+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da semana – 19 a 23 de outubro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas duas semana

Computação e Networking

CloudFront – Suporte a gerenciamento de chaves públicas por IAM
A partir dessa semana, é possível gerenciar chaves públicas usadas para signed URL e signed cookies através do Amazon IAM sem ter a necessidade de utilizar uma root account.

Cloud Front – Anúncio do Origin Shield
O Amazon CloudFront anunciou uma nova ferramenta, o Origin Shield, que consiste na redução dos números de requisição da origem através de uma camada central de cache, o que pode ocasionar a diminuição dos custos da AWS em sua infraestrutura.

Systems Manager – Função de filtro de execuções automatizadas
A partir dessa semana, o Systems Manager possui uma função que permite filtrar as execuções de automação por ambientes ou por uma aplicação. Ou seja, é possível definir comandos automatizados dentro de serviços da AWS.

Systems Manager – Session Manager suporte da configuração de shell profile/Session Manager suporta múltiplos portforward
Outra novidade é a que a ferramenta Session Manager anunciou a possibilidade de acessar suas profiles, como a do Windows, por exemplo, diretamente no Systems Manager. Além disso, agora também é possível criar múltiplas Port forwarding através do Session Manager o que permite diversas conexões simultâneas.

Systems Manager – Patch catalog para Amazon Linux/ Free-text search runbooks
A AWS criou um catálogo de patches do Amazon Linux para o Systems Manager. Agora o usuário possui um inventário que traz um maior gerenciamento dos patches da infraestrutura. Além disso, a partir dessa semana foi implementada a ferramenta free-text search nos runbooks do serviço, podendo realizar qualquer tipo de pesquisa.

AWS Distro OpenTelemetry – Novo serviço em preview
A AWS anunciou um novo serviço em preview: o AWS Distro OpenTelemetry. Uma solução Open Source para telemetria de Kubernetes, ECS e outros serviços da plataforma.

EC2 Hibenation – Instâncias I3, M5ad e R5ad podem ser pausadas e retomadas
A partir dessa semana é possível pausar e retomar as instâncias I3, M5ad e R5ad através do AWS EC2 Hibernation.

Global Acelerator – Suporte a sobreposições de portas
Agora é possível realizar um redirecionamento de portas no AWS Global Acelerator. O que permite mapear portas de destino externas para que os usuários possam enviar tráfegos para as internas.

AppStream 2.0 – Adição de instancias pequenas para propósito geral
O AppStream 2.0 lançou as instâncias do tipo T, o que reduz o menor custo do serviço, diminuindo de 25 centavos para 7 centavos.

Developer Tools

Porting Assistant for .NET – Agora é Open Source
O Porting Assistant for .NET anunciou que o serviço agora é Open Source.

Lambda – Suporte ao PrivateLink
Assim como diversos serviços da AWS, nessa semana é a vez do AWS Lambda de anunciar suporte ao PrivateLink através de suas APIs.

SQS – FIFO com suporte a “Deduplicação”
O Amazon SQS, serviço de mensagens da AWS, anunciou que a partir de agora, as mensagens duplicadas serão removidas da fila.

CloudWatch App Insights – Adição de métricas de EBS e API Gateways
O CloudWatch App Insights adicionou em sua plataforma métricas dos serviços Amazon EBS e AWS API Gateways.

Amplify – Projetos do Amplify podem utilizar os Pools existentes do Cognito
O Amplify, uma solução completa para desenvolvimento de aplicação, agora suporta os pools existentes do Cognito, via AWS CLI ou CloudFormation.

CloudFormation – Aumento de quotas
O AWS CloudFormation anunciou o aumento de quotas do serviço, que consiste no aumento do tamanho do objeto para carregar no Amazon S3, bem como o número de recursos, parâmetros e outras ferramentas da AWS.

App Mesh – Aumento dos limites padrões para recursos/ Suporte a compartilhamento cross account no ACM
O App Mesh anunciou o aumento dos limites padrão de alguns recursos como de services, virtual nodes, and virtual gateways, entre outros. Além disso, o serviço agora suporta o ACM compartilhado via Resource Access Manager

Data

Kinesis Client Library – Agora suporta multi-stream
O Kinesis Client Library, recurso agente para a utilização do Kinesis, anunciou que agora é possível subir mais de um stream para cada instância.

Step Functions – Suporte à integração com Amazon Athena
O Step Functions anunciou que agora é possível realizar uma query diretamente no Amazon Athena.

AWS Batch – Suporte a configuração de Jobs e estratégias de repetição
O AWS Batch anunciou suporte a tratamento de falhas o que permite repetir processos caso haja alguma falha.

Redshift – Suporte a modificação de compressão de colunas/ Suporte a agendamento de Querys SQL pelo EventBridge
No Redshift, agora é possível indicar a compressão de colunas dependendo na quantidade de dados contida nelas. Além disso, o serviço também possui uma ferramenta de agendamento nativa através de Querys SQL no EventBridge.

Amazon MSK – Suporte ao Apache Kafka 2.6.0
O Amazon MSK, Kafka gerenciado da AWS, anunciou suporte a Apache Kafka 2.6.0, que traz diversas melhorias, como o manage quotas através de APIs, e o explict rebalance.

Amazon QLDB Go Driver – Disponível
O Amazon QLDB Go Driver, do database de Quantum Ledger da AWS, anunciou a disponibilidade da ferramenta Go Driver.

RDS for Oracle – Suporte a DR com banco de dados físico em Standby “Data Guard”
O RDS For Oracle anunciou que a partir dessa semana aplicações On premises podem realizar uma replicação através do Data Guard.

Amazon RDS – suporte a exportação de snapshots para o S3 em novas regiões
O recurso de exportar os snapshots do Amazon RDS para o Amazon S3 agora está disponível em novas regiões, incluindo São Paulo.

Amazon EMR – Redução de até 35% de custo e aumento de 15% no desempenho
Assim como diversos serviços da AWS, o Amazon EMR anunciou suporte as instâncias Graviton2, que podem garantir uma redução de custo de até 35% e aumento de até 15% de performance.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!