência artificial com o Amazon Q neste artigo!

EBS Snapshot

EBS Snapshot O pai ta on!! No ecossistema da Amazon Web Services (AWS), o Amazon Elastic Block Store (EBS) desempenha um papel fundamental no armazenamento

Os benefícios da Telemedicina

A área da saúde é uma das que mais que se beneficiam dos avanços da tecnologia. E a telemedicina vem para auxiliar na forma de como nos tratamos. Leia o artigo do blog da Darede.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações