Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

25/10/2022
Por Ricardo Gulias

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre temas variados!

AWS Management Console – Novo recurso de modo escuro

Agora é possível utilizar o console da AWS utilizando o modo escuro ou “Dark Mode” que ajuda a reduzir o cansaço visual e fornece contraste em ambientes claros, o que melhora a legibilidade e a acessibilidade. O modo escuro também melhora a navegação nas interfaces do usuário e reduz o consumo de energia em alguns dispositivos.

Cost Explorer – Nova console

Agora os clientes do Cost Explorer conseguem visualizar dados de custo e uso, através de uma visão rápida do custo mensal total e médio e também podem pesquisar informações específicas de gastos e uso usando a nova função de pesquisa introduzida na visualização de tabela.

AWS Systems Manager – Incident Manager com suporte a JSM

Os clientes que usam o Atlassian Jira Service Management (JSM), versão do Data Center, podem responder, investigar e resolver incidentes que afetam seus aplicativos hospedados na AWS por meio do AWS Systems Manager Incident Manager e do AWS Service Management Connector. Com a integração do Incident Manager com o JSM, os clientes agora podem automatizar seus planos de resposta a incidentes no Incident Manager e sincronizar automaticamente seus incidentes no JSM. Esse recurso permite a resolução mais rápida de problemas críticos de disponibilidade e desempenho de aplicativos sem interromper os fluxos de trabalho existentes no JSM.

Amazon CloudWatch Application Insights – Novo recurso de análise de integridade

O Amazon CloudWatch Application Insights agora gerará automaticamente painéis de integridade no nível do aplicativo. O Application Insights ajuda você a configurar automaticamente o monitoramento e a observabilidade aprimorada dos recursos da AWS. Com os novos painéis de saúde, você obtém uma visão centralizada de todos os aspectos do seu aplicativo, tornando mais fácil e rápido visualizar, classificar e pesquisar seus problemas. As dicas visuais ajudarão você a seguir um caminho mais rápido para diagnosticar e resolver possíveis problemas.

AWS Cloud Map – Atualização de contrato de SLA

A AWS atualizou a porcentagem de tempo de atividade mensal no contrato de nível de serviço (SLA) para o AWS Cloud Map para 99,99%.

Anteriormente, o AWS Cloud Map oferecia uma porcentagem de tempo de atividade mensal de 99,95%. Agora, o AWS Cloud Map o atualizou para 99,99%, aumentando nosso compromisso com a disponibilidade do serviço.

AWS Budgets – Novos recursos

A partir de agora, é possível criar orçamentos usando um fluxo de trabalho simplificado de 1 clique para cenários orçamentários comuns, bem como fazer tutoriais passo a passo para aprender a criar diferentes tipos de orçamentos. O AWS Budgets ajuda você a acompanhar os gastos esperados enviando alertas quando seu custo e uso excedem (ou estão previstos para exceder) os limites que você define ou quando a taxa de utilização e/ou cobertura de suas instâncias reservadas e planos de economia cai abaixo de um limite. Os modelos e tutoriais de 1 clique destinam-se a usuários novos e existentes que buscam orientação sobre quais orçamentos podem ser definidos para controlar custos na AWS.

AWS CloudShell – Disponível em novas regiões

O AWS CloudShell é um shell baseado em navegador que facilita o gerenciamento, a exploração e a interação com segurança com seus recursos da AWS. O CloudShell é pré-autenticado com suas credenciais do console. As ferramentas de desenvolvimento comuns são pré-instaladas, portanto, nenhuma instalação ou configuração local é necessária. E o serviço está disponível para diversas regiões, como São Paulo.  

AWS – Nova competência: AWS Smart City

A AWS anunciou a competência AWS Smart City para fornecer as melhores recomendações de parceiros para nossos clientes e um mercado mais amplo. Com as cidades na linha de frente dos desafios econômicos, sociais e globais, como uso de energia e água, gestão de tráfego, saneamento e sustentabilidade, a busca por construir cidades que “funcionem” depende cada vez mais de soluções tecnológicas.

 

Amazon WorkSpaces Core – Lançamento

O Amazon WorkSpaces Core é um novo serviço de infraestrutura de desktop virtual (VDI) totalmente gerenciado que combina a segurança, a confiabilidade global e a eficiência de custos da AWS com as soluções de gerenciamento de VDI existentes. O WorkSpaces Core elimina a necessidade de planejamento de capacidade ou atualização de infraestrutura e simplifica o fornecimento, implantação e gerenciamento de ambientes de VDI. Com o WorkSpaces Core, você pode migrar suas soluções de VDI no local para a AWS ou implantar em um ambiente híbrido que abrange recursos locais e infraestrutura do WorkSpaces Core. Gerencie toda a sua base de usuários a partir de um único console sem interromper os usuários finais ou retreinar sua equipe de TI.

Amazon WorkMail – Suporte a funções de representação

O Amazon WorkMail agora oferece funções de representação, uma maneira segura de conceder acesso programático a caixas de correio com mais facilidade. Os clientes podem usar funções de representação com o Exchange Web Services (EWS) para executar ações de representação nas caixas de correio de outros usuários. Os administradores têm a capacidade de limitar o escopo das funções de representação a usuários específicos, incluindo escolher se as ações têm acesso total ou somente leitura.

Amazon WorkDocs –  Suporte a Apple Silicon MacBooks

O Amazon WorkDocs, um produto totalmente gerenciado para criar, compartilhar e enriquecer conteúdo digital, anunciou a disponibilidade geral de um WorkDocs Drive compatível com Apple Silicon (M1, M2). O suporte do Apple Silicon para WorkDocs facilita para os clientes com Apple Silicon MacBooks instalar e sincronizar arquivos WorkDocs em seus dispositivos.

Amazon Chime announces – Novas versões de app para iOS e Android

Novas versões dos aplicativos móveis para iOS e Android do Amazon Chime estão sendo lançadas com uma nova experiência projetada para melhorar suas reuniões do Amazon Chime em dispositivos móveis. Esta atualização apresenta recursos que visam facilitar a participação em reuniões quando você estiver longe de uma mesa e em movimento. A atualização inclui uma nova tela de lista, uma nova experiência de ingresso na reunião, novos controles de reunião, melhorias de desempenho e muito mais.

Amazon AppStream 2.0 – Suporte a imagens Linux  usando Graphical User Interface (GUI)

O Amazon AppStream 2.0 adicionou suporte à interface gráfica do usuário (GUI) para a ferramenta Linux Image Assistant. Com este lançamento, agora você pode criar imagens do Linux AppStream 2.0 da mesma maneira fácil de criar imagens do Windows AppStream 2.0. A nova ferramenta oferece orientação visual passo a passo ao longo de todo o processo, reduzindo bastante a complexidade da criação de imagens do Linux AppStream 2.0.

AWS Managed Microsoft AD – Disponível para Windows Server 2019

A partir de agora, todos os novos diretórios do AWS Directory Service para Microsoft AD (AWS Managed Microsoft AD) são executados no Windows Server 2019. Para clientes atuais com diretórios existentes, você pode simplesmente atualizar com apenas alguns cliques ou programaticamente via API. Com esse recurso, você pode iniciar atualizações para diretórios existentes quando for mais conveniente, evitando horários de pico, por exemplo. Além disso, a partir de março de 2023, a AWS começará a atualizar automaticamente todos os diretórios do AWS Managed Microsoft AD para o Windows Server 2019.

 

AWS Cost Categories – Suporte a aplicação retroativa de regras de categoria de custo 

O AWS Cost Categories agora oferece suporte à aplicação retroativa de regras de categoria de custo. Anteriormente, ao criar uma categoria de custo, as regras eram aplicadas desde o início do mês atual. Da mesma forma, ao editar uma regra de categoria de custo, as alterações são aplicadas desde o início do mês atual. Com este lançamento, ao criar uma categoria de custo, você pode aplicar regras de categoria de custo a partir de qualquer mês dos 12 meses anteriores. Da mesma forma, ao editar uma categoria de custo, você pode aplicar regras de categoria de custo a partir de qualquer mês dos 12 meses anteriores. Essas alterações também serão refletidas no AWS Cost Explorer.

foto-ricardo-gulias
Ricardo Gulias Technical Account Manager - TAM
ricardo.gulias@darede.com.br

Atuando há mais de 20 anos no mercado de tecnologia, Ricardo Gulias possui grande experiência nas mais diversas soluções tecnologias, além de passar nas maiores empresas do setor. Ele coleciona diversas certificações como prova do seu conhecimento

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é Open Banking?

2020 foi um ano muito importante para o setor bancário brasileiro. Dois sistemas que prometem mudar a forma de como nos relacionamos com os serviços

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações