Nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova elaborou um artigo que traz as diferenças e semelhanças entre AWS Managed AD e o Microsoft Active Directory

Imagine que você está preparando a infraestrutura para a sua empresa, e então chegou o momento de decidir: usar o AWS Managed AD, ou instalar o Microsoft Active Directory em uma EC2? Para te ajudar a decidir, vamos falar sobre algumas semelhanças e diferenças entre os serviços, que te ajudarão na melhor decisão.

O que é o AWS Managed AD?

O AWS Managed AD, é um serviço de diretório gerenciado pela própria AWS. Assim, é importante salientar, que embora entre os serviços de diretório oferecidos pela AWS, esse seja o mais completo, ainda existem algumas restrições.

AWS Managed AD vs Microsoft Active Directory

Primeiro vamos falar das semelhanças. Assim como o Microsoft Active Directory, você conseguirá criar usuários, grupos, unidades organizacionais, criar relações de confiança com outros domínios e florestas, políticas de segurança e inserir servidores no domínio. Além disso, a AWS também gerencia o backup do diretório, e tira a carga de administrar a infraestrutura do diretório.

Uma outra vantagem de utilizar o AWS Managed AD, é a integração com os serviços da AWS. Por exemplo, utilizar o AWS Managed AD, possui fácil integração com o AWS Workspace, e é suportado por instâncias EC2, para ingressarem no domínio selecionado a opção Domain join durante a sua inicialização, por exemplo. O Amazon Chime, EC2, FSx, RDS, Workspaces e AWS Client VPN são compatíveis com esse serviço. Ele também oferece suporte ao Active Directory Certificate Services Enterprise Certificate Authority, DFSR (Distributed File System Replication), Microsoft Sharepoint Server e Office 365, por exemplo.

Limitações

No entanto, precisamos conhecer algumas de suas limitações, antes de optar por usar o AWS Managed AD. Embora o ADCS (Active Directory Certificate Services) seja compatível, os recursos Certificate Enrollment Web Service e Certificate Enrollment Policy Web Service do ADCS não são. O Microsoft Exchange Server e Skype for Business Server também não são compatíveis.

Um outro detalhe a lembrar, é que embora o AWS Managed AD suporte a extensão do schema, você não pode modificar o schema principal do Active Directory. Assim, se você possui algum serviço que precise alterar o schema principal, ele não será compatível.

Aplicações que façam usam do SMB 1.0, também não serão compatíveis, uma vez que só existe compatibilidade do SMB 2.0 para cima.

Um outro ponto a favor, é que ele já possui certificação PCI DSS.

Assim, você só não poderá utilizar o AWS Managed AD em cenários muito específicos. Na maioria dos casos, você não terá problema algum em utilizá-lo, como podemos observar acima, além de ser um excelente produto, e que tira a carga administrativa da infraestrutura do diretório. É um serviço que vale a pena conhecer por sua proximidade ao Microsoft Active Directory, já bem conhecido e difundido. Eles possuem muitas semelhanças, e na maioria dos casos, as limitações do produto não farão diferença, e muitos outros benefícios serão obtidos.

Para conhecer mais detalhes do serviço, acesse o Perguntas Frequentes do produto, no link logo abaixo:

https://aws.amazon.com/pt/directoryservice/faqs/

Até a próxima!

foto-jose-anderson-vila-nova
José Anderson Vila Nova Cloud Architect
anderson.vilanova@darede.com.br

O José Anderson Vila Nova Profissional de Infraestrutura com ênfase em produtos Microsoft, com experiência no suporte e implantação de aplicativos e serviços. Ele possui diversas certificações técnicas e das duas maiores plataformas de serviços em nuvem: a MS100 da Microsoft e a AWS Cloud Practitioner.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Desafios das mulheres na tecnologia

A porcentagem de mulheres no mundo da tecnologia ainda é pequeno, mas o futuro empolga! Veja o artigo da nossa #cloudspecialist Jessica Cardozo sobre o

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de

Entendendo o AWS Transfer Family

O AWS Transfer Family é uma ferramenta da AWS que pode te ajudar a sanar muitos problemas! Entenda de forma prática como ele funciona! 14/09/2023

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações