cloud-e-saúde

Cloud e Saúde: A parceria que veio para ficar

A Saúde é a área que mais se beneficia dos avanços da tecnologia, e com a cloud não é diferente. Veja um artigo sobre os benefícios dessa parceria.

Um dos setores que mais acompanham os avanços da tecnologia é o da saúde. As formas de marcar consultas, ou realizar exames não são as mesmas de 10 anos atrás. E esse é um mercado que está em constante crescimento, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Global Market Insights Inc. os investimentos em cloud saltarão de US$ 20 bilhões em 2018 para US$ 55 bilhões em 2025 no setor de healthcare. E esse investimento não está relacionado apenas ao avanço e popularização da tecnologia, mas também através da capacidade da cloud computing de otimizar os sistemas e processos, bem como a redução dos custos com manutenção de espaços físicos para o armazenamento de documentos.

Cloud e Saúde: as vantagens

Apesar deste cenário otimista, ainda em nosso país há um longo caminho a se percorrer, principalmente se nos referirmos a rede de saúde pública por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. De acordo com a última pesquisa da TIC Saúde, apenas 69% das Unidades Básicas de Saúde possuem um sistema eletrônico para registro de informações dos pacientes. Com investimentos em cloud computing seria possível desenvolver uma base de dados única na qual essas informações poderiam ser acessadas em qualquer lugar. Ou seja, imagine uma situação na qual um paciente é atendido num estabelecimento hospitalar e com apenas seu CPF, esta instituição consegue identificar todo seu histórico médico, assim diminuindo seu tempo de espera e conseguindo encontrar com maior assertividade o diagnóstico.

O desafio: Coronavírus

Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19), a tecnologia em cloud entrou de vez no dia a dia de médicos e pacientes. Com os estabelecimentos hospitalares voltando totalmente suas atenções para o tratamento do vírus, a telemedicina apareceu como a opção mais viável para pessoas que precisavam de consultas de rotina durante a pandemia. E esse é um recurso que veio para ficar, uma vez que facilitaria e agilizaria atendimentos de baixa complexidade, nos quais não necessitaria obrigatoriamente o contato presencial, bem como a geração de receitas digitais.

A Darede, é empresa parceira Advanced da AWS, e oferece diversos serviços para empresas que desejam começar a usufruir dos benefícios da cloud computing, assim como aquelas que já utilizam a tecnologia e querem diminuir seus gastos e otimizar seus processos, tendo acesso às boas práticas da AWS por meio de um estudo amplo e especializado. Venha transformar sua empresa com a Darede!

Leia mais artigos sobre os benefícios do public sector em nosso blog!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Novidade da Semana – 24/08 a 04/09

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Confira as novidades das duas últimas semanas.

Kubernetes e Networking

Leandro Damascena e Flávio Rescia, explicam detalhadamente o funcionamento do VPC-CNI, a alocação de ENI/IP, além de como evitar a exaustão de IP em um cluster do Amazon EKS.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações