Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da semana da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

Por Flávio Rescia
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Segurança & Governança

AWS Security Hub – Integração com AWS Health
O AWS Security Hub anunciou integração com o AWS Health, o que permite a ferramenta receber de forma automática descobertas relacionadas à segurança do AWS Health para oferecer uma visão mais completa de seu procedimento de segurança da AWS.

AWS Firewall Manager – Suporte a mitigação automática DDoS
O AWS Firewall Manager agora permite implantar proteções automáticas contra DDoS da camada 7 de aplicação do AWS Shield Advanced em todas as contas AWS.

AWS Elastic Disaster Recovery – Suporte a automação de failback
O AWS Elastic Disaster Recovery adicionou o suporte a failback automatizado e escalável para servidores vCenter.

Compute & Networking

Amazon SNS – Suporte a ABAC
O Amazon SNS adicionou o suporte a ABAC (Attribute-based access control) para ações de API incluindo Publish e PublishBatch.

AWS Compute Optimizer – Novo recurso de otimização de Instâncias EC2
O AWS Compute Optimizer lançou um novo recurso que facilita a otimização de instâncias EC2 através de diversas arquiteturas de CPU. Além disso, os usuários podem indicar x86 e Arm como a arquitetura de instância do EC2 preferencial para suas recomendações de tipos de instâncias do EC2.

Amazon CloudWatch Logs – Anuncia suporte ao AWS Organizations
O Amazon Cloudwatch Logs adicionou suporte ao AWS Organizations, o que facilita o gerenciamento de políticas de acesso e destino de filtros de assinatura do CloudWatch Logs.

Amazon EKS – Compatível com IPv6
O Amazon EKS agora é compatível com protocolo Internet versão 6 (IPv6), o que permite escalar aplicações containerizadas no Kubernetes além dos limites do espaço de endereço privado IPv4.

Amazon EC2 – Tags de instância disponíveis no Instance Metadata Service
O Amazon EC2 agora permite acessar tags de uma instância a partir do EC2 Instance Metadata Service.

Amazon EC2 – Reservas de capacidade sob demanda com suporte a Placement Groups
As reservas de capacidade sob demanda do Amazon EC2 agora possuem suporte a Placement Groups de cluster. Com nessa novidade, é possível executar instâncias do EC2 em grupos lógicos dentro de um segmento da rede com alta largura de banda de bisseção, obtendo assim baixa latência e alta taxa de transferência entre instâncias dentro do cluster.

Amazon EC2 – Instâncias C6g e R6gd disponíveis em novas regiões
O Amazon EC2 anunciou a disponibilidade das instâncias C6g e R6gd com tecnologia Graviton2 em novas regiões, inclusive a região de São Paulo.

Amazon EC2 – Novas otimizações de velocidade para instâncias do Microsoft Windows Server
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2022/01/aws-speed-optimizations-windows-instances-ec2/
A AWS anunciou que as instâncias do Amazon EC2 para Microsoft Windows Server estão até 65% mais ágeis.

Amazon EC2 – Anúncio das instâncias Hpc6a
O Amazon EC2 lançou as instâncias Hpc6a desenvolvidas para executar de forma eficiente Workloads de computação de alta performance, dentre outras funcionalidades computacionais, essas instâncias têm uma performance de preço de até 65%

Database

AWS CloudTrail Lake – Lançamento
A Amazon anunciou o AWS CloudTrail Lake, um Data Lake totalmente gerenciado de auditoria e segurança que permite agregar, armazenar e consultar de forma imutável os logs de atividade para auditoria, investigação de segurança e solução de problemas operacionais.

Amazon Redshift – Anúncio do AWS Data Exchange
A AWS anunciou o AWS Data Exchange para o Amazon Redshift o que permite aos clientes encontrar e assinar dados de terceiros no AWS Data Exchange que eles podem consultar em um Data Warehouse do Amazon Redshift em questão de minutos.

Outros

Amazon EMR Studio – Anúncio do SQL Explorer
O Amazon EMR Studio anunciou um novo recurso para o serviço, o SQL Explorer permite navegar no catálogo de dados e executar consultas SQL em clusters do EMR pelo EMR Studio.

Amazon EMR Studio – Novo recurso de colaboração em tempo real
O Amazon EMR Studio adicionou um novo recurso que permite a colaboração em tempo real através do Workspace EMR Studio, assim possibilitando que mais de uma pessoa possa ter acesso a um projeto ao mesmo tempo.

Amazon OpenSearch Service – suporte à habilitação do controle de acesso detalhado
O Amazon OpenSearch Service adicionou suporte à habilitação do controle de acesso detalhado em domínios existentes.

AWS Management Console – Novo console
O AWS Management Console repaginou a home de seu console, incluindo de forma otimizada as principais informações que o usuário AWS mais utiliza.

Amazon Location Service – Anúncio de roteamento de matriz
O Amazon Location Service adicionou um novo recurso de roteamento de matriz, o que facilita o cálculo do tempo de viagem e a distância entre várias origens e destinos de forma rápida.

AWS Trusted Advisor – Integração com AWS Security Hub
O AWS Trusted Advisor anunciou a integração com o AWS Security Hub, assim adicionando automaticamente 111 verificações de práticas recomendadas de segurança do serviço.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é AWS Organizations?

O AWS Organizations é uma das grandes ferramentas de gerenciamento de contas na AWS. Veja um artigo de nossos #cloudspecialists sobre o serviço!

O que é CDN?

Por Leandro Damascena Vivemos em um mundo conectado em que a tecnologia é bastante presente em nosso estilo de vida. Ela nos ajuda a realizar

Container Registry

Seguindo a série de artigos sobre container, dessa vez nosso #cloudspecialist Thiago Nunes fala sobre as principais ferramentas de container.

Erros mais comuns de e-mail

O objetivo desse artigo não é detalhar os erros de email do lado da infraestrutura, mas tentar focar nos erros mais comuns de emails do lado do usuário.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações