Quer aprender sobre esta ferramenta de Banco de Dados não-relacional, como ela funciona e como poder instalar em qualquer sistema operacional e provedor de nuvem? Acompanhe sobre MongoDB

09/09/2022
Por Kauê Fernandes Braz

O que é o MongoDB?

O MongoDB é uma ferramenta Open-Source de Banco de Dados não-relacional escrito na linguagem C++, sendo um exemplo de Banco de Dados orientado a documentos. Esse é, sem dúvida, o mais usado no mercado na lista dos NoSQL, oferecendo diversas vantagens de utilização.

Quais são as vantagens de usar MongoDB

Compatibilidade com linguagens – O MongoDB pode ser utilizado com diversas linguagens de programação. Alguns de seus exemplos são:
.NET;
NodeJS;
Java;
Perl;
PHP;
Python;
Ruby;
C#.

Facilidade – Os documentos no MongoDB são parecidos com a linguagem JSON, tornando fácil o gerenciamento e além de apresentar uma linguagem de busca muito boa para classificação e filtragem de dados.

Integração com a Nuvem – O MongoDB disponibiliza o ATLAS, serviço que tem disponibilidade para as principais plataformas de serviços em cloud, como o Amazon Web Services (AWS), Google Cloud e Microsoft Azure. Também temos a possibilidades de utilizarmos o AWS DocumentDB, o banco de dados NoSQL gerenciado pela AWS bem parecido com o MongoDB.

Performance – É possível gerenciar uma grande massa de dados utilizados, pois apresenta Schema flexível comparados aos bancos de dados relacionais.

Como instalar?

É necessário realizar o entendimento do seu cenário para definir qual o tipo de instalação será utilizado para suportar o seu negócio. Será necessária uma instalação utilizando IaaS? Ou uma instalação utilizando SaaS? Tudo depende do nível de criticidade e SLA das suas aplicações.
No site de download do MongoDB é possível escolher qual o tipo de Deploy é melhor para você utilizar, com algumas opções para sua melhor adequação, conforme suas necessidades. Feito isso, colocar o sistema operacional que deseja baixar e o formato.

Como instalar no Linux?

Dentro da AWS é possível realizar a criação de uma máquina com sistema operacional, onde podemos realizar nossas aplicações. Desta forma, iremos criar uma EC2 Linux onde realizaremos a instalação dos pacotes de MongoDB.
Confira como criar uma instância Linux na documentação da AWS!

Vamos usar de exemplo uma instância Ubuntu 20.04: é possível conectar a ela através do AWS Systems Manager; nele é possível acessar a CLI de nossa instância para realizar suas devidas instalações.

Primeiramente, iremos baixar atualizações e informações dos pacotes de todas as fontes configurados.

Feito isso, iremos mudar para o usuário root e mudar o caminho para /home/ubuntu/. Em seguida, importaremos uma chave GPG do MongoDB, uma chave encriptada que somente o receptor tem acesso aos dados, feito de maneira segura.

Comando da chave GPG

wget -qO – https://www.mongodb.org/static/pgp/server-4.4.asc | sudo apt-key add –

Após isso, criaremos uma list file para o MongoDB (este comando funcionará somente em versões Ubuntu 20.04 ou posterior).

Agora atualizaremos a lista de pacotes a serem instalados na máquina e então usaremos o comando para instalar o MongoDB.

Agora iniciaremos o MongoDB e verificaremos seu status, se está ativo.

Então, será necessário permitir a inicialização do MongoDB junto ao sistema e rodar o Mongo Shell e assim estará pronto para inserir dados.

Um exemplo dessa inserção de dados é colocando informações de um usuário, conforme a imagem abaixo:

Para consultar esses dados é possível fazer uma pesquisa desta forma:

Será consultado dados com username “kauebraz123” e mostradas todas as informações relacionadas a ele. Este é somente um exemplo de diversas ações que podem ser feitas dentro do MongoDB, uma ferramenta que, por sua flexibilidade da estruturação, torna mais fácil a escalabilidade e inserção de dados. Isto vem garantindo o crescimento de usuários de MongoDB.

* O Darede Academy é uma iniciativa da Darede que busca capacitar novos talentos do mundo da tecnologia da informação e colocá-los no mercado de trabalho. Os participantes do Darede Academy participam do programa de estágio da empresa e foram incentivados a escrever artigos técnicos de estilo informativo sobre o mundo da cloud computing.

foto-academy-darede

Darede Academy
Kauê Fernandes Braz

Mentor: Ricardo Lemos
ricardo.lemos@darede.com.br

Equipe de novos talentos do mundo da TI que estão sendo preparados para os desafios da profissão.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça o Microsoft Power Platform

Entenda de forma prática e simplificada como o Microsoft Power Platform pode auxiliar sua empresa! O Microsoft Power Platform é uma plataforma de negócios que

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações