Entenda de forma prática e simplificada como a governança pode auxiliar sua empresa a aumentar a produtividade

Por Gabriel Fiuza

O termo “Governança” vem do ato de governar por meio de uma gestão. O gestor deve garantir as estratégias e decisões mais adequadas para a geração de resultados.

Garantindo uma boa gestão dos processos, haverá muitos ganhos para a área e para a empresa, como:

– Ganho de produtividade;
– Estratégia organizacional;
– Simplificar, agilizar e flexibilizar as atividades;
– Melhora na tomada de decisão;
– Aplicação de abordagens inovadoras;
– Redução de custos;
– Gestão de competências.

                Para a implementação da Gestão de Processos na empresa, é fundamental que tenha um bom mapeamento de processos com: fluxogramas e a padronização (versionamento dos processos), com isso a condução das ações dos colaboradores da empresa poderá se tornar mais sólida contribuindo para a preservação da gestão do conhecimento e deve ser elaborado os indicadores e metas de desempenhos.

A área de Processos, anda lado a lado coma área de Qualidade, pois de um lado são criados os fluxos e os processos, e do outro, é garantido que aquele processo/ fluxo está sendo seguido. A partir do momento que não houver conformidade, o objetivo principal é entender a necessidade do cliente interno (área) para auxiliar e implementar melhorias para o time. Diante desse cenário, o grande objetivo de toda área de Processos e Qualidade é certificar a empresa com uma ISO 9001, o certificado de Qualidade.

Fluxograma

Um fluxograma é um diagrama que descreve o passo a passo de um processo, sistema ou algoritmo. O intuito de criar fluxos é para ser um facilitador na hora de estudar, de executar alguma atividade, se planejar, na melhora da comunicação e servirá como um documento oficial da área que poderá ser divulgado internamente para todos os colaboradores terem a ciência de como funcional tal área ou determinado processo. Existem algumas ferramentas para criar fluxos, algumas são pagas, outras não, algumas são amigáveis, e outras não, para visualizar melhor, existe um artigo com exemplos de ferramentas de fluxograma, clique neste link (link do blog das 5 Ferramentas de Fluxograma). Agora, segue abaixo um exemplo de um fluxo bem simples criado no Bizagi:

Versionamento de Processos

A gestão de documentos é uma das partes mais importantes para a conformidade de uma empresa no longo prazo. 

Cada atualização representa uma evolução pontual, chamado de versionamento de softwares, por exemplo, a mudança da versão 1.0 para uma 1.1, isso já demonstra que houve uma evolução naquele processo. O versionamento é muito importante para garantir compliance da empresa de acordo com seus serviços prestados e para gerar um histórico de evolução. É muito importante guardar as versões anteriores em uma pasta separada da versão atual.

ISO 9001

A ISO 9001, foi criada em 1987 baseada na norma britânica BS5750 (Quality Assurance), ela tem como objetivo geral melhorar e padronizar os processos das empresas, gerando uma qualidade mais eficaz e eficiente dos produtos, na gestão, na entrega de produtos/ serviços, focando na gestão estratégica da empresa. Desta forma, é possível melhorar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes.


Com o objetivo de melhorar o desempenho das organizações para o alcance de um alto nível de qualidade em suas operações, a Certificação ISO 9001 promove o cumprimento de requisitos legais e regulatórios, ajudando as empresas a enriquecerem seu nome no mercado gerando confiança para conquistar novos clientes e novas oportunidades de negociações.


 Empresas como Apple, Walmart, Dell, Samsung, Petrobrás, Embraer, Coca-Cola e Vale, por exemplo, são certificadas pelo ISO 9001:2015.

Conclusão

Ter os processos e atividades bem descritos e atualizados, é fundamental para qualquer empresa que busca o aperfeiçoamento contínuo. O maior objetivo é fazer com que as empresas se enquadrem nas novas realidades impostas pelo mercado para se manter sempre no topo, diante disso, uma certificação ISO 9001 elevará cada vez mais o nome dela, e assim ganhará mais clientes, visibilidade e reconhecimento no mercado. Por isso, é muito importante manter sempre os documentos da sua área bem atualizados, contendo as versões anteriores para ter uma linha de evolução de determinado processo e assim, como um todo, deixar a empresa em compliance, ou seja, estar em conformidade com leis, regras, normas e políticas com seus documentos.

foto-Gabriel-Fiuza
Gabriel Fiuza Governança de TI
gabriel.fiuza@darede.com.br

Gabriel Fiuza é formado em Gestão da Tecnologia da Informação e possui uma larga experiência na análise e verificação de controles internos, bem como na certificação do cumprimento de algumas normas como a LGPD eo ISO 9001:2015. Ele possui uma certificação AWS Cloud Practitioner.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações