CASES

A Tenda é uma construtora com mais de 50 anos, focada na construção civil para famílias de baixa renda. Está listada na bolsa de valores de São Paulo com cerca de $1B de valor de mercado. Como todo o mercado de construção civil foi bastante afetado com a pandemia e com a guerra na Ucrânia, o aumento do preço dos materiais usados nas construções de suas unidades habitacionais gerou a necessidade de redução de custos em todas as esferas.

Desafio

As operações da Tenda tem um alto nível de complexidade devido a sua amplitude de serviços de tecnologia. Além disso, eles também necessitam do conhecimento específico de operações em tecnologias cloud, e os desafios que estas trazem, como lidar de maneira inteligente com custos e flexibilidade.

Além disso, a Tenda também necessita de uma operação robusta que siga o melhor das boas práticas trazidas pelo Well-architected no seu dia-a-dia, ou seja, é necessário manter a excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de performance, otimização de custos e sustentabilidade de maneira constante.

Trazendo para o nível especifico de infraestrutura, os workloads no ambiente da Tenda são compostos por uma larga frota de EC2. Para garantir uma operação sem percalços, é necessário que não só a infraestrutura Cloud esteja bem cuidada, como também o estado dos sistemas operacionais dentro das próprias instâncias estejam atualizados.

Porque a Darede e a AWS?

Para ter uma experiência de excelência e versátil com tecnologia que atenda todas as suas diversas demandas, a Tenda conta com a parceria da AWS e suas tecnologias de cloud. A diversidade que a AWS fornece em seus serviços permite que a Tenda consiga levar toda a sua infraestrutura para a nuvem, aproveitando todos os benefícios que este movimento traz.   

Devido ao tamanho de sua operação e infraestrutura, a Tenda conta com a Darede no dia-a-dia devido a sua expertise em tecnologias Cloud. Uma característica particular do dia-a-dia da operação é a gestão de uma vasta gama de unidades e instâncias que são necessários para operar a variedade de serviços que são necessários para executar o negócio específico da Tenda, como sistemas de controle de fornecedores a pagamentos.

Os serviços utilizados são: 

  1. Amazon Elastic Compute Cloud (EC2 e EC2 Fleet)
  2. AWS Systems Manager


Solução

Para facilitar e manter esta frota de EC2 com as últimas atualizações, a Darede decidiu trazer uma forma gerenciada, automatizada e recorrente de atualização de Sistemas Operacionais e software, reduzindo as possíveis ameaças exploradas por cibercriminosos.

Para isto, a Tenda contou com a sua equipe de MSP/CmaaS para realizar este ajuste na sua operação. Com o serviço de gerenciamento de operações e aplicações de recursos – AWS System Manager, foi possível centralizar e gerenciar a frota de instancias identificando sistemas operacionais e softwares mais instalados e as atualizações necessárias e mais recentes que deveriam ser instaladas na frota. 

Com o recurso patch manager do AWS System Manager é possível automatizar e aplicar os patches de atualizações através das fontes oficiais e/ou personalizadas em dias e horas pré-agendados de forma segura sem nenhuma intervenção do administrador que pode verificar o êxito das atualizações e logs das instalações salvos no console AWS. A forma com que foi implementada a arquitetura segue abaixo 

Resultados

Com a implementação deste processo, conseguiu-se:

  1. Atualização automática de 100% EC2 da frota de instâncias, com diversos sistemas operacionais sendo atualizados mensalmente;
  2. Redução no tempo de atualização devido à atualização automática;
  3. Garantia do compliance via SSM da frota de máquinas do ambiente;
  4. Automatização de tarefa manual e repetitivas em 100% da frota de EC2.

Estes ganhos permitiram não só uma operação mais pacífica, como também uma alocação de recursos para trabalhos de maior valor agregado.

Sobre o Parceiro

A Darede é uma empresa de consultoria de TI e soluções em nuvem brasileira, com sede em Barueri, SP. É um parceiro certificado da Amazon Web Services (AWS) e oferece uma ampla gama de serviços para ajudar as organizações a migrarem e gerenciarem suas cargas de trabalho na AWS. A empresa tem uma equipe de especialistas altamente qualificados com ampla experiência em AWS e está comprometida em fornecer aos seus clientes o melhor suporte possível para ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios. 

CONHEÇA OUTROS CASES

A Empiricus é uma longa parceira da Darede. Veja como foi o trabalho da Darede ao implementar o CloudFront na empresa.

Veja a atuação da Darede ma construtora Tenda!

Para automatizar a criação de lojas, e garantir a disponibilidade das lojas dos clientes, a Idealware buscou os serviços da Darede. Confere aí!

Acompanhe a ação da Darede na FutebolCard em sua jornada para a AWS!

A Darede assumiu a administração da infraestrutura da Somar Meteorologia em 2014, veja como foi a atuação da Darede na empresa!

Entenda o trabalho da Darede na MIrae Asset ao atualizar o ambiente para alcançar o melhor custo benefício do uso do Microsoft Exchange Server.

Confira a ação da Darede no Grupo Jacto na modernização de seus ambientes na nuvem AWS, assim garantindo mais segurança e produtividade.

Parceria entre AWS e Darede fortalece infraestrutura do Open Finance Brasil, por meio da definição de melhores práticas e arquitetura segura

Grupo Bild e Vitta desenvolve aplicativo em nuvem AWS para dar mais eficiência ao trabalho dos corretores imobiliários

Com a finalidade de suportar a quantidade de acessos em suas campanhas publicitárias, a YPÊ requisitou os serviços da Darede. Veja como foi!

A arquitetura de microsserviços é uma tendência na construção de aplicações em cloud. Veja a atuação da Darede na NEI Gaveteiro!

Acompanhe a atuação da Darede ao implementar uma estrutura em cloud na Engie! Um projeto que proporcionou um ambiente mais produtivo para a empresa.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações