14/07/2023
Por Daniel de Souza Santos
Esse é o setor responsável por monitorar os procedimentos
com o foco na prevenção de erros, algo que coopera na conquista de novas
oportunidades no mercado, pois tudo isso garante entregas que satisfaçam o
cliente final gerando fidelização, indicações e crescimento para a companhia a
final as entrega de excelência nos tornam destaque no ambiente dos negócios.
Historicamente a necessidade do setor de Qualidade para
o mundo dos negócios ganhou força no Japão, no período pós-guerra, pois as
empresas precisavam ganhar de novo espaço nos negócios, e por isso passaram a
investir em métodos de garantia de Qualidade onde a proposta não era apenas
reingressar ao mercado, mas ser destaque em entregas de excelência com baixo
custo. Sabendo disso, vemos que hoje uma empresa bem estruturada é formada por
diversas partes funcionais, que dão forma ao negócio, citando alguns exemplos
podemos ter, Recursos Humanos, setor comercial, setor de atendimento,
são departamentos que carregam responsabilidades especificas e que dentro das
diversas áreas encontramos o setor de Qualidade, que como os outros é um setor
essencial e que sua importância é garantir que tudo esteja caminhando conforme
o projetado.
Para isso são levantas as necessidades e traçados os
objetivos, assim com a implantação do setor de Qualidade poderemos medir se o
processo está caminhando em direção ao projetado e se caso identifiquem alguma
oportunidade, garantir que será corrigida a tempo da entrega proposta.
Listamos alguns passos essenciais para a estruturação de um
setor de Qualidade:
1- Engajamento e empenho
Todos devem apoiar a implantação do setor e se engajar para
isso. Até porque como já dito antes, o foco do setor será o cliente, seja ele interno
ou externo. É importante que
nesse momento todos apontem as principais dores para desenvolver um setor que
se adeque as necessidades primarias da empresa.
2 – Tenha a entrega bem definidas
Quem são os nossos clientes? O que eles procuram? O que podemos entregar?
Essas são perguntas essenciais para estruturar o segundo
tópico, são elas que darão insumos para que o setor de Qualidade atue. A final,
no que e para que queremos um setor de Qualidade? A partir disso, podemos começar a entender o
que gostaríamos de entregar, pois conhecendo o nosso cliente, adequaremos o
nosso produto.
Assim podemos definir nossa MISSÃO, VISÃO E VALORES, que faz
parte da estrutura de nossas entregas, como por exemplo:
3 – Definição de métricas e indicadores
Aqui começamos a gestão dos processos, pois é imprescindível
saber como monitorar cada etapa do desenvolvimento de nosso produto, pois só
assim saberemos se todas as etapas caminham em conformidade com os padrões
estabelecidos.
Insumos e informações
Definidos quais são os indicadores na etapa anterior, agora
é necessário entender de onde serão extraídas as informações. Essa coleta será
realizada com frequência? Será feita de forma manual ou automatizada?
Para isso precisamos saber:
Após definidos, deve-se planejar de quanto em quanto tempo
serão auditados, e qual a melhor forma de corrigi-los.
Para isso poderá contar com softwares de gestão de
Qualidade, como Checklists integrados ao sistema geral, que possam
mensurar os desvios de forma automatizada.
5 – Melhoria contínua
Caminhar para que todo o processo evolua de forma
progressiva, corrigindo, medindo e implantando as melhorias, a fim de
fortalecer o produto central. Tudo isso precisa ser muito bem definido antes da
implantação do setor de Qualidade.
Por isso investir em Qualidade é correr atrás de um padrão
de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e desejos
dos nossos clientes, assim mantemos o cliente feliz e interessado, tornando ele
um embaixador da marca.
Todo esse trabalho também coopera na redução de custos,
analisar de forma assídua cada um dos processos, pode descartar gastos
excessivos. Isso é atuar na prevenção de retrabalhos, desperdícios, reclamações
entre outros, que podem causar danos à imagem da empresa, todo esse processo
conta com ferramentas que auxiliam na correção dos desvios, listamos algumas
ferramentas utilizadas temos:
Além dessas ferramentas contamos com algumas outras metodologias
ágeis que poderemos falar sobre para que servem
cada uma delas em um outro blogpost. Essas metodologias cooperam para
correção de desvios e oportunidades visando baixo custo citando algumas delas
temos:
Daniel de Souza Santos
Analista de Qualidade
daniel.santos@darede.com.br
O que é o setor de Qualidade e qual sua importância em uma empresa?
A área de Qualidade conta com uma vasta gama de responsabilidades como: validar, corrigir, estabelecer, identificar e auditar, essas são algumas das atribuições do setor para contribuir, de diversas formas, no crescimento da empresa.
Implantação
A implantação do setor de Qualidade é estruturada com base nos objetivos de cada empresa.- Missão – Garantir que todas as políticas sejam cumpridas a partir de processos devidamente definidos e documentados. Elaboração e execução de treinamentos e reciclagens.
- Visão – Que todos os setores atinjam os
indicadores propostos, garantindo entregas aos clientes tanto internos como
externos.
- Valores – Ser o setor que garante apoio aos demais fornecendo explicação dos processos com foco na melhoria contínua.
- Dimensão
de nossa produção;
- Quão
detalhadas deverão ser as informações desejadas;
- Quantos
funcionários serão responsáveis pelo controle de Qualidade
- Quanto capital você poderá dedicar para essa finalidade

Ferramentas
Sabemos que a missão do setor é manter um grau elevado de excelência e conformidade em todos os processos, sejam eles internos ou externos, com foco principal nas atividades operacionais, ligadas as entregas finais, garantindo fluidez e precisão no funcionamento da empresa. Tudo isso tem um único foco, o cliente final, Qualidade não tem outro olhar, o cliente sempre é e sempre será o motivo de suas ações, pois a satisfação do cliente precisa ser a preocupação primaria, a final o cliente é o motivo do produto. No entanto sem o setor de Qualidade é quase impossível manter o cliente satisfeito.- Fluxograma
- Diagrama de Ishikawa
- Folha de Verificação
- Histograma
- Diagrama de Pareto
- Diagrama de Dispersão
- Carta de Controle
- Scrum;
- Kanban;
- Lean;

Daniel de Souza Santos tem uma larga experiência no setor de garantia de qualidade, função que atual no momento na Darede, durante sua carreira atuou no setor de atendimento ao cliente, garantindo assim os conhecimentos necessários para sua função na atualidade. Ao longo de sua trajetória ele realizou diversos cursos sobre gestão de qualidade e gestão de projetos.