CASES

Criado pelo grupo Bild e Vitta, de Ribeirão Preto (SP), para ser um aplicativo para corretores de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e loteadoras, o sistema batizado de SIS, teve um grande impulso em 2020 após migrar a solução para a nuvem da Amazon Web Services (AWS).

Segundo Diogo Turra, gerente de TI do grupo, em 2016, ele começou a  construir área de infraestrutura de TI, que antes contava apenas com um funcionário e o sistema de CRM proprietário, hospedado num servidor em uma sala da organização, que logo foi duplicado e hospedado num rack em um data center contratado.

“Mas mesmo com essa mudança, o sistema apresentava problemas de queda,  disponibilidade, não performava, era lento, pois não estava muito bem estruturado, ficava muito caro, acabando a trazer problemas para a área comercial no momento da venda, gerando perda de oportunidades para os corretores”, explica Turra.

Depois de contratar a Darede, parceira da AWS, o projeto foi redefinido com início de toda a modernização e otimização da arquitetura, o que deixou o sistema muito mais escalável. “Ele ganhou muito em performance, teve 45% de redução de custos, o “time” dele fincou muito mais confiável, deixou de ter quedas e passou ao ano passado ileso, com zero quedas”.

A modernização do ambiente de TI da Bild e Vitta incluiu o uso de serviços no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2),  Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), banco de dados Amazon Aurora, Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), além de ferramentas de governança e desenvolvimento.

Depois dessa migração, o grupo Bild e Vitta criou uma área de inovação que se tornou numa fonte de receita para o grupo, pois agora ele vende a solução para o mercado no modelo SaaS e white label . O SIS sofreu uma grande evolução para se transformar na ferramenta denominada Modular,  uma solução de CRM que agrupou uma série de aplicações para gerenciar o relacionamento com os compradores de imóveis, assistência técnica da obra, portal de atendimento ao cliente, de atendimento do parceiro, entre outros recursos. Ele pode ser acessado por qualquer canal ou dispositivo móvel.

“Temos uma grande experiência no setor de construção civil.  Nossa organização foi a primeira  construtora no Brasil que na pandemia usou assinatura digital no processo de compra e venda, do princípio ao fim, enfatiza Turra, acrescentando que “o Modular pode ser usado como SaaS ou adquirido no  modelo white label, onde o cliente coloca sua marca própria para atender seus clientes”.

A área de inovação também está desenvolvendo iniciativas com uso de IoT e IA para pós-entrega da obra, como por exemplo, um sensor que pode prever a falta de água e um aplicativo para controlar os gastos de energia do imóvel.

O grupo tem também um projeto avançado para modernizar sua estrutura de dados em geral, criando um Núcleo de Dados, com 4 pilares: financeiro, comercial, pessoas e engenharia. O objetivo é modernizar o consumo de dados da empresa e paralelamente aprimorar a gestão e a tomada de decisão rápida com informações de qualidade.

As construtoras Bild e a Vitta estão presentes atualmente em 3 estados, em 24 cidades, com mais de 100 empreendimentos e em torno de 3.200 funcionários. Na equipe de TI são 30 pessoas diretas e mais 100 indiretas, incluído a área de inovação.  No grupo também nasceram empresas que atendem com suas soluções todo o ecossistema em que estão atuando, como a Fele, correspondente bancário digital para facilitar o acesso ao crédito; Fegik e Foz para atuar em investimentos; Veraz, uma corretora de seguros e Terre, voltada para o urbanismo. O grupo também está investindo na internacionalização, abrindo uma empresa nos Estados Unidos.

CONHEÇA OUTROS CASES

Veja o trabalho da Darede no Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, Aprofem. Confira como a Darede adotou as boas práticas de TI no sindicato.

Veja a atuação da Darede ma construtora Tenda!

Desde a sua fundação, em 1984, o Grupo Master tem assumido uma posição de pioneirismo no lançamento de produtos e antecipação de tendências, mantendo-se na vanguarda do

Com a finalidade de suportar a quantidade de acessos em suas campanhas publicitárias, a YPÊ requisitou os serviços da Darede. Veja como foi!

Confira a ação da Darede no Grupo Jacto na modernização de seus ambientes na nuvem AWS, assim garantindo mais segurança e produtividade.

Acompanhe a atuação da Darede ao implementar uma estrutura em cloud na Engie! Um projeto que proporcionou um ambiente mais produtivo para a empresa.

Da área financeira de atuação comum, o Grupo GCB passou a buscar escalabilidade e inovação, através do uso intensivo de tecnologia e fortalecendo a parceria da AWS. Hoje, conta com um motor de originação e distribuição de crédito 100% digital que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Entenda o trabalho da Darede na MIrae Asset ao atualizar o ambiente para alcançar o melhor custo benefício do uso do Microsoft Exchange Server.

A Darede atuou na Escola Infantil Pingo de Gente para hospedar o site institucional da escola na nuvem AWS. Confira como foi esse trabalho!

Sobre a Tenda A Tenda é uma construtora com mais de 50 anos, focada na construção civil para famílias de baixa renda. Está listada na

Grupo Bild e Vitta desenvolve aplicativo em nuvem AWS para dar mais eficiência ao trabalho dos corretores imobiliários

Confira o trabalho da Darede na Proxer Telecom. Veja como foi possível atender todos os desafios propostos pela empresa!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações