+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da semana da AWS 07 a 11/12

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Segurança e Governança

Novo serviço — AWS Audit Manager
A AWS anunciou o AWS Audit Manager, um novo serviço que ajuda auditar de forma contínua seu ambiente AWS para simplificar a forma como você avalia o risco e a obter estratégias de compliance em conformidade com as principais leis de proteção de dados.

Networking & Compute

Nova solução — VPC Reachability Analyzer
Ao implantar arquiteturas de rede cada vez mais complexas, o tempo de resolução de problemas de conectividade de rede causados por má configuração é maior. Por isso a AWS anunciou o VPC Reachability Analyzer, uma ferramenta de diagnóstico de rede que soluciona problemas de acessibilidade entre dois pontos terminais, sendo capaz de atuar em uma ou diversas VPCs.

Amazon QuickSight — Amazon QuickSight agora suporta Amazon Elasticsearch
Com o Amazon QuickSight dashboards agora é possível visualizar os dados do Amazon Elasticsearch Service. Ou seja, os usuários da AWS podem selecionar o Amazon Elasticsearch Service como fonte de dados, selecionar o domínio de algum dado específico para analisar e começar a visualizar no QuickSight.

AWS Transit Gateway — Suporte a Internet Group Management Protocol (IGMP)
O AWS Transit Gateway tem suporte a Internet Group Management Protocol (IGMP), que simplifica o gerenciamento e deploy de aplicações em multicast. Ou seja, é possível se conectar via IGMP para trazer e replicar um streaming de dados.

Novo serviço — AWS Transit Gateway Connect
A AWS anunciou o AWS Transit Gateway Connect, um recurso do AWS Transit Gateway que permite a integração com conexão via SD-WAN, o conjunto de tecnologia que simplifica e facilita a comunicação em substituição às antigas VPN.

Amazon EC2 — Novas métricas de performance de rede
O Amazon EC2 anunciou novas métricas de performance de rede para oferecer mais visibilidade de forma que auxilie na resolução proativa de problemas de rede em um ambiente em cloud, bem como definir o tamanho correto de suas fleets de instância com base no desempenho da estrutura.

AWS Global Acelerator — Suporte a rotas customizadas
O AWS Global Acelerator anunciou o suporte a um acelerador de rotas customizadas, que permite utilizar uma própria lógica de aplicação para rotear o tráfego do usuário para um destino específico da Amazon EC2, enquanto ainda aproveita os benefícios do Global Accelerator.

Amazon Machine Images – Amazon Machine Images (AMIs) suporta tags
Assim como outros serviços da AWS, o Amazon Machine Images (AMIs), recurso do Amazon EC2 anunciou suporte a tags, ou seja, quando uma AMI é criada, ela já pode ser tagueada com as tags da instância de origem.

Amazon EMR — suporte a instâncias Graviton2
O Amazon EMR é mais um serviço que possui suporte às instâncias Graviton2 que oferecem um custo 30% menor e uma performance 15% maior.

Amazon ECS — Suporte a Circuit Braker
O Amazon ECS anunciou suporte ao circuit braker de modo que impeça seu sistema evite os ‘loops’ infinitos de API, permitindo que usuários encontrem falhas em implantações de forma rápida.

Database

Amazon Redshift — Integração nativa com parceiros AWS
O Amazon Redshift agora suporta a integração nativa com parceiros selecionados da AWS dentro do Amazon Redshift Console. Com o novo console de integração de parceiros, é possível acelerar a integração de dados onboarding e criar valiosos insights comerciais em minutos, integrando-se com soluções selecionadas de parceiros.

Amazon Redshift — Capacidade de transferir clusters entre AZs
O Amazon Redshift agora oferece a capacidade de mover um cluster do Amazon Redshift para outra AWS Availability Zone (AZ). O recurso de realocação de um cluster para outra AZ é feita em apenas uma etapa sem requerer mudanças na aplicação.

AWS Lake Formation — Anúncio de novos recursos
A AWS anunciou em preview alguns recursos do AWS Lake Formation como aceleração, transações e segurança em Row-level.

Amazon RDS for Oracle — suporta a estratégia de DR em cross-regions
O Amazon RDS for Oracle agora permite realizar uma estratégia de Disaster Recovery (DR) a partir de snapshots em cross-regions de forma automática.

AWS Code Guru — suporte a Python
A AWS anunciou que agora é possível usar o AWS CodeGuru para melhorar as aplicações escritas em Python. O recurso, ainda em preview, oferece recomendações sobre como melhorar o código Python de suas aplicações em diversas categorias.

Amazon Aurora — Amazon Aurora Serverless v1 com PostgreSQL disponível em novas regiões
O Amazon Aurora Serverless v1 PostgreSQL anunciou disponibilidade em novas regiões, são elas: Asia Pacific (Singapura), Asia Pacific (Sydney) Asia Pacific (Seul), Asia Pacific (Mumbai), Canadá (Central), Europe (Londres), Europe (Paris), e US West (N. California).

Quantum Technologies

Amazon Braket — Suporte a PennyLane
O Amazon Braket anunciou suporte a PennyLane, uma ferramenta open source que permite trabalhar com uma quantum computing híbrida.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!