A empresa participou do projeto que busca dar continuidade à transformação digital do Banco ABC Brasil. Confere aí!

15/09/2023

Por Flávio Rescia

Você certamente já ouviu falar no termo ESG? Talvez até saiba ou imagine o que significa, mas é bom entender bem, pois é um assunto importante, mas delicado e usar o termo inadequadamente, pode se tormar um problema. Essa sigla não é nova no mundo dos negócios, mas atualmente ela vem tomando conta do cenário corporativo mundial. Em inglês ela significa “Environmental, Social and Governance” e traduzindo para o nosso idioma ela representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.  Em um momento em que as mudanças climáticas vêm causando cada vez mais impacto em nossa sociedade, as empresas privadas e governamentais buscam investir e implementar processos que coloquem a sustentabilidade ambiental como um dos fatores preponderantes para a continuidade de seus negócios. É importante dizer que ESG engloba diversos outros aspectos como inclusão social e diversidade, mas vamos aqui nos centrar o item sustentabilidade, mais especificamente na sustentabilidade com o foco em tecnologia.

Sustentabilidade e Tecnologia

Diante de nosso cenário atual e de esforços como a política de carbono zero, que já conta com a adesão de muitas empresas, a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada para atingir esses objetivos e, ao mesmo tempo agregar cada vez mais valor aos negócios. Uma prova disso é que a Amazon Web Services, em dezembro de 2021, introduziu um novo pilar de sustentabilidade em seu framework de boas práticas para um ambiente em cloud: o Well Architected.

Criado em 2015, o Well Architected Framework busca ajudar os clientes a implementarem as melhores práticas em suas infraestruturas de cloud, para assim extraírem o melhor que a tecnologia tem a oferecer. Até 2021 ele era constituído por cinco pilares: Excelência Operacional, Segurança, Confiabilidade, Eficiência de Performance e Otimização de Custos. Hoje ele já conta com o novo pilar, agora voltado para a Sustentabilidade.

Pilar de Sustentabilidade

O pilar de sustentabilidade é o mais novo integrante do AWS Well Architected Framework e tem como princípio básico adaptar sua arquitetura a fim de maximizar a sustentabilidade e minimizar seu impacto ambiental. Um bom exemplo de sua utilização é a aplicação de serviços de machine learning para detectar comportamento anormal em máquinas industriais, possibilitando assim a manutenção preventiva e a redução de possíveis falhas que possam acarretar incidentes ambientais. Outro excelente exemplo é a utilização de instâncias com processadores de última geração, que são mais eficazes e economizam mais energia, como as instâncias AWS Graviton, que usam processadores ARM que garantem um maior desempenho, utilizando cerca de 60% menos energia. 

O pilar de sustentabilidade do Well Architected Framework atua em 6 pontos: 

  • A compreensão do impacto de sua estrutura;
  • O estabelecimento de metas de sustentabilidade;
  • O aumento da eficiência de seus workloads; 
  • A atualização de hardwares e softwares;
  • A utilização de serviços gerenciados;
  • A redução do impacto downstream de suas workloads em nuvem. 

A partir desses pontos, a AWS acredita que é possível reduzir o impacto ambiental do ambiente em cloud e garantir uma estrutura totalmente otimizada, eficiente, segura e sustentável. 

É importante notar, que além do apelo ESG e o intuito de colaborar com o coletivo de nosso planeta, a aplicação práticas sustentáveis, traz com ela a redução de custo, já que serviços mais sustentáveis em nuvem, são também mais barato. São mais baratos pela eficiência energética é claro, mas também devido às políticas de redução de missão de carbono, e o conceito de crédito de carbono que faz com que governos incentivem em empresas que reduzem a emissão de carbono.


O comprometimento da Darede com a Sustentabilidade

A Darede segue um sólido empenho em impulsionar a sustentabilidade por meio do desenvolvimento de seus produtos e profissionais, incluindo no seu roadmap de desenvolvimento de médio e longo prazo, com ações incluindo:

  • Treinamento de seus colaboradores nas melhores práticas de acordo com os princípios do Well-Architected.
  • Desenvolvimento de ofertas de serviços em operações com foco em otimização do consumo de recursos, e redução do consumo energético e das emissões de carbono.
  • Conscientização dos clientes sobre os seus workloads e como é possível otimizá-los para uma direção mais eficiente, tanto financeiramente quanto energeticamente.

Assim, a Darede reafirma seu compromisso em liderar a transformação para um futuro mais sustentável, impactando positivamente tanto seus clientes quanto o meio ambiente.

A Darede é o primeiro (e ainda único) parceiro da AWS é habilitada com “Parceiro Diferenciado de Well-Arcihtected”, esse selo foi em função da prática constante do método da AWS de boas práticas de uso de nuvem.

foto-flavio-rescia-dias
Flavio Rescia Dias CTO & Co-Fundador da Darede
flavio.rescia@darede.com.br

Atuando desde 2006 no mercado de tecnologia, Flávio Rescia é um dos fundadores da Darede, empresa de consultoria de serviços de TI, na qual atua como CTO. Ele possui diversas especializações no setor, sendo a última a Certificação AWS Solutions Architect - Professional.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Arquitetura Docker

Por Thiago Marques O pai ta on!! Até agora entendemos o que é um container, como o Docker funciona sob esse modelo e como utilizar

O que é o AWS DMS?

O que é AWS Database Migration Service (DMS)?  O AWS Database Migration Service (AWS DMS) é um serviço gerenciado da Amazon Web Services (AWS) que

DevOps

Por Cassius Oliveira Muitos pensam que essa é uma das maiores novidades no mundo da TI, outros já afirmam que é algo que sempre aconteceu

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações