Novidades-da-semana-09-a-13-de-agosto

Novidades da Semana 09 a 13 de Agosto

Por Flávio Rescia

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Segurança & Governance

AWS WAF – Suporte a versionamento em managed rules
O AWS WAF, serviço de Firewall de Aplicações HTTP da AWS, traz uma novidade nas regras de gerenciadas: as managed rules. Essas são regras prontas da própria AWS como OWASP TOP 10, WordPress, e Aplicações PHP. Isso facilita um plano de testes e rollback.

Amazon Cloudwatch Logs – Suporte a métricas de uso
O Amazon Cloudwatch Logs adicionou um recurso de métrica de uso, o que pode facilitar o monitoramento de quota de uso desse serviço, que tem o modelo pay-as-you-go.

Database

Amazon RDS – Recurso Proxy agora pode ser criado em uma shared VPC
O Shared VPC é um recurso pouco utilizado, mas bem versátil, ele permite compartilhar uma VPC com outra conta, possibilitando que instâncias EC2, ou RDS fiquem em uma conta. A novidade é que agora shared VPCs suportam RDS Proxy, um novo recurso que permite controle do pool de conexões para bancos de dados relacionais gerenciados da AWS. O RDS Proxy traz diversos ganhos, como o controle do número de conexões no banco e otimização de failover.

Amazon RDS PostgreSQL – Versão 14 Beta disponível em Preview
O Amazon RDS PostgreSQL anunciou que está disponível em preview a nova versão 14.

Developer Tools

Amazon API Gateway – Suporte a Mutual TLS
O Amazon API Gateway, o serviço de Gateway de API Gerenciado da AWS agora suporta mais opções para Mutual TLS. Para quem não conhece, mTLS é a técnica de trocar certificado entre o cliente e o servidor, inclusive muito utilizado atualmente em aplicações como PIX – tecnologia de pagamentos instantâneos. Agora o API Gateway suporta mTLS usando certificados terceiros e CA privada do ACM. Até então suportava apenas certificados gerados pelo ACM e públicos.

AWS CodeBuild – Novo recurso de publicação dos resultados das builds
O AWS Codebuild adicionou um novo recurso que possibilita a publicação dos resultados das builds.

AWS CodeGuru – Profiler com suporte a recomendações para Python
O AWS CodeGuru Profiler, é o serviço AWS para recomendações de qualidade de código em tempo de deploy. O CodeGuru Profiler agora suporta recomendações também para Python.

Amazon App Runner – Suporte a Visual Studio Code
O plugin oficial da AWS para Virtual Studio Code, o AWS Toolkit, agora suporta o AWS App Runner, o novo serviço de gerenciamento e deploy de containers “for dummies” da AWS.

Storage & Compute

AWS Snow Family – Novos recursos
O AWS Snow Family adicionou novos recursos em suas ferramentas, são eles: O AWS Snow Cone agora permite o gerenciamento remoto de dispositivos conectados ao serviço. Já o AWS SnowEdge, a evolução do Snowball, anunciou um aumento de 40Mbps para 400Mbps no uso de NFS.

AWS Systems Manager – Novos Recursos
O AWS Systems Manager também adicionou diversos recursos nessa semana: A primeira é o suporte a detecção de duplicidades nos eventos operacionais. O serviço possui também um novo recurso, o auto-approval em templates para requisições de mudanças, ideal para mudanças sem risco ou em ambientes não produtivos.

AWS interactive EC2 Serial Console – Agora disponível em outras regiões
O AWS interactive EC2 Serial Console agora permite acessar monitor, mouse e teclado de instâncias EC2, a AWS expandiu o suporte desse serviço em diversas regiões como São Paulo.

AWS Innovation Sandbox – Nova solução
A AWS anunciou uma nova solução: o AWS Innovation Sandbox. Como ele é possível automatizar a criação de ambientes 100% isolados, utilizando segregação de VPCs e o Appstream 2.0 para acesso nesse ambiente isolado.

AWS Glue DataBrew – Suporte a Tableau
O AWS Glue DataBrew é uma ferramenta visual da AWS para preparação, limpeza e normatização de dados que já conta com mais de 250 transformações prontas. A novidade é o novo formato suportado, compatível com uma das mais usadas ferramentas de BI do mercado, o Tableau. Além dessa novidade o Glue DataBrew agora suporta condições, como IF, OR, AND e CASE, o que dá um poder muito maior ao serviço.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana

*Revisão de Cassius Oliveira

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações