banner-blog-novidadesdasemana-setembro3

Novidades da Semana – 13 a 17 de setembro

Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da semana da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

Por Matheus Moreira
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Computação:

Amazon EC2 Hibernation – Suporte a RHEL8, CentOS 8 e Fedora 34
O Amazon EC2 possui o recurso Hibernation que agora suporta as instâncias Nitro On-demand que rodam RHEL8, CentOS8 e Fedora34 em diante. A hibernação faz com que o stop da instância não faça ela reiniciar e ela recomeça de onde parou.

Amazon EC2 – Instâncias T4g e X2g com processadores Graviton2 no Aurora
O Amazon EC2 anunciou a utilização dos processadores Graviton 2 com arquitetura arm, que traz 49% de melhoria se comparados a geração anterior dos processadores x86, em instâncias do Amazon Aurora MySQL 2.09+ e 2.10+ e PostgreSQL 11.9+, 12.4+,13.3. Esta novidade também está disponível no Amazon RDS para MySQL, PostgreSQL e MariaDB

AWS CodeBuild – Suporte a instâncias ARM
O AWS CodeBuild lançou no ano passado o suporte para compilações nativas em instâncias Arm-Based (Graviton), no entanto os usuários precisavam utilizar máquinas com 8VCPUs no mínimo. A novidade é que agora elas podem ser usadas instancias com 2VCPUs, voltada para cargas de trabalho menos exigentes.

Amazon EC2 – Lançamento das instâncias VT1
O Amazon EC2 lançou as instâncias otimizadas para transcoding de vídeo. Estas podem ser usadas no EKS e ECS

Amazon RDS – Suporte a instâncias R5b para bancos de dados MySQL e PostgreSQL
O Amazon RDS anunciou suporte para as instâncias do tipo R5b inicialmente em bancos MySQL e PostgreSQL. As instâncias R5b possibilitam o aumento de até 3x I/O por segundo e 3x mais capacidade de transferência entre o seu volume.

Database

Aurora Serverless – Versão 1 com suporte a timeout para o autoscaling
O Aurora Serverless versão 1 agora suporta a configuração de timeout para autoscaling. Com base nas necessidades da sua aplicação, é possível especificar um tempo limite entre 1 e 10 minutos. Ele olha para um período de inatividade para começar um descomissionamento. Se o período definido pelo timeout for atingido, a ferramenta possibilita escolher entre permanecer na capacidade atual ou forçar a alteração da capacidade.

Amazon Redshift RSLQ – Lançamento
O Amazon Redshift RSLQ é basicamente um CLI para interagir com clusters e bancos do Redshift de forma centralizada. Com a ferramenta é possível conectar clusters ou banco de dados e a partir disso dar describe em objetos, lançar queries, além de trazer diversos tipos de resultados.

Segurança:

AWS Firewall manager – Suporte a regras de rate do WAF
O AWS Firewall Manager possibilita implantar as regras baseadas em rate do AWS WAF em diversas contas AWS, exigindo limites de solicitação por conta.

Outros

AWS Systems Manager Application – Integração com o CloudWatch Application Insights
O AWS Systems Manager Application é um serviço do AWS Systems Manager que reúne informações de operações de vários serviços da AWS para que os clientes possam investigar e corrigir problemas. E o serviço anunciou integração com o CloudWatch Application Insights, uma ferramenta que serve para configurar o monitoramento nos recursos da AWS. Com esta combinação, é possível gerar com apenas um clique o monitoramento de aplicações no console do APP Manager podendo ver todos os resumos de forma mais simplificada.

Amazon CloudWatch Application Insights – Recurso que configura automaticamente o monitoramento de saúde de aplicações.
O Amazon CloudWatch Application Insights serve para configurar o monitoramento dos recursos da AWS. E agora a ferramenta cria automaticamente algumas métricas de saúde da aplicação mesmo se ela não estiver em um Resource Group.

AWS Amplify – Novo recurso que permite utilizar comandos para executar scripts personalizados no CLI
O AWS amplify é um serviço da AWS totalmente gerenciado para hospedagem de aplicações web estáticas, a ferramenta agora permite executar scripts personalizados com “command hooks” em seu CLI como Amplify push, Amplify api gql-compile entre outros.

Amazon SES – Aumento do tamanho limite de e-mails de 10MB/30MB para 40MB
O Amazon SES aumentou o tamanho limite de e-mails para recebimento e envio. Os limites anteriores eram de 10MB para envio e 30Mb para recebimento, agora todos estão em 40MB.

Amazon Corretto 17 – Disponível para produção
O Amazon Corretto é uma distribuição gratuita, e pronta para produção do Open Java Development Kit (OpenJDK), ele é compatível com o JavaSE, além de ser usado internamente na Amazon em diversos serviços.

AWS Activate – Novo programa de ativação de Startups
A AWS anunciou uma nova oferta do AWS Activate, o Build on AWS for Startup essa feature foi projetada para ajudar startups a construir sua infraestrutura em AWS em minutos. Ele possui diversas arquiteturas de referências projetadas por especialistas AWS pensando nas melhores práticas, isso ajuda nos primeiros passos de uma Startup.
Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

DevOps

Por Cassius Oliveira Muitos pensam que essa é uma das maiores novidades no mundo da TI, outros já afirmam que é algo que sempre aconteceu

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações