+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da semana AWS 14 a 18 de setembro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Governança, Segurança, IA, ML e Outros

Lex – Suporta novo idioma English (UK)
Amazon Lex é um serviço para criação de interface de conversação, ideal para chatbots, por exemplo. O Lex agora oferece suporte ao inglês britânico, e assim como a novidade da última semana, esta mudança serve para melhorar a usabilidade do serviço em algumas regiões.

Amazon Comprehend – Ajuda a mascarar dados pessoais identificáveis
O serviço Amazon Comprehend, é um serviço de IA para compreensão de dados e criação de insights. A AWS anunciou um recurso de mascarar dados ao realizar o processo de transformação de textos para imagens ou vice-versa. O que ajuda a ocultar informações sensíveis como documentos, número de telefone, entre outros.

Amazon Managed Blockchain – Suporte a HyperLedger Fabric v 1.4
O Amazon Managed Blockchain anunciou suporte ao HyperLedger Fabric v 1.4. Essa nova versão traz correção de bugs e melhorias em estabilidade e principalmente novas funcionalidades como o Private Data Collections e CouchDB.

Amazon Transcribe – Suporte a detecção automática da imagem
O serviço Amazon Transcribe, que converte texto para voz anunciou uma nova funcionalidade capaz de detectar idiomas de forma automática.

Amazon Detective – Introduz IAM Role Session Analysis
O Amazon Detective agora analisa a IAM Role Session, o que permite visualizar e entender ações de usuários e aplicativos a partir de suas funções pré-determinadas, antes o Detective tirava insights apenas de login de usuários via console e API, agora as sessões via roles também são investigadas.

AWS Organizations – Suporte a tagging, tag-on-create e Attribute Based Access Control (ABAC)
O AWS Organizations anunciou que a partir dessa semana será possível colocar tags em contas AWS da organização, além disso agora podemos conceder permissões em atributos (ABAC), assim sendo permitido gerenciar o acesso das contas nos serviços AWS.

Compute, Storage e Networking

Amazon S3 – Suporte a condição baseado em Owner do Bucket
O Amazon S3 anunciou que a partir de agora é possível criar condições baseado na conta proprietária o que facilita a validação de uma conta original no bucket do S3 e evita retrabalho ao copiar dados entre buckets de contas diferentes.

Amazon EC2 – Suporte a novos tipos de C5 em novas regiões (c5.12xlarge, c5.24xlarge, e c5.metal)
O serviço do Amazon EC2 lançou novos tipos de instâncias C5 em novas regiões, incluindo a região de São Paulo. As instâncias C5 fazem parte de uma nova família de processadores que trazem uma maior performance com o menor custo que família anterior, as C4. Além dos novos tamanhos 12 e 24xlarge a versão bare metal também passa a ser disponível em São Paulo.

Amazon EC2 – Anúncio das instâncias do tipo T4
Também nessa semana, o Amazon EC2 anunciou as instâncias do tipo T4g, operadas pelos processadores Graviton 2, fabricados pela própria AWS, elas trazem um custo benefício 40% superior em relação às instâncias do tipo T3 e T3a que operam com processador Intel e AMD. É importante lembrar que as instâncias T4g usam processadores de arquitetura ARM, já suportada pela maioria dos sistemas operacionais opensource e pelo Kubernetes.

Data Lifecycle Manager -Suporte a múltiplos schedules por job
O Data Lifecycle Manager anunciou suporte a múltiplos schedules por Job, assim possibilitando criar snapshots diários, semanais e mensais. Agora faz mais sentido a existência de Jobs dentro dos Schedules.

AWS EFS – Enforce encryption no IAM
O AWS EFS agora suporta enforce encryption no IAM, ou seja, agora é possível obrigar a encriptação via IAM na criação de um NFS gerenciado da AWS.

AWS Backup – Mantém as tags nos backups e restores
O AWS Backup adicionou uma funcionalidade que mantém as tags dos backups e restores dos serviços da AWS. Isso evita seus backups e restores ficarem sem tags nos relatórios de Billing, por exemplo.

Amazon CloudFront – Anúncio do suporte a Brotli compression
O Amazon CloudFront anunciou o suporte a Brotli compression que fornece cerca de 24% maior compressão de dados em relação ao Gzip, assim trazendo redução de custos uma vez que o maior custo do CloudFront está relacionada tráfego de saída da nuvem, o Data Transfer Out.

Integração e DevOps

Lambda Step-Functions – Suporte nativo X-Ray
A partir dessa semana, o AWS Lambda Step Functions oferece suporte ao AWS X-Ray, assim trazendo uma O.S. observability, acesso ao log e tracing de sua aplicação utilizando o serviço, sem a necessidade de instrumentar o X-Ray em seu código.

API Gateway – Suporte Mutual TLS (MTLS)
Amazon API Gateway agora suporta mutual TLS, recurso que permite que ambos os lados, cliente e servidor, possam especificar chaves criptográficas. O PIX (Sistema de Pagamento Instantâneo Brasileiro) é um exemplo de aplicação com uso obrigatório de mTLS.

AWS Docker – A AWS e a Docker estendem a colaboração e lançam novas features no Docker Desktop
A AWS e a Docker estenderam a colaboração entre as empresas e anunciaram novidades no Docker Desktop, trazendo a disponibilidade de diversos recursos, como o EKS, Fargate, entre outros.

Amazon CloudWatch – o serviço Dashboards agora suporta compartilhamento de Dashboard
A partir dessa semana, é possível compartilhar o dashboard do Amazon CloudWatch facilitando a visualização de métricas por outros usuários. Podemos agora criar uma URL e compartilhá-la mesmo a quem não possa se logar na console da AWS, conseguindo deixar público, utilizando através do Amazon Cognito ou com simples e-mail e senha.

Amazon CloudWatch Synthetics – suporte ao monitoramento avançado e GUI Workflow Blueprints
O Amazon CloudWatch Synthetics, o serviço anunciou uma nova interface gráfica para gerenciar os workflows, além de apresentar métricas de suporte avançado e detalhado, trazendo a possibilidade de obter intervalos de testagem mais curtos.

Databases

RDS SQL Server – Suporta SQL Server Reporting Services (SSRS) para SQL Server 2016
O Amazon RDS para SQL Server anunciou suporte do SQL Server Reporting Services (SSRS) para a versão SQL Server 2016. Antes o SSRS era suportado somente na versão 2017.

RDS SQL Server – Suporte ao Native Backup/Restore nas Read Replicas
Outra novidade do Amazon RDS para SQL Server é a possibilidade de fazer um backup e restore baseado nas read replicas. Como isso caso seu setup não seja MultiAZ, você pode usar a read replica como fonte de backup.

AWS Glue – Data Catalog suporta PartitionIndex, para acelerar buscas no catálogo
O serviço de Data Catalog do AWS Glue possui um índice para acelerar e facilitar as buscas do catálogo da aplicação.

Aurora MySQL – Suporte Parallel Query for MySQL 5.7
O Amazon Aurora para MySQL anunciou suporte ao Parallel Query for MySQL 5.7, recurso que possibilita a criação de queries paralelas, de forma a ganhar performance. Para quem ainda não conhece o recurso, no link há uma demonstração que apresenta que com esse recurso, é possível ter ganhos de até 10x no retorno de uma query usando RDS Aurora MySQL.

ElasticSearch – Suporte a Audit Logs
O Amazon Elasticsearch anunciou suporte ao Audit Logs que permite registrar os dados de auditoria dos usuários. O recurso que já era disponível no Elasticsearch licenciado pela Elastic, agora foi disponibilizado para a Amazon Elasticsearch.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!