Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Veja as da última semana!

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas duas semana

Computação e Networking

CloudFront – Suporte a gerenciamento de chaves públicas por IAM
A partir dessa semana, é possível gerenciar chaves públicas usadas para signed URL e signed cookies através do Amazon IAM sem ter a necessidade de utilizar uma root account.

Cloud Front – Anúncio do Origin Shield
O Amazon CloudFront anunciou uma nova ferramenta, o Origin Shield, que consiste na redução dos números de requisição da origem através de uma camada central de cache, o que pode ocasionar a diminuição dos custos da AWS em sua infraestrutura.

Systems Manager – Função de filtro de execuções automatizadas
A partir dessa semana, o Systems Manager possui uma função que permite filtrar as execuções de automação por ambientes ou por uma aplicação. Ou seja, é possível definir comandos automatizados dentro de serviços da AWS.

Systems Manager – Session Manager suporte da configuração de shell profile/Session Manager suporta múltiplos portforward
Outra novidade é a que a ferramenta Session Manager anunciou a possibilidade de acessar suas profiles, como a do Windows, por exemplo, diretamente no Systems Manager. Além disso, agora também é possível criar múltiplas Port forwarding através do Session Manager o que permite diversas conexões simultâneas.

Systems Manager – Patch catalog para Amazon Linux/ Free-text search runbooks
A AWS criou um catálogo de patches do Amazon Linux para o Systems Manager. Agora o usuário possui um inventário que traz um maior gerenciamento dos patches da infraestrutura. Além disso, a partir dessa semana foi implementada a ferramenta free-text search nos runbooks do serviço, podendo realizar qualquer tipo de pesquisa.

AWS Distro OpenTelemetry – Novo serviço em preview
A AWS anunciou um novo serviço em preview: o AWS Distro OpenTelemetry. Uma solução Open Source para telemetria de Kubernetes, ECS e outros serviços da plataforma.

EC2 Hibenation – Instâncias I3, M5ad e R5ad podem ser pausadas e retomadas
A partir dessa semana é possível pausar e retomar as instâncias I3, M5ad e R5ad através do AWS EC2 Hibernation.

Global Acelerator – Suporte a sobreposições de portas
Agora é possível realizar um redirecionamento de portas no AWS Global Acelerator. O que permite mapear portas de destino externas para que os usuários possam enviar tráfegos para as internas.

AppStream 2.0 – Adição de instancias pequenas para propósito geral
O AppStream 2.0 lançou as instâncias do tipo T, o que reduz o menor custo do serviço, diminuindo de 25 centavos para 7 centavos.

Developer Tools

Porting Assistant for .NET – Agora é Open Source
O Porting Assistant for .NET anunciou que o serviço agora é Open Source.

Lambda – Suporte ao PrivateLink
Assim como diversos serviços da AWS, nessa semana é a vez do AWS Lambda de anunciar suporte ao PrivateLink através de suas APIs.

SQS – FIFO com suporte a “Deduplicação”
O Amazon SQS, serviço de mensagens da AWS, anunciou que a partir de agora, as mensagens duplicadas serão removidas da fila.

CloudWatch App Insights – Adição de métricas de EBS e API Gateways
O CloudWatch App Insights adicionou em sua plataforma métricas dos serviços Amazon EBS e AWS API Gateways.

Amplify – Projetos do Amplify podem utilizar os Pools existentes do Cognito
O Amplify, uma solução completa para desenvolvimento de aplicação, agora suporta os pools existentes do Cognito, via AWS CLI ou CloudFormation.

CloudFormation – Aumento de quotas
O AWS CloudFormation anunciou o aumento de quotas do serviço, que consiste no aumento do tamanho do objeto para carregar no Amazon S3, bem como o número de recursos, parâmetros e outras ferramentas da AWS.

App Mesh – Aumento dos limites padrões para recursos/ Suporte a compartilhamento cross account no ACM
O App Mesh anunciou o aumento dos limites padrão de alguns recursos como de services, virtual nodes, and virtual gateways, entre outros. Além disso, o serviço agora suporta o ACM compartilhado via Resource Access Manager

Data

Kinesis Client Library – Agora suporta multi-stream
O Kinesis Client Library, recurso agente para a utilização do Kinesis, anunciou que agora é possível subir mais de um stream para cada instância.

Step Functions – Suporte à integração com Amazon Athena
O Step Functions anunciou que agora é possível realizar uma query diretamente no Amazon Athena.

AWS Batch – Suporte a configuração de Jobs e estratégias de repetição
O AWS Batch anunciou suporte a tratamento de falhas o que permite repetir processos caso haja alguma falha.

Redshift – Suporte a modificação de compressão de colunas/ Suporte a agendamento de Querys SQL pelo EventBridge
No Redshift, agora é possível indicar a compressão de colunas dependendo na quantidade de dados contida nelas. Além disso, o serviço também possui uma ferramenta de agendamento nativa através de Querys SQL no EventBridge.

Amazon MSK – Suporte ao Apache Kafka 2.6.0
O Amazon MSK, Kafka gerenciado da AWS, anunciou suporte a Apache Kafka 2.6.0, que traz diversas melhorias, como o manage quotas através de APIs, e o explict rebalance.

Amazon QLDB Go Driver – Disponível
O Amazon QLDB Go Driver, do database de Quantum Ledger da AWS, anunciou a disponibilidade da ferramenta Go Driver.

RDS for Oracle – Suporte a DR com banco de dados físico em Standby “Data Guard”
O RDS For Oracle anunciou que a partir dessa semana aplicações On premises podem realizar uma replicação através do Data Guard.

Amazon RDS – suporte a exportação de snapshots para o S3 em novas regiões
O recurso de exportar os snapshots do Amazon RDS para o Amazon S3 agora está disponível em novas regiões, incluindo São Paulo.

Amazon EMR – Redução de até 35% de custo e aumento de 15% no desempenho
Assim como diversos serviços da AWS, o Amazon EMR anunciou suporte as instâncias Graviton2, que podem garantir uma redução de custo de até 35% e aumento de até 15% de performance.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Cost Optimization Hub

Está ciente das oportunidades de redução de custos na Nuvem? Descubra como o Cost Optimization Hub da AWS pode te auxiliar!

Outlook e a Autenticação Moderna

Não é de hoje que o Outlook dá suporte a autenticações modernas, como o MFA. E para te auxiliar para resover problemas de login utilizando esses tipos de autenticação, nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova preparou um artigo bem especial! Confere aí!

O que é EC2 Auto Scaling?

Para um bom funcionamento de um negócio, o EC2 Auto Scaling é capaz de trazer estabilidade, escabilidade e segurança. Veja nosso artigo sobre o serviço!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações