Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades de Data da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

31/05/2022
Por Luana Farinazzo

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre Data!

AWS Glue – Novas APIs no Glue Studio

O AWS Glue Studio é uma ferramenta gráfica utilizada para criar, rodar e monitorar Jobs de ETL no AWS Glue, tornando acessível para quem não tem experiência de codificação no Apache Spark, e acelerando o trabalho para aqueles que tem experiência.
A novidade disponibiliza APIs para criar, ler, atualizar e deletar Jobs do Glue Studio.

Amazon Redshift – Suporte a algoritmo de aprendizagem linear

O Amazon Redshift ML traz a possibilidade de utilizar modelos de machine learning (SageMaker) nos dados armazenados no Redshfit através de comandos SQL.
Agora o Redshift ML suporta o algoritmo de aprendizado linear para resolver problemas de regressão logística e linear.
Um cenário aplicado ao nosso dia a dia é utilizar o modelo de regressão linear para realizar o planejamento de capacidade de um sistema.

AWS Glue – Suporte a autenticação SASL para Apache Kafka

O AWS Glue suporta streams de dados através do Kinesis e Kafka, aplicando transformações e cargas “in-flight” dentro de data stores para analytics e Machine Learning.
A partir de agora, a conexão do Glue ao Apache Kafka suporta SASL (Simple Authentication and Security Layer) usando SCRAM (Salted Challenge Response Authentication Mechanism) ou GSSAPI (Kerberos).

Amazon Athena – Suporte a views no Apache Hive metastores

O Apache metastore é utilizado como um catálogo comum de metadados para ambientes de big data. Nele é possível criar views, sendo estas definidas utilizando HiveQL, não completamente compatível com SQL.
A partir de agora é possível utilizar o Athena para consultar as views do Apache Hive metastores. Por baixo dos panos o Athena trata as diferenças de sintaxe entre o SQL e o HiveQL.

Amazon SageMaker- Data Wrangler com suporte adicional às instâncias M5 and R5

Com o Amazon SageMaker Data Wrangler, é possível simplificar o processo de preparação de dados e engenharia de recursos, além de executar cada etapa do fluxo de trabalho de preparação de dados, incluindo seleção, limpeza, exploração e visualização de dados em uma só interface visual.
O Data Wrangler executa, por default, em instâncias ml.m5.4xlarge. Agora é possível rodar o SageMaker Data Wrangler em instâncias M5 e R5 com mais memória e CPU.

Amazon SageMaker – Data Wrangler com suporte a insights

A partir de agora o SageMaker Data Wrangler possui a feature de insights, em que é possível gerar o Data Quality e insights report já contendo uma análise automática de qualidade de dados e detecção de anomalias, facilitando o trabalho do cientista de dados.

Amazon ElastiCache – Nova console

Está disponível uma nova console para gestão do Amazon ElasticCache para Redis e para Memcached.

Amazon RDS for PostgreSQL – Maior capacidade de read réplicas em cascata

A partir do PostgreSQL 14 é possível ter 3 níveis de read réplicas em cascata, 5 réplicas por instância, suportando até 155 réplicas de leitura por instância de origem, aumentando bastante a capacidade para workloads com consumo pesado de leitura.

Amazon RDS – Performance Insights novas features de visualização de métricas

O Performance Insights é uma importante ferramenta utilizada na monitoração de performance de serviços RDS, muito útil em cenários de troubleshooting.
Agora é possível visualizar a performance e o comportamento de instâncias RDS em intervalos específicos de tempo. Anteriormente só era possível escolher intervalos relativos como, 1 hora, últimas 24 horas.

AWS Outposts – Suporte a storage autoscaling para RDS

AWS Outposts é um serviço gerenciado da AWS que permite que você utilize a infraestrutura, serviços, APIs e ferramentas da AWS em datacenters, colocations ou facility on-premises.
A partir de agora é possível configurar o autoscalling de storage para RDS em Outposts.

Amazon RDS – Suporte a IPV6

A partir de agora o RDS suporta a utilização de IPV6 em instâncias existentes e novas.

Amazon RDS – Recurso que publica métricas de uso para o CloudWatch

O RDS agora publica métricas de uso para o CloudWatch. Com isso é possível monitorar se os limites do serviço do RDS já foram alcançados a nível de conta.
Foram criadas as seguintes 11 métricas: AllocatedStorage, DBInstances, DBClusters, DBSecurityGroups, ReservedDBInstances, DBClusterParameterGroups, DBParameterGroups, ManualSnapshots, ManualClusterSnapshots, DBSubnetGroups, OptionGroups.

Amazon RDS for PostgreSQL, MySQL e MariaDB – Suporte a novos tamanhos das instâncias M6i and R6i

PostgreSQL acima da versão 11, MySQL versão 8 e MariaDB acima da versão 10.4 agora possuem novos tamanhos de instâncias da sexta geração (AWS Nitro System). O novo tamanho 32xlarge tem 128 vCPUs e 512 GB de memória para a família M6i e 1024 GB de memória para a família R6i.
Ainda não disponível para São Paulo.

Amazon ElastiCache – Data tiering disponível em novas regiões

Agora é possível utilizar tiering de dados para o Elasticache for Redis com o intuito de diminuir os custos, armazenando os dados em drivers de baixo custo.

AWS Glue – Detecção de Personal Identifiable Information (PII)

A partir de agora, durante a execução de jobs no Glue, é possível detectar Personal Identifiable Information (PII) e outros dados sensíveis, tanto em nível de colunas quanto células.
Além da detecção, é possível tomar ações sobre estes dados, possibilitando, por exemplo, que um dado sensível seja alterado antes de ser armazenado no Data Lake.

Amazon Athena – 10 novos conectores
Disponibilização de 10 novos conectores para o Athena, são eles:
AP HANA (Express Edition),
Teradata,
Cloudera,
Hortonworks,
Snowflake,
Microsoft SQL Server,
Oracle,
Azure Data Lake Storage (ADLS) Gen2, A
zure Synapse, e
Google BigQuery

AWS Glue – Autoscaling disponível para produção

Agora é possível fazer o scaling dinâmico de recursos do AWS Glue.

Quer saber as últimas novidades da AWS? Leia nosso blog!

E acompanhe toda segunda-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da AWS.

foto-luana-farinazzo

Luana Farinazzo
Technical Account Manager
luana.farinazzo@darede.com.br

Luana Farinazzo atua como Technical Account Manager, e tem vasta experiência com Tecnologia da Informação trabalhando na função de Project Manager, SDM , pré-vendas, entre outros. Ela também possui diversas certificações sendo a última AWS Solutions Architect Associate.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Microsoft Azure passa a faturar em Reais

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 28, que, a partir do dia 1.º de março, irá adequar o valor dos serviços da plataforma Azure para o real. Com isso, o custo das ferramentas do Azure serão reajustadas em 21% para que seja possível alinhá-las aos preços praticados em dólar. Entretanto, a Microsoft garante que, mesmo com esse reajuste, os usuários do Azure que optarem pelo faturamento em real, o valor desses serviços continuará competitivos. Com uma avaliação periódica do valor de seus produtos, a Microsoft busca garantir um alinhamento entre regiões e suas moedas, de forma que uma valorização ou desvalorização cambial não prejudique os usuários da plataforma, e esse reajuste é a prova disso. Veja como as mudanças do faturamento do Azure afetam cada modalidade de contrato: Contratos Enterprise As empresas que possuem assinaturas do Contrato Enterprise, terão a proteção dos valores dos serviços já contratados. E ao adquirir novos recursos terão a vantagem de obter um preço base menor ou de um preço de mercado, dependendo da ferramenta. O que garante que se o preço de mercado for superior ao preço base, sua empresa não tenha um aumento expressivo nos custos dos serviços contratados. Clientes no modelo Pay-as-You-Go Os clientes do modelo Pay-as-you-go não possuem requisitos mínimos de compra e possuem custos altamente flexíveis. E para esses usuários, o valor dos serviços contratados serão reajustados de forma que se aliem aos preços praticados na moeda americana. Azure in Cloud Solution Program (CSP) Os preços dos serviços contratados pelos clientes do CSP no Brasil não serão faturados em real, por isso não serão afetados por essa mudança. Programa Open Licensing Assim como os usuários que adquirem os serviços do Azure através do modelo Pay-as-you-go, os clientes que integram o programa Open Licensing também terão um reajuste nas taxas de consumo, que a partir de 1.º de março, serão ajustados para se alinhar ao dólar. Em caso de dúvidas entre em contato com a Darede! Nossos profissionais, especialistas em Microsoft, estarão prontos para sanar todas suas questões! Mande um e-mail para: contato@darede.com.br Confira os melhores artigos de tecnologia em nosso blog!

Novidades da semana – 15 a 19 de março

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana. Security AWS IAM – Access Analyzer com suporte a 100 verificações de políticas de segurança O AWS IAM Access Analyzer facilita a implementação de permissões de privilégios mínimos, analisando políticas de recursos para fornecer segurança comprovável e ajuda para identificar o acesso púbico não intencional ou entre contas, sendo possível agora fazer mais de 100 validações de acesso (proativas) antes de implantar as alterações das permissões, usando o editor de políticas JSON do Console. Sem custos adicionais e disponível em todas as regiões comerciais da AWS. AWS Config – adiciona três novas regras de configuração para o Amazon Secrets Manager O AWS Config agora oferece suporte a três novas regras gerenciadas, ajudando a verificar se seus segredos no AWS Secrets Manager estão em conformidade com os requisitos de segurança das organizações. • secretsmanager-using-cmk são verificados todos os segredos no AWS Secrets Manager são criptografados usando uma chave CMK do AWS KMS. • secretsmanager-secret-unused verifica se os segredos do AWS Secrets Manager foram acessados dentro de um determinado número de dias. • secretsmanager-secret-periodic-rotation verifica de os segredos do Secrets Manager foram rotacionados nos últimos dias especificados. AWS IoT – SiteWise Monitor adiciona suporte ao AWS IAM O AWS IoT SiteWise é um serviço gerenciado que facilita a coleta, armazenamento, organização e monitoramento de dados de equipamentos industriais em escala para apoiar na tomada de decisões baseada em dados. Agora com o suporte de IAM os clientes podem escolher entre IAM e AWS Single Sign-On como fonte de identidade corporativa preferida e os clientes também podem usar a federação de identidade SAML 2.0 que é um padrão que muitos provedores de identidade usam (IdPs). AWS SSO – simplificação do acesso a configuração do Azure AD com AWS O novo aplicativo AWS Single Sign-On (SSO), agora está disponível na galeria do Azure Active Directory, facilitando usar identidades do Azure AD para entrar em várias contas AWS e aplicativos integrados SSO da AWS, isso permite que usuários façam login usando o Azure AD para acessar contas e aplicativos da AWS. Ex: Notebooks do Amazon SageMaker Studio. Storage and Database Amazon S3 – S3 Object Lambda permite adicionar seu próprio código às solicitações S3 GET padrão Com o S3 Object Lambda é possível adicionar seu próprio código às solicitações S3 GET padrão para modificar e processar dados conforme eles são retornados para um aplicativo, possibilitando filtrar linhas, redimensionar imagens dinamicamente, editar dados confidenciais etc. Amazon RDS for MySQL – suporte ao recurso rollback protection As atualizações de banco de dados de versões principais podem ser desafiadoras em ambientes autogerenciados onde gerenciar backups, monitorar o processo de upgrade e restaurações manuais podem gerar em tempo de inatividade, então este processo de reversão automática ajuda a garantir um tempo mínimo de inatividade no caso de problemas durante o processo de atualização. AWS Glue – DataBrew disponível em novas regiões O AWS Glue DataBrew é uma ferramenta de preparação de dados visuais que torna mais fácil para analistas e cientistas de dados, limpar e normalizar dados para análise e aprendizado de máquina e oferece mais de 250 transformações pré-construídas para automatizar tarefas de preparação de dados. Ex. Filtrar anomalias, padronizar formatos e corrigir valores inválidos. O recurso agora está disponível em três novas regiões, Seul, Montreal e São Paulo. Amazon RDS – Proxy adiciona endpoints para réplicas do Amazon Aurora O Amazon RDS Proxy permite criar um endpoint adicional somente leitura para conectar seu aplicativo ao Amazon Aurora Replicas, ajudando em alguns casos melhorar a escalabilidade, resiliência e segurança do aplicativo, podendo se estender a réplicas Aurora conectadas. Amazon RDS – Proxy agora oferece suporte à conectividade de banco de dados de VPCs O Amazon RDS Proxy adicionou o recurso de criar endpoints adicionais, cada um com suas próprias configurações do Amazon VPC, permitindo o acesso aos seus bancos de dados Aurora ou RDS a partir de aplicativos em um VPC diferente. Compute Amazon EC2 – Auto Scaling adiciona recurso de programar fuso horário O Amazon EC2 Auto Scaling agora permite que você defina um fuso horário local para ações de escalonamento agendados por meio do AWS CLI e SDKs, com suporte ao AWS Managment Console e CloudFormation. Amazon EC2 – Auto Scaling Instance Refresh agora suporta recurso de implantações Os pontos de verificação de atualização de instância ajudam os clientes a implantar atualizações de aplicativos com mais segurança, uma vez que os clientes podem aplicar personalizações com base nas necessidades de testes e podem implementar estratégias de implantação comuns, quando o cenário exige teste em um pequeno número de instâncias antes de lançar a nova configuração de aplicativo para todos o grupo. Amazon ECS – Agora permite executar comandos em um container em execução O Amazon Elastic Container apresenta o Amazon ECS Exec – uma maneira mais simples, segura e auditável para que os clientes executem comandos em um container em instâncias do Amazon EC2 ou AWS Fargate, oferecendo um shell interativo ou acesso de comando único a contêiner em execução, tornando mais fácil depurar problemas, diagnosticar erros, coletar dados e estatísticas únicos e interagir com processos no container. AWS Copilot – Nova versão v1.4 O AWS Copilot lançou a versão 1.4 que agora oferece mais recursos operacionais para aplicativos hospedados no Amazon ECS, permitindo acesso direto ao container para solucionar problemas e executar comandos com o Amazon ECS Exec. Cost Optimization & Performance AWS Cost Anomaly Detection – suporte a AWS CloudFormation O AWS Cost Anomaly agora oferece suporte aos monitores de custo de provisionamento e assinaturas de alerta por meio de modelos do AWS CloudFormation, sendo possível configurar e detectá-las por meio de comandos JSOAN ou YAML, trazendo agilidade, consistência e escalabilidade nas contas da AWS. Amazon QLDB – Aumento de desempenho e redução de latência O

Novidades da Semana – 14 a 18 de fevereiro

Por Flávio Rescia e Luana Farinazzo Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Segurança e Governança AWS Budgets – Anúncio do auto-adjusting budgets O AWS Budgets anunciou um novo recurso, o auto-adjusting budgets. Como o próprio nome já diz, essa nova ferramenta permite auto ajustar seu orçamento com base no histórico ou pela média dos gastos de sua conta AWS. AWS Resource Access Manager (AWS RAM) – Compliance com PCI DSS O AWS Resource Access Manager (AWS RAM), ferramenta que permite o compartilhamento de recursos AWS com outras contas e organizações, agora está em compliance com o Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS). Amazon CloudWatch – Suporte ao Amazon EKS Fargate usando AWS Distro for OpenTelemetry O Amazon CloudWatch Container Insights adicionou suporte ao Amazon EKS Fargate através do AWS Distro for OpenTelemetry, com isso é possível visualizar métricas do EKS Fargate como a memória de CPU, disco e rede e analisar com outras métricas de container do CloudWatch. AWS Security Hub – Novos controles de segurança O AWS Security Hub lançou 13 novos controles de segurança para o Foundational Security Best Practice standard (FSBP) que reúne as melhores práticas de segurança para o uso da nuvem. Esses novos controles apresenta as boas práticas de segurança para: Amazon CloudFront, Amazon EC2, Amazon OpenSearch, Amazon Relational Database Service (RDS), Amazon Simple Storage Service (S3), and AWS Virtual Private Network (VPN). AWS WAF – Lançamento do WAF Fraud Control – Account Takeover Prevention O AWS WAF lançou o WAF Fraud Control – Account Takeover Prevention, um novo recurso que protege a página de login de sua aplicação contra ataques, atividades anormais, dentre outros problemas de segurança. Storage & Database Amazon Redshift – Suporte a carga de dados no JSON O Amazon Redshift adicionou suporte para a carga de resultados de query SQL no Amazon S3 em formato JSON. Amazon Redshift – Novo recurso O Amazon Redshift agora oferece uma maior eficiência no processamento de queries para os clusters do Redshift Concurrency Scaling. O gerenciamento automático de Workloads permite adicionar ou remover a capacidade conforme a demanda. Compute & Machine Learnig Amazon CodeGuru Reviewer – Nova detecção para Apache Log4j O Amazon CodeGuru Reviewer adicionou um novo detector que analisa seu código Java ou Python para declarações de registro potencialmente inseguras, incluindo aquelas que poderiam ser alavancadas pela emissão do Apache Log4j. Amazon CodeGuru Reviewer – Lançamento do Detector Library O Amazon CodeGuru Reviewer anunciou uma nova ferramenta, o Detector Library. Esse é um recurso que contém informações detalhadas sobre os detectores de segurança e qualidade de código do CodeGuru Reviewer. Amazon EC2 – Novas instâncias C6a A AWS anunciou a disponibilidade geral das instâncias C6a do Amazon EC2, desenvolvidas com processadores AMD EPYC e capazes de promover até 15% de performance computacional e 10% menos custos em comparação com outras instâncias EC2 baseadas em x86. Amazon MQ – Suporte a RabbitMQ versão 3.9.13 O Amazon MQ agora suporta a versão 3.9.13 do RabbitMQ que traz diversas melhorias, bem como corrige erros da versão suportada anteriormente, que é a 3.8.26. Amazon Elastic File System (Amazon EFS) – Novo recurso de baixíssima latência O Amazon Elastic File System (Amazon EFS) anunciou um novo recurso que suporta latências em sub-milisegundo para arquivos de sistema de uma zona e de uso geral. AWS Single Sign-On (AWS SSO) – Compliance com PCI-DSS e IRAP O AWS Single Sign-On (AWS SSO) agora está em compliance com o Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI DSS) e com o Information Security Registered Assessors Program (IRAP), auxiliando o gerenciamento de múltiplas contas, e a autenticação em ambientes que requerem esses padrões de compliance. Amazon Neptune – Suporte de até 128 TiB de storage por cluster O Amazon Neptune agora suporta até 128 terabytes de armazenamento de storage por cluster. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Outlook e a Autenticação Moderna

Não é de hoje que o Outlook dá suporte a autenticações modernas, como o MFA. E para te auxiliar para resover problemas de login utilizando esses tipos de autenticação, nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova preparou um artigo bem especial! Confere aí!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações