+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Amazon Workspaces

Solução Home Office – Amazon Wokspaces

O uso da VPN (Virtual Private Cloud) vem cada vez mais se popularizando no país, assim como o Home Office e os usuários remotos.
Esse artigo tem como foco empresas que utilizam o serviço web da Amazon, uma vez que a plataforma tem disponível a, solução DaaS na nuvem da AWS. Isso mesmo! Um serviço que entrega desktops totalmente acessíveis de qualquer lugar, desde que o dispositivo tenha conexão com a internet, seja ele um tablet, laptop ou até mesmo um smartphone.
Estamos falando das Amazon Workspaces, então, vamos imaginar um cenário muito comum nos dias atuais, digamos que devido toda a paralização por conta do COVID-19, sua empresa teve que enviar seus funcionários para trabalhar de casa, no entanto, eles não utilizam laptops,mas sim, computadores de mesa, dessa forma, se torna inviável levá-los para casa não é?
Com essa tecnologia, é possível provisionar Desktops na nuvem para que os colaboradores possam acessar a AWS através dessa máquina, seja ela Windows ou Linux. As workspaces rodam dentro de uma VPC na AWS, visto isso, o ideal é que haja também uma vpn Site-to-Site entre essa VPC e o ambiente On Premises da Empresa, assim, através dos desktops virtuais, também será possível acessar recursos internos como sistemas ou servidores que rodam no escritório.
Com o propósito de simplificar o gerenciamento de dezenas, centenas, ou até milhares de Desktops virtuais, também é possível utilizar o Amazon AD Connector, para que os usuários possam acessar apenas suas respectivas máquinas através de seus usuários provisionados dentro do AD da empresa, elevando a segurança das máquinas, GPO para limitar acessos, assim como no escritório. A Workspace é integrada com o Amazon KMS, sendo assim, todo e qualquer acesso ao volume persistente passa por uma camada de criptografia, paralelo a isso, nenhum dado do usuário é armazenado no dispositivo de acesso, viabilizando a segurança da informação.

Como último tópico, iremos abordar o custo, como tudo em cloud, esse serviço também se encaixa como On demand, ou seja, a
empresa pagará apenas o utilizado de recursos nas workspaces, uma vez que se o usuário irá trabalhar apenas em horário comercial, porque eu devo pagar um recurso que fica full-time? Não faz muito sentido, não é?
Assim, os custos são reduzidos a ponto de não haver a necessidade da compra de hardware , podendo entregar uma solução compatível com outros serviços, altamente disponível, totalmente gerenciável, facilmente escalável, seja escalabilidade de quantidade de Desktops ou de recursos computacionais, onde há segurança nos dados e redução de custos, tudo isso na nuvem.
Leia mais sobre home office em nosso blog!