AWS-AppRunner-blog

AWS AppRunner

O AWS AppRunner é o novo serviço que veio para revolucionar a forma que construímos aplicações em container. Veja o artigo sobre ele!

Um dos grandes desafios do mundo da tecnologia da informação é o desenvolvimento de aplicações de forma ágil e segura. A abordagem de arquitetura de microsserviços é uma das formas mais populares de se atingir esse objetivo, pois ela traz uma maneira totalmente otimizada de se construir aplicações, totalmente alinhada com a cultura DevOps. Entendendo essa necessidade de empresas e desenvolvedores, a Amazon Web Services (AWS) lançou no último ano o AWS AppRunner, um serviço que facilita a forma de construir, implantar e executar aplicações na Cloud AWS.

O que é o AWS AppRunner?

A AWS reconhece o AWS AppRunner como “um serviço totalmente gerenciado que facilita a implantação rápida de aplicações Web e APIs em container, em alta escala e sem a necessidade de experiência prévia com a infraestrutura”. E um dos grandes benefícios desse novo serviço é o fato de não necessitar de uma experiência anterior com infraestrutura para utilizá-lo, o que dá a oportunidade de profissionais que não tem tanto conhecimento nessa área da tecnologia da informação.

O AWS AppRunner é capaz de trabalhar com todos os aspectos operacionais de uma aplicação e API, como o provisionamento, dimensionamento e gerenciamento de orquestradores, por exemplo. Além disso, o serviço permite a execução de containers sem a preocupação com servidores e/ou clusters, bastando somente o fornecimento de uma imagem de container, de um pipeline CI/CD ou de um código fonte. Somente com essas informações, a ferramenta é capaz de construir e implementar um aplicativo em cloud ou uma API, além de realizar todo o gerenciamento da aplicação.

Benefícios

Ao oferecer uma gama de facilidades no desenvolvimento de um aplicativo web ou de uma API, os clientes podem se beneficiar, em questão de minutos, de uma aplicação na cloud AWS totalmente gerenciada, eficiente e segura. Além de promover uma economia de gastos em containers, assim permitindo que as equipes de desenvolvimento possam se concentrar apenas no bom funcionamento do aplicativo ou API em si, deixando de lado a preocupação com a configuração e gerenciamento da infraestrutura.

O AWS AppRunner pode ser utilizado tanto para aplicações de front-end quanto para as de back-end. A alta escalabilidade também é uma das grandes vantagens para usar a ferramenta, pois permite o dimensionamento do aplicativo conforme o tráfego, aumentando os recursos em períodos de grande demanda e os diminuindo em tempos de baixa.
Quer conhecer mais sobre o serviço? O canal da Darede no Youtube preparou duas lives sobre o lançamento da ferramenta!

Veja mais artigos no blog da Darede!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações