novidades-da-semana-05-a-09-julho

Novidades da Semana – 05 a 09 de julho

Por Ricardo Gulias

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Compute

AWS Lauch Wizard – Suporte a banco de dados HANA
O AWS Launch Wizard agora permite implantar bancos de dados HANA nas instâncias de alta memória on-demand do Amazon EC2. Recentemente anunciadas com 6, 9 e 12 TB de memória e ainda possibilitando configurar e inserir recursos da AWS para sistemas SAP HANA e Netweaver.

Amazon VPC – Suporte a identificadores de recursos e tags
O Amazon Virtual Private Cloud (VPC) agora oferece suporte a identificadores de recursos e tags para definir regras de segurança.

Amazon ECS – Novo recurso de agendamento de tarefas
Amazon ECS adicionou uma opção de configuração para agendamento de tarefas usando o EventBridge para iniciar seus aplicativos ou trabalhos, como backups ou varreduras que precisem ser executadas em intervalos regulares ou em horários específicos, sendo possível ainda acionar cargas de trabalho no Amazon ECS em resposta a eventos.

Containers

Amazon EKS – Suporte a grupo de nodes gerenciados
O Amazon EKS agora possibilita a atualização de diversos nodes em paralelo dentro do grupo de nodes gerenciados, o que facilita a execução de um cluster Kubernetes altamente disponível e seguro.

Database

Amazon RDS for Oracle – Suporte a versão 13.5 do Oracle Managment Agent (OMA) for Oracle Enterprise Manager Cloud Control 13cR5
O Amazon RDS para Oracle agora oferece suporte ao Oracle Management Agent (OMA) versão 13.5 para Oracle Enterprise Manager (OEM) Cloud Control 13c Release 5. O OEM 13c oferece ferramentas baseadas na web para monitorar e gerenciar seus bancos de dados Oracle. O Amazon RDS para Oracle instala o OMA, que então se comunica com o seu Oracle Management Service (OMS) para fornecer informações de monitoramento.

Amazon RDS for PostgreSQL – Suporte a novas versões secundárias 13.3, 12.7, 11.12, 10.17 e 9.6.22
O Amazon RDS PostgreSQL foi atualizado para oferecer suporte às versões secundárias do PostgreSQL 13.3, 12.7, 11.12, 10.17 e 9.6.22, o que ocorreu após o anúncio de atualizações do banco de dados PostegreSQL. Corrigindo vulnerabilidades de segurança e contendo correções de bugs e melhorias feitas pela comunidade.

Amazon RDS for MySQL – Suporte as versões secundárias 5.7.34, and 8.0.25
O Amazon RDS for MySQL oferece suporte às versões secundárias do MySQL 5.7.34 e 8.0.25, o que ocorreu após o anúncio de atualizações nas versões 5.7 e 8.0 do banco de dados MySQL, com o objetivo de corrigir vulnerabilidade de segurança, correções de bugs e melhorias de desempenho e novas funcionalidades adicionadas pela comunidade MySQL.

Amazon RDS for PostgreSQL – Suporte a extensão fdw do Oracle
O Amazon RDS para PostgreSQL adiciona suporte para a extensão oracle_fdw, que permite que seu banco de dados PostgreSQL se conecte e recupere dados armazenados em bancos de dados Oracle separados.

Machine Learning

Amazon Fraud Detector – Agora em compliance a PCI DSS
O Amazon Fraud Detector agora oferece suporte ao Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), que se aplica as entidades que armazenam, processam ou transmitem dados do portador do cartão ou dados de autenticação confidenciais. E agora você pode usar o Amazon Fraud Detector para cargas de trabalho sujeitas à conformidade com PCI DSS.

Amazon Fraud Detector – Lançamento do Model Variable Importance
O Amazon Fraud Detector é um serviço totalmente gerenciado que facilita identificação de atividades online potencialmente fraudulentas como criação de contas falsas ou fraude de pagamento online e agora inclui valores de importância variável de modelo com cada novo modelo de aprendizado de máquina de detecção de fraude (ML) para fornecer aos clientes mais informações sobre o desempenho de seu modelo. Em milissegundos e sem a necessidade de experiência em ML estas detecções podem ser realizadas.

Management & Governance

AWS AppConfig – Novo recurso de configuração de aplicativos hospedados em instâncias, containers entre outros
O AWS AppConfig torna mais fácil para os clientes AWS implementar rapidamente configurações de aplicativos hospedados em instâncias, contêineres, AWS Lambda, aplicativos móveis, dispositivos IoT num ambiente validado, controlado e de forma monitorada e agora podem contar com esta ferramenta para comparar quaisquer duas versões de configuração do aplicativo lado a lado no AWS AppConfig, um recurso do AWS Systems Manager, ajudando os desenvolvedores e profissionais de Devops a entender como seus dados de configuração mudaram ao longo do tempo.

AWS Systems Manager – Anúncio do Application Manager com suporte a AWS CloudFormation
A AWS anunciou um novo recurso do Application Manager, um recurso do AWS Systems Manager, que permite gerenciar e provisionar seus modelos e pilhas do AWS CloudFormation sem sair do console do Application Manager.

Migration & Transfer

AWS Application Migration Service – Disponível em novas regiões
O AWS Application Migration Service é um serviço de migrações para a AWS, que minimiza processos manuais demorados e sujeitos a erros, convertendo automaticamente seus servidores de origem de infraestrutura física, virtual e em nuvem para execução nativa na AWS, e está disponível em diversas regiões, incluindo São Paulo.

Storage

AWS Storage Gateway – Suporte a AWS Privatelink para Amazon S3 e Amazon S3 Access Points
O AWS Storage Gateway agora tem suporte ao AWS Privatelink para comunicação privada com o Amazon S3 e pontos de acesso do Amazon S3. Se você usar o Amazon S3 File Gateway para seu gateway local (VMware, Microsoft Hyper V, máquina virtual baseada em kernel do Linux (KVM) ou AWS Storage Gateway Hardware Appliance), você poderá criar uma conexão privada de seu gateway diretamente para a Amazon S3 sem a necessidade de um proxy HTTP.

End User Computing

Amazon AppStream 2.0 – Suporte a áudio e video em tempo real no browser
O Amazon AppStream 2.0 agora oferece suporte a áudio e vídeo em tempo real (AV), redirecionando continuamente a entrada de vídeo da webcam local para sessões de streaming do AppStream 2.0 usando um navegador da web, o que antes só era possível utilizando o cliente do AppStream 2.0 para Windows. Com isso os usuários podem passar a utilizar o navegador web para fazer uso da colaboração AV e aplicativos de mídia durante as sessões de streaming AppStream 2.0 e consequentemente podem se conectar utilizando dispositivos do cliente.

Network & Content Delivery

Amazon CloudFront – Novas APIs que localizam e movem domínios alternativos (CNAMEs)
O Amazon CloudFront anuncia duas novas APIs, ListConflictingAliases e AssociateAlias, que ajudam a localizar e mover nomes de domínio alternativos (CNAMEs) caso encontre o código de erro CNAMEAlreadyExists. Essas novas APIs permitem que você veja qual distribuição tem o CNAME e mova o CNAME para uma distribuição de destino, desde que a distribuição de origem esteja na mesma conta ou se a distribuição de origem em outra conta estiver desativada.

AWS PrivateLink – Redução de custos
A AWS anunciou uma redução de custos para comunicação intensiva utilizando o AWS PrivateLink, lembrando que o AWS PrivateLink permite acessar os serviços da AWS de maneira segura e escalonável, mantendo todo tráfego de rede dentro da AWS. Seguem os novos valores:

Security, Identity, & Compliance

AWS Firewall Manager – Suporte a monitoramento de rotas VPC
O AWS Firewall Manager agora permite o monitoramento central das configurações de rota para o AWS Network Firewall e a partir disso emiti alertas sobre rotas não compatíveis com sua configuração. Com isso, os clientes podem monitorar as rotas VPC para garantir que o tráfego de saída através do Internet Gateway (IGW) seja inspecionado pelo Firewall de Rede implantado pelo Firewall Manager em cada VPC e os clientes recebem um alerta sobre configurações de rotas assimétricas com sugestões para correção.

AWS Shield Advanced – Obrigação de habilitar AWS WAF logging retirada
A AWS desobrigou a habilitação do AWS WAF no AWS Shield Advanced, o que possibilita do Shield Response Team (SRT) monitorar os dados de solicitação do AWS WAF durante os eventos da camada de aplicativo da web para identificar o tráfego anômalo e ajudar a criar regras personalizadas do WAF da AWS para mitigar as fontes de tráfego ofensivas.

AWS Single Sign-On – Disponível em diversas regiões
O AWS SSO é um serviço que permite criar e gerenciar identidades de usuário no armazenamento de identidade do AWS SSO ou conectar-se facilmente à sua fonte de identidade existente, incluindo Microsoft Active Directory ou Azure Active Directory (Azure AD) que com o suporte do AWS Organization, permite que os administradores configurem e mantenham todas as permissões necessárias para suas contas automaticamente, sem exigir nenhuma configuração adicional nas contas individuais. Agora este serviço está disponível na Região de São Paulo.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana

*Revisão de Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações