+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da semana – 12 a 16 de abril

Por Ricardo Gulias
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Segurança

AWS IAM – Novo recurso facilita a rastreabilidade no CloudTrail

O AWS Identity and Access Management (IAM) agora permite identificar facilmente o usuário responsável por uma ação da AWS realizada enquanto esse usuário assumia uma função do IAM. Ao definir o atributo de identidade da origem, o qual é registrado no AWS CloudTrail para a maioria das ações, você pode descobrir facilmente quem é responsável pelas ações realizadas sob funções do IAM.

Operações e Infraestrutura

AWS Batch – Aumento na velocidade do serviço

Agora o AWS Batch ficou até 5x mais rápido no recurso de dimensionamento, assim conseguindo tomar ações muito mais ágeis ao redimensionar o ambiente de computação EC2 gerenciado, seja aumentando os recursos em resposta a novos trabalhos ou na redução das instâncias ao concluí-los. Na prática, houve um aumento na variedade das características de desempenho como a velocidade de agendamento de trabalho, o tempo de reação para escalonamento de instâncias EC2, além da maioria das APIs do AWS Batch.

AWS Transit Gateway – Multicast disponível em todas as regiões

AWS Transit Gateway agora oferece suporte ao multicast do protocolo de gerenciamento de grupo da Internet (IGMP) nas principais regiões da AWS em todo o mundo. O que possibilita a criação de aplicativos multicast em nuvem, a distribuição de dados em milhares de redes atreladas aos VPCs de clientes AWS, além de simplificar o gerenciamento de associação de grupo multicast e implantar a rede de forma dinâmica.

Amazon AppStream 2.0 – adiciona suporte para atualizações de imagens totalmente gerenciadas

Agora é possível manter suas imagens do AppStream 2.0 com as atualizações mais recentes do Windows. Algo que antes só era permitido ao instalar aplicativos na base de imagens do serviço.

Armazenamento e Banco de Dados

Amazon S3 Glacier Re:Freezer – Nova solução

O Amazon S3 Glacier Re:Freezer é uma nova solução severless para copiar todos os arquivos de cofre do Amazon S3 Glacier para um bucket de destino no S3. Ele define a classe de armazenamento, o que otimiza todo o processo de restauração (cópia e transferência) de forma automática. Tudo isso pode ser acompanhado utilizando um painel pré-construído do CloudWatch. Além disso, é possível ter uma economia ao mover os dados do cofre S3 Glacier para o S3 Glacier Deep Archive.

Amazon FSx e AWS Backup – Suporte para cópia de backups do sistema de arquivos em regiões e contas da AWS

Os serviços Amazon FSx e o AWS Backup anunciaram a possibilidade de copiar os backups dos sistemas de arquivos para outras regiões e contas, assim trazendo maior segurança, uma vez que os dados estão sendo armazenados em locais diferentes dos backups primários.

Amazon RDS for MySQL – Suporte a Instâncias M6g and R6g

O Amazon RDS para MySQL agora fornece suporte as instâncias de banco de dados baseadas em Graviton2, que fornecem até 35% de melhorias de desempenho e até 52% de redução de custo em relação às instâncias baseadas em x86 da geração atual.

Amazon Redshift – Lançamento do AQUA

O AQUA (Advanced Query Accelerator) fornece um novo cache de alta velocidade que traz computação para a camada de armazenamento do Amazon Redshift e oferece desempenho de consulta até 10 vezes mais rápido do que outros Data Warehouses em nuvem corporativos e está disponível para os nós RA3.16SL ou RA3.4XL sem custo adicional e não requer alterações de código.

Amazon Redshift – Suporta o compartilhamento de dados quando a produção de cluster está em pausa

O Amazon Redshift agora permite compartilhar dados entre clusters para fins de leitura, sem a complexidade de ter que lidar com atrasos referentes às cópias e movimentação de dados. Além disso é possível pausar e retomar clusters de consumidores, seja sob demanda ou com base na programação de acordo com as suas demandas de carga de trabalho.

Amazon RDS for PostgreSQL – suporte as minor versions 13.2, 12.6, 11.11, 10.16,9.6.21, and 9.5.25

Foram anunciadas atualizações do banco de dados PostgreSQL e o Amazon RDS para PostgreSQL que agora oferece suporte às versões secundárias do PostgreSQL 13.2, 12.6, 11.11, 10.16,9.6.21 e 9.5.25.

Amazon RDS for PostgreSQL – Integração com AWS Lambda

Agora você pode invocar funções Lambda diretamente de um banco de dados Amazon RDS para PostgreSQL por meio de procedimentos armazenados ou funções definidas pelo usuário, isso permite que você estenda os recursos do banco de dados e invoque aplicativos externos para agir sobre as alterações de dados.

DevOps

Amazon CloudWatch – Lambda Insights com suporte a imagens de container do AWS Lambda

O Amazon CloudWatch Lambda Insights agora permite coletar métricas de desempenho detalhadas, logs e metadados de funções Lambda e com isso podemos monitorar, solucionar problemas e otimizar o desempenho destas funções que são empacotadas e implantadas como imagens de container através de painéis automatizados que resumem o desempenho e integridade das funções.

AWS CloudFormation – Suporte a YAML e delimitador

O AWS CloudFormation anunciou o recurso que permite criar módulos formatados em YAML utilizando o CloudFormation que seguem a mesma anatomia dos módulos existentes formatados em JSON, além de ter sido adicionado o suporte de delimitadores para módulos.

Outros

NICE DCV – Nova versão 2021.0

O NICE DCV é um protocolo de exibição remota de alto desempenho que ajuda os usuários a acessar com segurança a área de trabalho ou sessões de aplicativos, incluindo aplicativos gráficos 3D hospedados em servidores com GPUs de alto desempenho. Foram adicionadas novas funções na versão 2021.0 relacionadas a redirecionamento de Webcam para Windows Server, redirecionamento de Impressora para Linux Server, entre outros.

Amazon Interactive Video Service – Novas métricas do Cloudwatch

O Amazon Interactive Video Service (Amazon IVS) é uma solução gerenciada de transmissão ao vivo que é rápida e fácil de configurar e ideal para criar experiências de vídeo interativas e agora estão disponíveis duas novas métricas do Amazon CloudWatch para o Amazon IVS.

Amazon SageMaker Studio – Suporte a tags personalizadas

Agora é possível atribuir tags personalizadas ao domínio do SageMaker Studio, assim como aos usuários que têm acesso ao serviço além disso será permitido copiar e atribuir automaticamente essas tags aos Notebooks SageMaker Studio criados pelos usuários, para que você possa rastrear e categorizar facilmente o custo e criar modelos de estorno de custo para sua organização.

2 comments