+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades AWS – Versão re:Invent 2020

Começou nessa semana o Amazon Re:Invent 2020, a conferência de desenvolvedores da AWS, que nesse ano acontece de forma totalmente remota. Desde a última segunda-feira (30), até 14 de janeiro, serão anunciadas diversas mudanças na plataforma. Confira as novidades que foram divulgadas nesta terça-feira.

Analytics

Novo serviço – Amazon QuickSight Q Answers Natural-Language Questions About Business Data
A AWS anunciou em preview o Amazon QuickSight Q, um recurso de Natural Language Query (NLQ) desenvolvido através de machine learning (ML). Com o Q, os usuários podem agora usar o QuickSight para fazer perguntas sobre seus dados usando a linguagem cotidiana e receber respostas precisas em segundos.

Compute

Nova Solução – Use o Amazon EC2 Mac Instances para construir e testar macOS, iOS, ipadOS, tvOS, e watchOS Apps
A AWS apresentou uma grande novidade para o Amazon EC2! Agora é possível criar e desenvolver aplicações em macOS, iOS, ipadOS, tvOS, e watchOS!

Em breve – Amazon EC2 G4ad Instances com GPUs AMD para Graphics Workloads
Clientes com Workloads de alto desempenho gráfico, como os streaming de jogos, animação e/ou renderização de vídeo, estão sempre em busca de um desempenho superior a um custo menor. E a AWS anunciou que novas instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) na família de instâncias G4 estarão disponíveis em breve para melhorar o desempenho e reduzir o custo de Graphics Workloads de alta performance.

Novas Instâncias EC2 C6gn – Rede 100 Gbps com processadores AWS Graviton2
A AWS segue expandindo o portfólio de Arm-based Graviton2 com instâncias C6gn que fornecem até 100 Gbps de largura de banda de rede, até 38 Gbps de largura de banda do Amazon Elastic Block Store (EBS), até 40% maior desempenho no processamento de pacotes e até 40% melhor preço/desempenho em relação às instâncias otimizadas de rede comparáveis da geração atual baseada em x86.

EC2 Update – D3 / D3en Dense Storage Instances
A AWS lançou novas gerações das instâncias do tipo D, a D3 e D3en que fornecem enormes quantidades de armazenamento a um baixo custo.

Novo serviço – Amazon EC2 R5b Instances Provide 3x Higher EBS Performance
As instâncias R5 são projetadas para aplicações de memória intensiva, tais como bancos de dados de alto desempenho, caches distribuídos em escala da web in-memory, bancos de dados in-memory, grandes análises de dados em tempo real, e outras aplicações empresariais. A AWS anunciou a nova instância R5b, que fornece o melhor desempenho de armazenamento conectado à rede do EC2.

AWS Lambda – Granularidade de faturamento de 1ms adicionado no Cost Savings
Desde que o Lambda foi lançado em 2014, o preço tem sido baseado no número de vezes que o código é acionado (pedidos) e o número de vezes que o código é executado, arredondado para os 100ms mais próximos (duração). A partir dessa semana AWS arredondou a duração para o milissegundo mais próximo, sem tempo mínimo de execução.

AWS Lambda – Suporte de imagem de contêineres
Com a Lambda é possível carregar seu código e o executar sem a necessidade de servidores. Muitos clientes gostam da maneira como isso funciona, mas se você investiu em ferramentas de container para seus fluxos de trabalho de desenvolvimento, não é fácil usar a mesma abordagem para construir aplicações usando a Lambda. Para ajudá-lo com isso, a ferramenta agora permite empacotar e implantar as funções Lambda como imagens de contêineres de até 10 GB de tamanho.

Em breve– 3 novas AWS Local Zones em 2020, e o planejamento de mais 12 em 2021
A AWS lançou a primeira AWS Local Zone em Los Angeles em dezembro de 2019, e adicionou uma segunda (também em Los Angeles) em agosto de 2020. Somando 3 disponíveis neste ano, a plataforma está planejando 12 para 2021 que estão em fase de escolha com o objetivo de permitir o acesso com latência de milissegundos de um dígito à grande maioria dos usuários nos Estados Unidos.

Containers

Amazon EKS Distro: A distribuição Kubernetes usada pela Amazon EKS
A AWS lançou o Amazon EKS Distro, uma distribuição da mesma versão de Kubernetes implantada pela Amazon EKS, em que pode ser usada para criar manualmente clusters Kubernetes em qualquer lugar.

Amazon ECR Public: Um Novo Registro Público de Contêineres
Não é novidade a capacidade de hospedar imagens de contêineres de forma privada na AWS com o Amazon Elastic Container Registry, e agora com o lançamento do Amazon Elastic Container Registry Public, é possível hospedar também contêineres públicos, permitindo que qualquer pessoa (com ou sem uma conta AWS) navegue e puxe seus contêineres publicados.

Preview do AWS Proton – Gerenciamento Automatizado para Implantação de Contêineres e Serverless
Manter centenas – ou às vezes milhares – de microserviços com recursos e configurações de uma infraestrutura em constante mudança é uma tarefa desafiadora até mesmo para as melhores equipes. O AWS Proton permite que as equipes de infraestrutura definam modelos padrão de forma centralizada e os disponibilizem para os desenvolvedores em sua empresa. Isso permite um melhor gerenciamento e atualização da infraestrutura sem impactar a produtividade dos desenvolvedores.

Customer Engagement

Amazon Connect – Agora mais inteligente e mais integrada com ferramentas de terceiros
Desde 2017, o Amazon Connect ajuda milhares de clientes a criarem seus próprios contact centers na nuvem. O Amazon Connect facilita a tarefa dos usuários sem muita experiencia a projetar fluxos de interação, gerenciar agentes e rastrear métricas de desempenho. E nessa semana a AWS anunciou um novo conjunto de capacidades para tornar o Amazon Connect mais inteligente e mais integrado com ferramentas de terceiros.

Database

Em preview – Maiores e Mais Rápidos Volumes de Block Express EBS io2 com Maior Rendimento
No início deste ano a AWS lançou volumes io2 com 100x mais durabilidade e 10x mais IOPS/GiB do que os volumes io1. E agora a plataforma disponibilizou em preview os volumes do io2 Block Express que são projetados para proporcionar um desempenho ainda maior!

Nova solução – Amazon EBS gp3 Volume permite que você forneça desempenho além da capacidade
Ao utilizar volumes SSD gp2 com o Amazon EBS, o desempenho está diretamente ligado à capacidade de armazenamento. E por isso a AWS anunciou o novo volume gp3 que permite aumentar a IOPS e a produção sem ter que fornecer capacidade de armazenamento em bloco adicional, pagando apenas pelos recursos que necessitam.

Front-End Web and Mobile

Nova solução – AWS Amplify Admin UI ajuda você a desenvolver anexos, sem necessidade de experiência em nuvem
Com o Amplify Admin UI, os desenvolvedores podem construir aplicações complexas e ricas em recursos, concentrando-se em seu modelo de dados específico de domínio em vez de gastar horas implantando e construindo uma infraestrutura da nuvem. O AWS Amplify oferece aos desenvolvedores front-end uma maneira mais rápida e fácil de desenvolver aplicativos móveis e web, e que são acessíveis aos desenvolvedores que não estão familiarizados com a nuvem e sem a necessidade de dar acesso à AWS a todos os membros da equipe.

Machine Learning

Nova solução – Amazon DevOps Guru ajuda a identificar erros de aplicação e consertos
Foi anunciado o Amazon DevOps Guru, um serviço de operações totalmente gerenciado que permite de forma mais simples, desenvolvedores e operadores melhorar a disponibilidade de aplicações, detectando automaticamente problemas operacionais e recomendando correções.

Novo serviço – Amazon Lookout for Equipment analisa dados históricos do sensor para ajudar a detectar falhas no equipamento
As empresas que operam equipamentos industriais estão constantemente trabalhando para melhorar a eficiência operacional e evitar paradas não planejadas devido a falha de componentes. O Amazon Lookout for Equipment é um serviço de machine learning (ML) baseado em API que detecta o comportamento anormal do equipamento e ajuda as empresas a monitorar a saúde de seus ativos.

Novo serviço – Amazon Lookout for Vision Simplifica a Detecção de Defeitos para a Fabricação
O Lookout for Vision é um novo serviço de machine learning que ajuda a aumentar a qualidade do produto industrial e reduzir os custos operacionais, automatizando a inspeção visual dos defeitos do produto em todos os processos de produção. Usando o Lookout for Vision, você pode detectar danos às peças fabricadas, identificar componentes ou peças em falta e descobrir questões relacionadas ao processo em suas linhas de fabricação.

AWS Panorama Appliance – Trazendo Aplicações de Visão Computacional para o Limite
A Amazon lançou em preview o AWS Panorama Appliance e seu console associado. O serviço permite desenvolver um modelo de visão por computador usando o Amazon SageMaker e depois implantá-lo em um Panorama Appliance que pode então rodar o modelo em transmissões de vídeo de várias câmeras de rede e de IP.

Novo serviço – Amazon Monitron
Monitron é um serviço de monitoramento fácil e econômico que permite monitorar as condições dos equipamentos em suas instalações, permitindo a implementação de um programa de manutenção preventiva.

Storage

Nova solução – O Amazon S3 Replication adiciona suporte para múltiplos buckets
O Amazon S3 Replication elimina a necessidade de você desenvolver suas próprias soluções para replicar os dados em múltiplos destinos. Você pode usar a flexibilidade do S3 Replication para armazenar múltiplas cópias de seus dados em diversas camadas de armazenamento, com diferentes tipos de criptografia, ou através de múltiplas contas.

Amazon S3 Update – Read-After-Write consistente
Com esta atualização do S3, todas as operações S3 GET, PUT e LIST, bem como as que mudam as tags de objetos, ACLs ou metadados, são agora fortemente consistentes. O que você escreve é o que vai ser lido, os resultados de uma LISTA serão um reflexo preciso do que está no bucket.

Continue acompanhando as novidades do re:Invent2020 no blog da Darede!