Ir para o conteúdo
  • Empresa
    • SOBRE NÓS
    • TRABALHE CONOSCO
  • Soluções
    CONSULTORIA CLOUD
    • GET STARTED
    • DESIGN
    • IMPLANTAÇÃO
    MIGRAÇÃO
    SQUAD AS A SERVICE
    WELL ARCHITECTED
    SEGURANÇA E COMPLIANCE
    • ASSESSMENT DE VULNERABILIDADE
    • CENTRO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA (SOC)
    • ASSESSMENT LGPD
    • UTM - GERENCIAMENTO UNIFICADO DE AMEAÇAS
    BIG DATA & MACHINE LEARNING
    • Analytics
    • AI/ML
    SERVIÇOS GERENCIADOS
    • MONITORAMENTO E SUPORTE 24X7
    • DAREDE MSP
    • GERENCIAMENTO DEVOPS
    • GERENCIAMENTO DEVSECOPS
    • GERENCIAMENTO FINOPS
    • GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS
    • GERENCIAMENTO DE PABX IP
    • LICENCIAMENTO DE SOFTWARE
    COMPETÊNCIAS AWS
    • AWS CLOUD FRONT
    • AWS AURORA
    • AMAZON RDS
    • DEVOPS
    • MICROSOFT WORKLOADS
    • MIGRATION
    • PUBLIC SECTOR
    • PUBLIC SECTOR NPO
    • PUBLIC SECTOR EDUCATION
    • WELL ARCHITECTED
    • VMWARE CLOUD ON AWS
    • API GATEWAY
    • LAMBDA
    • NETWORKING ON AWS
    • FINANCIAL SERVICES
  • Cases
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Canal Compliance
  • Seja Parceiro Autorizado

CASES

O último estudo do Itaú BBA diz que o futebol brasileiro faturou 52 bilhões de reais. De olho nesse mercado, foi criada em 2006 a FutebolCard, empresa que revolucionou o sistema de venda on-line de ingressos de jogos integrando o sistema de catracas em estádios brasileiros.

 Segundo Bruno Dias, Chief Marketing Officer – CMO da empresa, o número está subestimado, e que o potencial de mercado é muitas vezes maior, mas que ainda precisa passar pelo processo de transformação digital para propiciar melhor experiência aos torcedores brasileiros.

A empresa operou, só no último ano, cerca de mil jogos do calendário brasileiro, comercializando mais de 6 milhões de ingressos, trabalhando com mais de 40 clubes, oferecendo diversos serviços, como programas de sócio torcedor, e-commerce de produtos esportivos, planos de telemedicina, streaming com conteúdo de Futebol, além de parcerias com federações e competições.

 Dias explica que a média de público nos jogos é de 6.900 torcedores, e, portanto, oferece muita oportunidade de crescimento. “A gente sabe que, por exemplo, a média do Ceará no estádio do Castelão está perto de 30 mil pessoas, mas o limite de público é de 55 mil torcedores. Isso comprova que ainda existe muito potencial para se ampliar as vendas de ingressos”, avalia o executivo.

No último ano, a FutebolCard foi a responsável pela venda dos 70 mil ingressos para a partida de despedida da seleção brasileira no Maracanã, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Outra iniciativa de sucesso foi o programa de sócio-torcedor Avanti, do Palmeiras, que saiu de zero e chegou a 123 mil sócios, por ocasião do lançamento do Allianz Parque.

Inovação

A FutebolCard desenvolveu uma tecnologia própria para leitura de cartões de crédito e débito pelas catracas, a PassFirst, que contou com apoio inicial da Visa. Essa solução está disponível em grandes estádios, como Maracanã, Morumbi e Mineirão. “Levamos essa tecnologia para todo o Brasil. Hoje, temos clientes de Santa Catarina até o Maranhão”, explica Dias.

Para proporcionar melhor relacionamento dos torcedores e resultados financeiros para os clubes, a FutebolCard desenvolve projetos de afinidade, como por exemplo o programa de sócio-torcedor Mais Fiel do Nordeste, do Náutico, que levou em conta a localização da moradia das pessoas e o poder aquisitivo, o que trouxe aumento no preço médio dos ingressos.

“Estamos desenvolvendo diferentes projetos inovadores para garantir a satisfação do consumidor final, agregando valor às marcas dos clubes, motivo pelo qual precisamos contar com uma nuvem robusta e escalável como da AWS para dar suporte ao nosso crescimento”, enfatiza Dias.

Modernização na nuvem AWS

Durante a pandemia, período no qual os jogos aconteceram de portões fechados, sem a presença do público, a FutebolCard reavaliou alguns pontos do mercado e do próprio modelo de negócio, aproveitando para aperfeiçoar a infraestrutura e suporte da empresa.

 

Assim, quando a volta gradual dos torcedores foi permitida por órgãos públicos, a empresa estava pronta para atender à demanda reprimida.

 

“Havia uma dúvida se o processamento iria suportar a demanda que teríamos pela frente, mas conseguimos executar o sistema de fila com suporte do nosso fornecedor de DNS, o que ajudou a administrar esse período de grande venda”, relembra o coordenador de infraestrutura Cloud & DevOps da empresa, Caio Ramos.

 

Nesse processo foi fundamental a contratação dos serviços de nuvem da AWS, como o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), o AWS CloudFront que é um CDN (Content Delivery Network ou Rede de entrega de conteúdo), AWS WAF (Web Application Firewall), bem como Amazon EC2 Auto Scaling utilizando assim todo o potencial de disponibilidade e escalabilidade da nuvem. Em paralelo com a montagem de estrutura, o apoio do parceiro Darede – Premiere Consulting AWS Partner, permitindo a realização do assessment para a realização da migração total para a AWS.

“Evoluímos ainda mais nossa base de dados, que reúne cadastros de mais de 6 milhões de torcedores. Isso é o core do nosso negócio, muito importante para a área de marketing e conhecimento dos clubes.  Com a modernização do banco de dados, conseguimos otimizar a escalabilidade da aplicação, inclusive com redução de custos, trabalhar de uma forma automatizada e com mais segurança”, ressalta Alan Machado, DBA – Database Administrator da FutebolCard.

A empresa está em constante transformação para implementar modernidade, comodidade e segurança para o torcedor e entregando soluções práticas para clubes, competições e federações. São inúmeros projetos tecnológicos que serão lançados em breve. Ainda no campo do pioneirismo, a FutebolCard selou um acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que disponibiliza o sistema Córtex de identificação de procurados com mandados de prisão ou torcedores impedidos de entrar no estádio. Se o indivíduo tentar passar na catraca, ele é imediatamente identificado e detido. O piloto foi realizado no estádio do Maracanã na partida entre Fluminense x América-MG, com resultado positivo para a justiça brasileira, ressalta Felipe Nunes, Gerente de TI da FutebolCard.

Outro projeto que está área de inovação da FutebolCard é criação de ingressos em NFTs para jogos comemorativos, produto valioso entre torcedores e colecionadores apaixonados por times de futebol, complementa Felipe.

CONHEÇA OUTROS CASES

Confira a atuação da Darede na Zabit, e como foi possível aumentar o desempenho e a escalabilidade do ambiente da empresa.

Confira o trabalho da Darede ao atualizar toda infraestrutura da Monouso para comportar suas demandas que estavam em constante crescimento.

A Darede executou um projeto no Corinthians, com a finalidade de otimizar os custos da infraestrutura. Veja os detalhes.

Darede desenvolve o Portal OCR para a Friboi utilizando Machine Learning e IA generativa AWS! Confira.

Com a finalidade de suportar a quantidade de acessos em suas campanhas publicitárias, a YPÊ requisitou os serviços da Darede. Veja como foi!

A Darede assumiu a administração da infraestrutura da Somar Meteorologia em 2014, veja como foi a atuação da Darede na empresa!

Confira a atuação da Darede na 4Asset, um ISV, ao ajudar a empresa a comercializar seus aplicativos no AWS marketplace.

Confira a ação da Darede no Grupo Jacto na modernização de seus ambientes na nuvem AWS, assim garantindo mais segurança e produtividade.

A NEOASSIST (NEO) é uma empresa pioneira no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o atendimento Omnichannel ao cliente.

logotipo-banco-master

Veja a atuação da Darede no Banco Master ao utilizar os serviços do AWS Workspaces

Confira o trabalho da Darede na Proxer Telecom. Veja como foi possível atender todos os desafios propostos pela empresa!

Veja a atuação da Darede na Tereos no projeto de APPSTREAM 2.0 para atender a todos os requisitos da aplicação e da empresa, sem impactar na configuração e modo de funcionamento atual da aplicação.

  • Alameda Araguaia, 2044 - Bloco 1 - CJ 210/211
    06455-000 - Alphaville,
    Barueri São Paulo - Brasil
  • +55 11 3900-1010 | 3995-6919

Conecte-se conosco

  • E-books
  • Blog

Mais

  • Fale Conosco
  • Canal Compliance
  • Seja Parceiro Autorizado
  • Governança Corporativa

newsletter

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Perguntas Frequentes
© Copyright 2025 Darede à nuvem
Todos os direitos reservados | By Damidia Marketing & Conteúdo

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações

ACEITAR & FECHAR
RECUSAR