Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas de dezembro e primeiras semanas de janeiro.

Segurança e Governança

Amazon AppFlow – agora armazena credenciais na conta do AWS Secrets Manager
O Amazon AppFlow agora pode armazenar credenciais criptografadas para se conectar a fontes de fluxo e aplicativos de destino, como, por exemplo, o tokens OAuth, chaves de aplicativo, APIs, além de senhas nas próprias contas do AWS Secrets Manager dos clientes.

AWS Pricing Calculator – suporte a medição prévia de custos de workloads do Windows Server e do SQL Server
Agora é possível utilizar o AWS Pricing Calculator para gerar estimativas de gastos das workloads do Windows Server e do SQL Server considerando o licenciamento da Microsoft.

AWS Certificate Manager (ACM) – compatível com FedRAMP
O AWS Certificate Manager (ACM), agora é compatível com FedRAMP, programa americano que disponibiliza uma abordagem padrão para avaliação de segurança, autorização e monitoramento contínuo de produtos e serviços na nuvem.

AWS Artfact – facilita o compartilhamento e download de documentos de compliance
O AWS Artifact anunciou que agora é possível baixar e compartilhar documento de complicance da AWS sem a necessidade de entrar em contato com a plataforma para realizar a solicitação.

Amazon GuardDuty – adição de novos recursos de detecção
O Amazon GuardDuty adicionou três novos recursos de detecção de ameaças que ajudam a notificar o usuário quando agentes maliciosos tiverem algum tipo acesso em seus dados do Amazon Simple Storage Service (S3).

AWS Compute Optimizer – oferece recomendações para funções Lambda
O AWS Compute Optimizer agora oferece recomendações de tamanho de memória para funções do Lambda. Podendo verificar se o tamanho da memória previsto em sua função Lambda está coerente com suas necessidades.

Certificados AWS – Novo exame beta para AWS Certified SysOps Administrator – Associate
A AWS anunciou que estão abertas as inscrições do novo exame beta do AWS Certified SysOps Administrator – Associate, que acontecerá entre os dias 16 de fevereiro a 26 de março. O exame beta apresenta uma combinação de três possíveis formatos de perguntas, incluindo múltipla escolha, resposta múltipla e laboratórios de exames.

Integração e DevOps

AWS Outposts – disponibilidade a conectividade privada em cloud
Agora é possível conectar de maneira privada sua infraestrutura do AWS Outposts on-premise, em um ambiente em cloud através do Direct Connect.

AWS Snow – console da Família AWS Snow simplificado
O console da Família AWS Snow foi aprimorado de forma que facilite e simplifique a criação bem como o gerenciamento de transferência de dados e computação do Snow, assim melhorando a experiência do usuário.

AWS Snow Family – suporte a Linux 2
O AWS Snow Family agora oferece suporte ao sistema operacional Amazon Linux 2, de forma que seja possível executar workloads no sistema operacional.

AWS OpsHub – Disponível para Linux
O AWS OpsHub, interface de usuário gráfica que gerencia seus dispositivos AWS Snowcone e AWS Snowball, anunciou suporte a Linux.

AWS Snowcone – suporte a fluxos multicast e roteamento
O AWS Snowcone agora oferece suporte a diversos recursos como fluxos multicast, roteamento, balanceamento de carga, entre outros casos de uso de rede. Assim permitindo que as instâncias em um dispositivo Snow tenham acesso direto a uma rede externa.

AWS Distributed Load Testing – Apresentação v1.2
A AWS anunciou a versão v1.2 do Distributed Load Testing, serviço que auxilia a simular facilmente milhares de usuários conectando a seu aplicativo para entender melhor o desempenho dos seus aplicativos sob carga.

Porting Assistant for .NET – suporte a tradução automática de código
O Porting Assistant for .NET agora oferece suporte à tradução automática de código, trazendo a possibilidade de além de identificar incompatibilidades no código-fonte, o serviço agora pode fazer alterações de forma automática no código-fonte para lidar com incompatibilidades comumente encontradas no .NET Core.

Porting Assistant for .NET – Interface gráfica agora é open source
A AWS anunciou que a interface gráfica do usuário do Porting Assistant for .NET agora está disponível em código aberto.

AWS App2Container – suporte a execução remota de fluxos de trabalho
O AWS App2Container agora oferece suporte à execução remota do fluxo de trabalho de agrupamento em contêiner.

Amazon ECS – ECS deployment Circuit Breaker disponível
O Amazon ECS anunciou a disponibilidade geral do ECS deployment Circuit Breaker para tipos de execução de EC2 e Fargate.

Amazon SQS – Anúncio do tiered pricing
A partir desse ano o Amazon Simple Queue Service fornece definição de preço para solicitações mensais de API, assim permitindo que a definição de preço possa fornecer descontos com base no uso mensal do Amazon SQS.

Amazon MSK – Simplificação do teste de resiliência do cliente Apache Kafka
Agora é possível reinicializar agentes individuais em seu Amazon Managed Streaming for Apache Kafka(Amazon MSK) usando a API de reinicialização de agente.

Compute e Network

Amazon EC2 – Disponibilidade das instâncias M5zn
A AWS anunciou a disponibilidade das instâncias M5zn na região de São Paulo. Essas novas instâncias possuem processadores de alta frequência, alta velocidade e baixa latência.

Amazon EC2 – instâncias M6g, C6g e R6g do Amazon EC2 disponíveis
As instâncias M6g, C6g, e R6g do Amazon EC2 já estão disponíveis nas regiões de São Paulo e AWS GovCloud (EUA).

Amazon EC2 – Certificação das Instâncias R5B em SAP
A AWS anunciou que as instâncias R5B do Amazon EC2 agora são certificadas para workloads SAP.

Amazon EFS – Métricas de monitoramento com CloudWatch
Agora é possível monitorar o tamanho de armazenamento dos recursos do Amazon Elastic File System através do Amazon CloudWatch.

Amazon Lightsail – suporte a IPv6
O Amazon Lightsail agora suporta IPv6, em recursos como instâncias, contêineres, balanceadores de carga e CDN.

AWS Wavelength – Disponível na Coreia do Sul
A AWS anunciou mais uma Wavelength Zone. Desta vez será na Coreia do Sul em parceria com a SK Telecom, o que permite que desenvolvedores criem aplicativos de latência ultrabaixa para dispositivos móveis e usuários no país.

Amazon CloudWatch – CloudWatch Container Insights disponível no AWS Graviton2
A AWS anunciou a disponibilidade do Amazon CloudWatch Container Insights, serviço de monitoramento e análise de contêiner totalmente gerenciado, integrado para o CloudWatch no AWS Graviton2.

Database

PartiQL for DynamoDB – compatível em 23 regiões AWS
O PartiQL for DynamoDB agora é compatível em 23 regiões da AWS, incluindo a região de São Paulo.

Amazon RDS – disponibilidade da recuperação point-in-time do Microsoft SQL Server
O Amazon Relational Database Service (RDS) on VMware anunciou que agora é possível recuperar seus bancos de dados usando a ferramenta da recuperação point-in-time para recuperação e duplicação de banco de dados.

Amazon RDS – suporte a publicação de logs do Oracle Management Agent (OMA)
A partir de hoje, o Amazon Relational Database Service for Oracle agora oferece suporte à publicação de logs do Oracle Management Agent (OMA) de suas instâncias de banco de dados no Amazon CloudWatch Logs.

AWS MySQL – suporte em preview a Driver JDBC
O Driver Java (JDBC) para MySQL da Amazon Web Services (AWS) agora está disponível em preview. O Driver Java ajuda os aplicativos a tirar proveito de bancos de dados em cluster, como o Amazon Aurora compatível com MySQL, reduzindo os tempos de failover de minutos para segundos.

Amazon RDS for PostgreSQL – suporte a extensão pg_cron
O Amazon RDS for PostgreSQL adicionou suporte à extensão pg_cron, que permite usar sintaxe cron para programar comandos PostgreSQL diretamente do banco de dados.

Outros

Amazon QuickSight – disponível na região de São Paulo
A AWS anunciou que o Amazon Quicksight está disponível na região de São Paulo.

AWS Glue – Lançamento de conectores personalizados
A AWS anunciou a disponibilidade dos conectores personalizados do AWS Glue, que facilita a transferência de dados de aplicativos SaaS e fontes de dados personalizadas para o seu data lake no Amazon S3.
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2020/12/aws-glue-launches-aws-glue-custom-connectors/

Amazon Managed Blockchain – suporte a Ethereum
Amazon Managed Blockchain agora oferece suporte ao Ethereum em preview.

Amazon Chime – suporte a Echo Show 8
A AWS anunciou que agora é possível utilizar o Echo Show 8 em reuniões do Amazon Chime.

Amazon AppStream 2.0 – suporte para áudio e vídeo em tempo real
O Amazon AppStream 2.0 agora oferece suporte a áudio e vídeo em tempo real, redirecionando continuamente a entrada de vídeo da webcam local para sessões de streaming do AppStream 2.0.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Novidades da semana – 29 de março a 04 de abril

Por Anderson Santos Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Governança e Developer Tools AWS Systems Manager – Parameter Store compatível com remoção de rótulos de parâmetros Novo recurso do Systems Manager Parameter Store oferece suporte à remoção de um label associado a um parâmetro, para permitir que os clientes reorganizem os parâmetros do Parameter Store com novos labels. Amazon CodeGuru – Novo modelo de preços do Reviewer O Amazon CodeGuru Reviewer é uma ferramenta de desenvolvedor para acompanhamento de código. Ele agora tem um novo modelo de precificação com base no tamanho do repositório que na prática resulta numa redução de preço de até 90%. Isso ajuda a dimensionar de forma previsível suas revisões de código automatizadas. Amazon CodeGuru – Reviewer com suporte a Python Foi liberada a disponibilidade geral de suporte a código Python para CodeGuru Reviewer para ajudá-lo a detectar problemas de codificação e vulnerabilidades em seu código Python e aplicativos. AWS Batch – Suporte para volumes EFS Agora é possível especificar file systems EFS em suas definições de job do AWS Batch. Os Jobs do AWS Batch usando EFS montam automaticamente os file systems especificados pelo cliente na definição do job e os disponibilizam para os jobs nas AZs. Isso permite que o armazenamento compartilhado persistente seja definido e usado no nível do job. AWS Batch – Suporte a Service-Linked Roles O AWS Batch agora oferece suporte ao uso de service-linked roles do IAM, o que permite aos clientes delegar facilmente permissões ao AWS Batch para executar suas cargas de trabalho de computação em lote. AWS Amplify – Admin UI disponibiliza o gerenciamento de dados A experiência de gerenciamento de dados no AWS Amplify Admin UI agora está totalmente disponível com novos recursos para geração de dados iniciais, classificação de dados e filtragem de dados. Lançado no re:Invent 2020, o Amplify Admin UI é um console para desenvolvedores front-end criarem visualmente um back-end e a partir disso poder gerenciar o conteúdo de aplicativo e usuários. AWS Systems Manager – Run Command agora exibe novas funcionalidades O Run Command, agora exibe até 24.000 caracteres do log de saída de uma invocação de comando no console (antes exibia só 2.500). Além disso, agora você pode visualizar a saída e os logs de erro separadamente e pode copiar ou baixá-los como arquivos de texto diretamente do console. AWS Budgets – suporte a CloudFormation Agora você pode associar o budget actions aos seus CloudFormation Templates e Stacks. Com budget actions, você pode definir a ação que deseja realizar em sua conta quando um orçamento excede o limite definido (valores atuais ou previstos). Você pode por exemplo configurar uma budget action que encerra instâncias específicas do EC2 em uma determinada região da AWS. Amazon Comprehend – Suporte a IAM e CMK O Amazon Comprehend é um serviço de processamento de linguagem natural (PNL) que usa machine learning para analisar documentos de textos e identificar ideias como sentimento, entidades e tópicos. O serviço anunciou o suporte para dois recursos focados na segurança: suporte para chaves de condição IAM e suporte para criptografar modelos personalizados com chaves KMS gerenciadas pelo cliente. AWS Systems Manager – Parameter Store agora oferece suporte à capacidade de detecção de parâmetros públicos A AWS anunciou um novo recurso do AWS Systems Manager Parameter Store que ajuda você a descobrir parâmetros públicos com mais facilidade. O novo recurso de detecção de parâmetro público ajuda você a pesquisar, encontrar e fazer referência a parâmetros públicos e seus fornecedores por meio do console e API. AWS Elemental MediaConvert – suporte a pacotes HLS O AWS Elemental MediaConvert agora oferece suporte a pacotes HLS (HTTP Live Streaming) como entrada. HLS é um formato de streaming usado para distribuição de vídeo em uma ampla gama de dispositivos, incluindo smartphones, navegadores de desktop e TVs conectadas. AWS Elemental MediaLive – Suporte a recursos de gráficos de movimento em HTML5 O serviço agora suporta recursos de gráficos de movimento baseados em HTML5 para canais Elemental MediaLive. Com um código HTML5, você pode adicionar efeitos gráficos diretamente em seu canal MediaLive, incluindo terços inferiores, texto de rolagem, placares ou gráficos em tela inteira. AWS Storage Gateway – Novo console O novo console do Storage Gateway facilita criar, gerenciar e monitorar arquivos, fitas e volumes. Além de uma aparência renovada, agora você pode conectar seu gateway com uma chave de ativação simples para ajudar a acelerar a implantação e criar compartilhamentos de arquivos usando um processo simplificado. Amazon SageMaker Pipeline – Novos recursos Amazon SageMaker Pipeline, o primeiro serviço de CI/CD para Machine Learning, agora é suportado como um destino para eventos do EventBridge. Isso permite “trigar” a execução do pipeline de construção de modelos do Amazon SageMaker com base em qualquer evento em seu barramento de eventos ou em uma programação, selecionando o pipeline como destino no EventBridge. eksctl – suporte a criação de grupos de nodes em EKS O eksctl agora permite criar grupos de nodes dentro de um cluster Amazon EKS simplesmente fornecendo node- requirements em vCPUs, memória ou GPUs. Além disso, o eksctl agora permite visualizar a configuração do cluster antes de criar um cluster ou um novo grupo de nodes usando o novo modo de simulação. Amazon WorkSpaces – suporte de áudio e vídeo A partir de 05-Abril, o WorkSpaces passou a oferecer suporte a áudio e vídeo em tempo real, redirecionando continuamente a entrada de vídeo da webcam local para os desktops WorkSpaces. AWS Lambda@Edge – Alteração da granularidade de faturamento de duração Amazon CloudFront anunciou a redução da granularidade de faturamento para a duração da função Lambda@Edge de 50ms para 1ms. Isso reduzirá o preço da maioria das funções do Lambda@Edge, ainda mais para funções de curta duração. Agora, a duração do cálculo será cobrada em incrementos de 1ms.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações