CASES

A Tok&Stok é uma varejista de móveis de alto padrão de qualidade. Fundada em 1978 no Brasil a Tok&Stok conta hoje com 54 lojas e 5 quiosques em 33 cidades de 20 estados brasileiros.

O Desafio

A estrutura atual da aplicação CGWeb (sistema de frente de caixa), consistia em 2 data centers, e clusters VMware que garantiam a estratégia atual de Produção e Disaster Recovery (DR).Cerca de 15 dias antes do início do “Black November”, maior evento promocional da Tok&Stok no ano, a TripleS, parceiro AWS que trabalhava em um estudo para migração para VMware on Cloud, foi apresentada a um novo desafio. Devido à grande demanda neste período, foi solicitado um terceiro DR, para garantir a continuidade do negócio durante o evento, que ocorreu durante todo o mês de novembro.

Por causa da natureza do projeto e a necessidade de uso de serviços Cloud Native, a Darede, parceiro Advanced AWS foi convidada a integrar o projeto devido suas habilidades complementares.

Resultado

Em 20 dias foi possível ter o ambiente de Disaster Recovery na AWS, com todos os pré-requisitos atendidos e pronto para rodar a primeira loja de testes. Fizemos a integração do ambiente com toda conectividade necessária com o ambiente on-Premise.

Em testes de carga, a aplicação conseguiu suportar um número superior de acessos, sem apresentar falha. Porém com o uso de Auto Escalabilidade, esse limite certamente será maior que o testado.

O primeiro teste prático foi feito com a virada para a nova plataforma, os resultados foram muito satisfatórios, uma vez que o sistema ficou mais rápido que a versão anterior.

Dessa forma veio a ordem da diretoria para virada de todas as lojas para nossa nova estrutura na AWS, usando serviços como EKS, RDS, DirectConnect, Transit Gateway e VPC. Assim o ambiente se mantém. Buscamos a todo momento melhorias, implementado novas funcionalidades desde então.

Como resultado o projeto atualizou um ambiente que tinha um limite de 120 negociações por minuto, chegando a 180 no final de semana da mudança.

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Imersa no dia a dia das escolas e com ajuda de gestores, a WPensar encontrou no ambiente da gestão escolar um cenário de elevada inadimplência, forte demanda de atividades manuais, e falta de gestão profissional. A empresa observou também uma forte carência nas comunicações entre escola, aluno e família, observados em reuniões dos pais sempre vazias. Para resolver problemas nos dois cenários, a WPensar trabalha com dois produtos: o sistema de gestão escolar, desenvolvido pela própria empresa que permite ao gestor pedagógico mais controle e visão gerencial e estratégica dos negócios; a empresa também possui a agenda digital, na qual possui uma integração por API com sua mantenedora, e melhora a comunicação entre pais e alunos, colocando a instituição de ensino como referência na adoção de tecnologias. O DESAFIO Com o objetivo de aliar o sucesso do produto e consequentemente o rápido crescimento de suas vendas, o projeto exigia que a WPensar tivesse uma infraestrutura escalável e elástica para que os custos estivessem otimizados e alinhados à variação de consumo das aplicações. Além disso era necessário adicionar resiliência ao ambiente tornando-o tolerante a falhas de data centers, com maior custo benefício adequando seus recursos conforme a necessidade, já que o negócio possui demanda variável sendo diferente em fins de semana, e períodos de férias. Por fim, era necessário também construir uma esteira de CI/CD para agilizar as implementações do time de desenvolvimento. RESULTADO Devido às condições de sazonalidade do negócio, e as recentes situações impostas pela pandemia de Covid-19, com auxílio da Darede, a aplicação foi remodelada de forma que a implementação dos mecanismos de AutoScaling fossem possíveis. Assim, foi possível construir a infraestrutura com servidores auto escaláveis, bancos de dados em serviço gerenciado do RDS Aurora e rotinas de arquivamento de dados no S3 que fazem uso das devidas classes de armazenamento (Standard, Infrequent Access e Glacier). Para garantir a resiliência foi utilizado o Elastic Load Balancer e os recursos foram distribuídos em diferentes Zonas de Disponibilidade da AWS. O S3 foi utilizado para servir conteúdos estáticos, bem como para o Code Deploy, que por sua vez integra um ambiente de CI/CD que aproveita o BitBucket já utilizado como repositório pelo time de desenvolvimento, somado a um Jenkins. Isso possibilitou entregas mais ágeis e sem downtimes. Nesta solução temos em destaque os seguintes serviços e features da AWS: EC2 RDS Multi-AZ AutoScaling Application Load Balancer Route53 Code Deploy S3

Acompanhe a ação da Darede na FutebolCard em sua jornada para a AWS!

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