banner-blog-novidades-aws-outros-temas-julho-1

Novidades da AWS – Outros temas: 5 de junho a 5 de julho

Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

12/07/2022
Por Ricardo Gulias
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre temas variados!

Cloud Financial Managment

AWS Budgets – Melhorias na UI

A AWS apresentou uma alteração no painel do AWS Budgets, que trouxe uma melhoria para o usuário com a divisão do painel que traz os detalhes dos orçamentos e funções de filtragem de alertas, sendo possível identificar rapidamente limites de alertas excedidos e as pessoas que devem ser avisadas.
Com isso acabamos economizando tempo na hora de analisar o desempenho dos orçamentos usando controles de navegação para selecionar o orçamento anterior ou o próximo, além de ser possível visualizar o histórico de orçamentos selecionando-os ao mesmo tempo.

AWS Bills – Nova página inicial

O AWS Bills apresentou uma interface remodelada, facilitando o entendimento das despesas. Este novo design traz novas visualizações referentes às economias e impostos, além de recursos de classificação e filtragem que foram melhorados. Com esta alteração fica mais fácil entender os valores de uso, preços e descontos que fazem parte da cobrança da AWS. Os usuários do AWS Organizations podem visualizar cobranças agregadas por organização ou conta-membro.

Business Application

Amazon Chime SDK – Suporte de até 100 streams de vídeo de webcam

O Amazon Chime SDK agora aceita até 100 streams de vídeo de webcam por sessão de WebRTC e para habilitar é necessário solicitar um aumento de cotas de serviços “Streams de vídeo simultâneos do Amazon Chime SDK publicados por reunião”.
Apenas para contextualizar o Amazon Chime SDK permite que os desenvolvedores adicionem compartilhamento inteligente de áudio, vídeo e tela em tempo real a aplicativos web e móveis e cada aplicativo cliente pode selecionar até 25 streams de vídeo de webcam para exibição, o que permite que os desenvolvedores criem melhores experiências de vídeo para cada usuário.

Internet of Things

AWS IoT ExpressLink – Disponível para produção

A AWS anunciou a disponibilidade geral de módulos de conectividade de hardware baseados no AWS IoT ExpressLink que facilitam a conectividade com a AWS.
Estes módulos foram desenvolvidos e oferecidos por parceiros da AWS como Espressif, Infineon e u-blox.
A integração destes módulos em fio ao projeto de hardware acaba acelerando o desenvolvimento de produtos de IoT, incluindo produtos ao consumidor e sensores e controladores industriais e agrícolas.

AWS IoT Greengrass – Suporte a MQTT v5

O AWS IoT Greengrass é um serviço de nuvem e tempo de execução de borda da Internet das Coisas (IoT) que ajuda os clientes a criar, implantar e gerenciar software de dispositivos.
Foi anunciado o lançamento da versão 2.6 que adicionou suporte à borda para o MQTT versão 5 que é uma especificação entre dispositivos atualizada que inclui melhorias de recursos adicionais em relação ao protocolo MQTT versão 3.1.1, além disso o AWS IoT Greengrass v2.6 adiciona seus outros recursos e aprimoramentos. Na página do produto é possível consultar o guia do desenvolvedor atualizado e a tabela de regiões que suportam o AWS IoT Greengrass.

Managment & Governance

AWS Service Catalog – Suporte a aplicativos para várias contas

Agora é possível compartilhar aplicativos no AWS Organization o que permite que contas de destinatários associem recursos locais a estes aplicativos o que na prática permite trabalhar com um único repositório de aplicativos e metadados.

Primeiro é preciso ativar o RAM – AWS Resource Access Manager no AWS Organization que é um serviço que permite que o compartilhamento com facilidade e segurança, recursos AWS com várias contas e depois podemos utilizá-lo para compartilhar os aplicativos.

Para gerenciar recursos de aplicativos, o AppRegistry cria e mantém um AWS Resource Group em cada conta em que o aplicativo compartilhado tem recursos. Nessas contas, você pode navegar do AppRegistry para o AWS Systems Manager Application Manager e visualizar recursos dos aplicativos, monitorar o status operacional e de conformidade dos aplicativos, visualizar itens operacionais e executar runbooks em pilhas de aplicativos ou recursos individuais.

AWS Systems Manager – Suporte a aplicação de patches do Windows Server 2022 e de sistemas operacionais Linux

Agora o gerenciador de patches do AWS System Manager ajuda na implantação de patches para Windows Server 2022 e outros sistemas operacionais Linux “Rocky Linux versões 8.4 e 8.5, o CentOS Stream 8 e o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) versões 8.4 e 8.5”.

AWS Config – Suporte a 15 novos tipos de recursos

Com esta novidade o AWS Config passa a ter suporte a mais 15 novos tipos de recursos, sendo possível monitorar dados de configuração e sua evolução com o tempo.
Dentre os novos tipos de recursos, estão o Amazon SageMaker, Elastic Load Balancing, AWS Batch, AWS Step Functions, AWS Identity and Access Management Access Analyzer, Amazon WorkSpaces, Amazon Route 53 Resolver, Amazon Managed Streaming for Apache Kafka e AWS Database Migration Service.

AWS Well-Architected tool – Integração ao AWS Organizations

O AWS Well-Architected Tool agora se integra ao AWS Organizations, permitindo o compartilhamento de lentes personalizadas e workloads de forma mais ampla em toda a organização, o que na prática promove a colaboração entre equipes poupando tempo e escalando para um público mais amplo e ainda permite controlar melhor o acesso.

AWS Well-Architected Tool – Novos recursos

Agora o AWS Well-Architected Tool permite que o usuário visualize conteúdo de lentes personalizadas antes da publicação, adicionem URLs de recursos úteis e planos de melhoria, e usem tags para atribuir metadados a lentes personalizadas.
As lentes personalizadas permitem criar conteúdo de acordo com essas práticas recomendadas. Em uma lente personalizada, os clientes podem criar seus próprios pilares, perguntas, práticas recomendadas, recursos úteis e planos de melhoria e depois compartilhar estes recursos com outras contas do AWS Organization para avaliação da consistência dos workloads, dentre outros aprimoramentos.

AWS CloudFormation StackSets – Novos recursos

Agora é possível direcionar ou ignorar a implantação um conjunto de pilha em contas selecionadas da AWS numa (OU) Organization Unit com uma única operação.

Migration

AWS Transfer Family – Novas opções de configuração

Agora os clientes do AWS Transfer Family podem ignorar o comando SETSTAT e personalizar como querem processar a retomada de sessões de TLS o que pode ajudar a melhorar a segurança e a performance, permitindo que os Clients reutilizem conexões de TLS negociadas recentemente.

AWS Elastic Disaster Recovery- Disponível em 12 novas regiões

Agora o AWS Elastic Disaster Recovery (DRS) está disponível em 12 regiões adicionais, incluindo América do Sul (São Paulo).

Storage

AWS Backup Audit Manager – Novo controle de auditoria

Agora o AWS Backup Audit Manager possui um controle que pode ser usado para auditar e relatar os objetivos de ponto de recuperação (RPOs) de backups e com isso já é possível especificar quais são estes objetivos e avaliar se estão em conformidade. Uma vez ativo o controle é executado automaticamente todos os dias para monitorar os RPOs de acordo com as políticas de proteção de dados, gerando alertas para que ações corretivas sejam tomadas, sendo possível ainda gerar relatórios para auditoria de acordo com os requisitos regulatórios específicos do setor que você definiu.

Quer saber as últimas novidades da AWS? Leia nosso blog!

E acompanhe toda segunda-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da AWS.

foto-ricardo-gulias

Ricardo Gulias
Technical Account Manager – TAM
ricardo.gulias@darede.com.br

Atuando há mais de 20 anos no mercado de tecnologia, Ricardo Gulias possui grande experiência nas mais diversas soluções tecnologias, além de passar nas maiores empresas do setor. Ele coleciona diversas certificações como prova do seu conhecimento

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Windows Custom Image na AWS

Entenda como prepara uma imagem Windows personalizada na AWS de forma prática! Nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova explica!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações