CASES

Sobre a Zabit

A Zabit é uma regtech especializada em oferecer soluções para a gestão dos processos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD). Suas soluções abrangem diversas áreas importantes para o compliance das empresas, destacando-se o monitoramento, que permite o acompanhamento de transações, customização de regras e identificação de áreas fronteiriças, case Management, que estabelece padrões para a análise e comunicação de casos de compliance, comunicação a órgãos reguladores e Gestão de Riscos de PLD, que classifica clientes com base em abordagens de risco e realiza análises periódicas. 

Desafio

Devido à natureza de seu negócio, a operação da tecnologia da Zabit conta com o apoio de uma infraestrutura fortemente baseada em grandes recursos de dados, como bancos (RDS) e conectores que permitem uma alta qualidade e velocidade de tráfego. Sendo assim, há a necessidade de manter a sua infraestrutura sempre escalável, flexível e com alta performance para indexar e pesquisar grandes volumes de dados não estruturados ou semi-estruturados, além de, claro, considerando que toda a informação está encriptada (tanto em repouso quanto em movimento). 

Porém, para que a Zabit conseguisse inovar dentro de condições tão específicas e necessárias para rodar seu negócio, ela necessitava de um parceiro MSP que não somente configurasse e operasse uma infraestrutura com necessidades tão peculiares, atuando em qualquer percalço que viesse de seu ritmo acelerado e inovador de sua equipe, como também os auxiliasse a progredir sua operação através da melhoria continua em sua infraestrutura em nuvem, para que pudessem escalar o seu negócio de maneira sustentável. A falta de um parceiro que tivesse estas características iria impedir que a Zabit focasse totalmente em seu negócio, atrasando a multiplicação de entrega de valor para o cliente durante seu crescimento. 

Por que a Darede e a AWS?

A Zabit é uma empresa que lida com grandes volumes de dados de maneira intensiva, possuindo necessidades características de quem trabalha com negócios de ponta em dados, necessitando não só de serviços com capacidades altíssimas de armazenamento, como também necessidades de processamento de grande escala. A Zabit conta com a AWS para fornecer estes recursos com a mais avançada tecnologia em bancos de dados e adereços.

 Já a Darede chega com a expertise para auxiliar na operação da infraestrutura de base, permitindo que a Zabit foque somente em inovação constante. O foco da Darede é executar um conjunto de serviços completos de MSP para a Zabit, realizando todos os tipos de requisições de serviço sob demanda para toda a sua Infraestrutura Cloud, incluindo desde redes até a gestão de instâncias. Em adição a isso, a Zabit também conta com resolução de incidentes, melhorias proativas, relatórios mensais e gestão financeira da sua cloud através da gestão de FinOps exercida pela Darede. 

Os serviços AWS utilizados são:  

  1. Amazon Elastic Compute Cloud (EC2 e EC2 Fleet)
  2. Amazon Virtual Private Cloud (VPC)
  3. AWS OpenSearch
  4. AWS Global Infrastructure
  5. Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) 

Solução

Conforme a escala de negócio vai adquirindo proporções cada vez maiores e a intensidade do tráfego de dados vai se intensificando, a demanda pela utilização de recursos mais adequados para uma operação tão intensiva aumenta, já que a configuração mais simples não estava mais atendendo a necessidade intensiva de consumo de dados com um custo-benefício adequado. Assim, foi proposto o uso do OpenSearch como o próximo passo para operar dados não estruturados em grande volume devido às suas poderosas capacidades de indexação, busca e análise de dados. Com base no Elasticsearch, o OpenSearch oferece uma infraestrutura altamente escalável e distribuída, permitindo lidar com grandes quantidades de dados de forma eficiente. Além disso, sua linguagem de consulta avançada e recursos de análise permitem que os dados sejam filtrados, agregados e visualizados de maneira flexível, permitindo que a aplicação obtenha insights valiosos a partir dos dados não estruturados.

Para executar esta melhoria, foi necessário um planejamento para a sua implementação levando em conta os fundamentos já utilizados na operação e na arquitetura. Dentre estes fundamentos, podemos destacar:

  • Arquitetura distribuída, com particionamento e armazenamento em nós 
  • Garantia de alta disponibilidade e tolerância a falhas 
  • Conformidade com as práticas internas de segurança. 
  • Escalabilidade com melhoria no custo-benefício da operação 
Esta série de requisitos está englobada na arquitetura abaixo (Imagem 1) 

Imagem 1 – Arquitetura de consumo de dados usando Open Search 

Após o desenho da arquitetura, seguiu-se para a etapa de implementação, onde criou-se o domínio e seus recursos associados, seguido das configurações dos Master e Data nodes, além de configurar em todas as AZ’s necessárias. Por fim, configurou-se uma política mais robusta de snapshots e acesso. Com toda a infraestrutura configurada, integrou-se a modificação na operação diária.

Na operação, a Darede mantém uma atenta vigília garantindo que todo o tráfego de dados seja saudável para a Zabit, não só no Cluster do OpenSearch, como também em todos os pontos de sua infraestrutura. Destacando aqui algumas práticas que utilizamos no dia a dia da operação da Zabit, que também funcionam na melhoria implementada:

  • A nível de infraestrutura, há o monitoramento contínuo da saúde dos workloads. No caso do OpenSearch, monitora-se os nodes de perto, para que estes suportem a aplicação de maneira saudável, com os ajustes necessários caso seja detectada alguma anomalia, garantindo o tráfego adequado de dados. 
  • A nível de aplicação, a equipe da Darede está de prontidão para atender quaisquer incidentes que venham a acontecer. Por se tratar de uma aplicação sigilosa, optou-se por manter estes alertas do lado do cliente.
Na questão de otimização, utilizamos frameworks robustos de FinOps, onde é regularmente verificado o dimensionamento correto da implementação, para garantir que os custos estejam aderentes com a utilização. Esta verificação também ocorre em outros recursos da infraestrutura, garantindo uma otimização de custos ponta-a-ponta.

Resultado

Os resultados foram expressivos, obtendo:

  1. Aumento de desempenho sem alterações profundas na estrutura de consultas nos bancos de dados;
  2. Escalabilidade conectada diretamente à demanda do consumo dos bancos de dados, e não mais atrelada ao tamanho específico do próprio banco;
  3. Flexibilidade para a execução de consultas mais complexas envolvendo conexões que não eram possíveis antes da implementação do Open Search;;
  4. Infraestrutura com altíssima disponibilidade, não só distribuída em múltiplas AZ’s, como também uma manutenção mais ágil.
  5. Manutenção e operação centralizada em um único serviço, reduzindo o tempo gasto saltando entre vários recursos.

Sobre o parceiro

A Darede Serviços de TI, parceira Premier AWS, é localizada em Barueri, Brasil, é uma empresa que se destaca por oferecer um serviço especializado de suporte, sustentação e consultoria especializada em AWS. Com uma equipe altamente qualificada de especialistas (os #cloudspecialists) em serviços gerenciados em nuvem, a Darede demonstra profundo conhecimento técnico e experiência em soluções AWS. Seu compromisso com a excelência no atendimento proporciona um suporte ágil e eficiente, garantindo que todas as necessidades e desafios sejam abordados prontamente.

CONHEÇA OUTROS CASES

A Darede atuou no Centro Educacional Morada do Saber para hospedar seu site institucional na nuvem AWS com um grau médio de alta disponibilidade

Veja o trabalho da Darede no Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, Aprofem. Confira como a Darede adotou as boas práticas de TI no sindicato.

A arquitetura de microsserviços é uma tendência na construção de aplicações em cloud. Veja a atuação da Darede na NEI Gaveteiro!

Grupo Bild e Vitta desenvolve aplicativo em nuvem AWS para dar mais eficiência ao trabalho dos corretores imobiliários

Acompanhe a ação da Darede na FutebolCard em sua jornada para a AWS!

Veja a atuação da Darede na Tereos no projeto de APPSTREAM 2.0 para atender a todos os requisitos da aplicação e da empresa, sem impactar na configuração e modo de funcionamento atual da aplicação.

Veja a atuação da Darede na F3 Capital.

Entenda o trabalho da Darede na MIrae Asset ao atualizar o ambiente para alcançar o melhor custo benefício do uso do Microsoft Exchange Server.

Confira o trabalho da Darede na Proxer Telecom. Veja como foi possível atender todos os desafios propostos pela empresa!

Veja a atuação da Darede na Singulare!

A Darede atuou na Escola Infantil Pingo de Gente para hospedar o site institucional da escola na nuvem AWS. Confira como foi esse trabalho!

Confira a ação da Darede no Grupo Jacto na modernização de seus ambientes na nuvem AWS, assim garantindo mais segurança e produtividade.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações