Uma das principais preocupações das empresas ao trabalhar em um ambiente em cloud é a questão dos custos. Pensando nisso, nossos #cloudspecialists Flávio Rescia e Gustavo Lima prepararam um artigo completo sobre como podemos reduzir custos utilizando o AWS Instance Scheduler!

POr Flávio Rescia e Gustavo Lima
Um ponto que sempre colocamos em pauta referente a AWS, é de como podemos reduzir custos. Ao iniciar esse debate, sempre apontamos em primeiro lugar o desligamento de recursos inutilizados. Um assunto normal quando falamos de aplicações escaláveis, ou auto escaláveis, mas e quando falamos de aplicações mais tradicionais, que rodam em servidores (instâncias ec2)? É aí que introduzimos o recurso de desligamento em determinados horários do dia, semana ou mês. Estamos falando do Instance Scheduler.

O que é o AWS Instance Scheduler?

O AWS Instance Scheduler é uma solução da AWS, que permite ligar e desligar serviços da AWS, como o EC2, RDS , por exemplo, de forma automática. Com o Instance Scheduler, você pode usar TAGs nas instâncias, e baseada nelas o desligamento e ligamento será feito.

Arquitetura

Como funciona?

A configuração é iniciada utilizando o CloudFormation, um serviço capaz de criar os componentes acima, e onde podemos definir algumas das seguintes informações: tags, regiões, tipo de serviços (EC2, RDS ou ambos), conta, frequência de execução e etc.

O CloudFormation (template) configura um evento no Eventbridge (antigo CloudWatch Events), que é disparado de tempos em tempos, acionando/chamando a função Lambda, que valida todas as instâncias EC2 e RDS, com base em uma determinada TAG. Além de fazer a comparação das máquinas com base na configuração do DynamoDB. Em seguida, ele executa a ação de iniciar ou desligar a instância.

Veja outras funções presentes na arquitetura:
Função IAM
Essa solução inclui um modelo que cria as funções do AWS Identity and Access Management (IAM) necessárias para iniciar e interromper instâncias em contas secundárias.

TAGs
O AWS Instance Scheduler pode adicionar tags automaticamente em todas as instâncias que ele inicia ou interrompe. A solução também inclui macros que permitem adicionar informações variáveis às tags.

CLI do Scheduler
Essa solução inclui uma interface de linhas de comando (CLI) que fornece comandos para configurar programações e períodos. A CLI permite aos clientes estimar a economia de custos para uma determinada programação.

SSM
Nas instâncias do EC2, o AWS Instance Scheduler pode usar janelas de manutenção do SSM definidas na mesma região que as instâncias e iniciar e interromper as instâncias da janela de manutenção.

Exemplo para Caso de Uso

Em um ambiente de desenvolvimento e/ou teste, pode-se aplicar a solução baseando somente no tempo de utilização (horário comercial) simplesmente adicionando TAGs especificas nos recursos de desenvolvimento.

Neste artigo, escrito por Gerson Itiro Hidaka Solutions Architect da AWS explica mais sobre esse assunto.

Benefícios

Em um cenário de uso dos recursos apenas durante o horário comercial, podemos economizar cerca de 70% comparando com a utilização das instâncias que ficam ligadas 24 horas por dia e em todos os dias da semana (7).

Recentemente a AWS fez o anúncio de uma novidade sobre a solução, onde foram adicionados documentos personalizados no AWS Systems Manager, que podem ser utilizados pela console do serviço, para iniciar e desligar as instâncias ECS e RDS. Esse novo recurso permite fazer customizações, como por exemplo criar runbooks para trocar o tipo da instância.

Fonte de referência:
Documentação oficial da Solução
Artigo com “how to” de como implementar o Instance Scheduler


OUTRAS PUBLICAÇÕES

Depoimentos dos #cloudspecialists da Darede

Pedimos a nossos colaboradores um depoimento sobre suas impressões ao trabalhar na Darede. Um feedback para demonstrar aos futuros funcionários nossos diferenciais, como acolhemos a todos, permitindo o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um de nossos #cloudspecialists! Perguntamos a todos: “Para você, como é trabalhar na Darede?” e essas foram as respostas: Marcos Medeiros – Analista de Service Desk “Trabalhar na Darede, te faz entender que a inovação em modo geral, tem que ser praticada como uma filosofia de vida, o novo nunca nos assustou, e as mudanças se fizeram forte nesse momento que enfrentamos, Darede te ensina que é muito além das nuvens.” Matheus Moreira da Silva – Analista de Pré Vendas “Trabalhar na Darede é viver imerso de inovação, desafios e aprendizados, rodeado de ótimos especialistas que estão sempre dispostos para fazer o melhor para o cliente.” Lucas Cardoso – Especialista de Infraestrutura Cloud AWS “Dizem que o trabalho edifica o ser humano, e o torna parte da sociedade a qual pertence, dizem que se torna “trabalhadô” ou “pagador de boleto”, quando entrei nesse mundo tive uma quebra de barreiras muito grande. Tive gestores e chefes que perguntavam como minha família estava, e me davam o poder de escolher ser alguém melhor, me mostravam caminhos ao invés de forçarem a rota. Hoje meu caminho é construído ao lado de quem esteve presente, e escolheu estar. Hoje a sociedade a qual pertenço é a extensão do lado bom da vida, e a tudo e todos, eu sou grato!” Leticia Albuquerque Cintra – Service Delivery Manager (SDM) “Trabalhar na Darede ao longo desses dois anos tem sido um grande desafio, entendendo que colocar o cliente no ponto central da nossa atenção vai muito além de uma palavra bonita. E que esses grandes desafios estão aí para nos fazer crescer como pessoas e profissionais.” Roberto Lima – Executivo de Vendas “Para mim trabalhar na Darede é muito gratificante, uma empresa séria, comprometida e focada na satisfação do seu cliente, que valoriza pessoas, incentiva o desenvolvimento pessoal, tira o seu colaborador da zona de conforto para buscar novos desafios de uma forma natural. Isso que faz toda a diferença, por que com essas ações conta com profissionais capacitados, comprometidos e com pensamento de dono, que não medem esforço para entregar os seus resultados.” Wesley Soares – Analista de Auditoria, Governança e Compliance “Só tenho sentimento de gratidão em fazer parte do time Darede! Considero essa empresa como minha segunda casa, trabalho há 5 anos e posso dizer que aprendi demais aqui. Diariamente somos desafiados em ser os melhores. A obsessão pelo cliente, o clima descontraído, o ótimo relacionamento entre pessoas e o espírito jovem, tornam a Darede diferente de muitas empresas no mercado. Por ser uma empresa inovadora, cheia de oportunidades, ela se preocupa em dar melhores condições de trabalho a seus colaboradores. Acredita muito no desenvolvimento de seus colaboradores e presta total apoio nesse crescimento. Eu tenho orgulho de crescer junto com a empresa e de falar que trabalho na Darede.” Sandro Roberto Wostor Aulicino – Assistente Administrativo “Trabalhar na Darede é sentir-me em constante movimento, encarando desafios onde me foram agregados conhecimento e performance, me possibilitando uma evolução conjunta, em forma de parceria, unidos numa trajetória onde o futuro é como o universo, sem limites”. Robson Assunção da Lomba – Especialista de Infraestrutura Microsoft “Para mim, trabalhar na Darede é trabalhar com amigos que confiam em meu trabalho. É um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, muito profissional. A Darede é uma escola para cada colaborador. Um dos pontos mais legais de se trabalhar na Darede é a liberdade que temos para tomadas de decisões e para nosso próprio desenvolvimento pessoal. Sinto que voltei para a faculdade – Trabalho com amigos e aprendo algo novo todos os dias nas mais diversas áreas. Tenho um orgulho enorme de fazer parte deste time!” André de Jesus Dória – Analista de Service Desk “Entrei na Darede em plena pandemia! A empresa me abraçou, me valorizou e além da oportunidade de emprego, me deu a chance de aprender mais e mais para continuar sonhando e buscando concretizar meus objetivos de forma extraordinária. Com campanhas que nos incentivam a estudar não apenas para o crescimento profissional, mas principalmente pessoal! A Darede me faz sentir que estou no caminho certo!” Vinicius Rodrigues de Freitas – Analista de Service Desk “É inteiramente satisfatório trabalhar na Darede, pois em meio a tantas dificuldades e turbulências a Darede demonstra cuidado e interesse ativo com seus funcionários proporcionando possibilidades para que todos estejam confortáveis, seja em suas casas, seja no escritório, fazendo isso com muita segurança; este é um ambiente onde vemos a versatilidade de um conjunto de pessoas que empenhadas pelo mesmo objetivo estão alcançando cada um dos objetivos traçados. A gratidão de ter a experiência e a possibilidade de crescimento profissional e pessoal que tenho na Darede passa da Cloud. Aqui é onde a união fez a força durante a pandemia de Covid-19 e continuará até que pelo nosso trabalho sejamos a maior e melhor consultoria de tecnologia do Brasil”. Adimar da Silva Cruz Junior – Analista de Suporte “Trabalhar na Darede é um orgulho! É trabalhar com respeito, cumplicidade e responsabilidade! É um desafio diário, que contamos sempre com a ajuda de todos, sempre dispostos a ajudar, e ser incentivado a buscar o seu melhor diariamente, e batalhar por um grupo e por conquistas juntos. E saber que você não está sozinho, que é uma equipe, uma família.” Ivan Assolant Vencato – Analista de Pré-Vendas “Muita gente se pergunta como é trabalhar na área de TI. Será porque a área tem bons salários? Será porque já mexem com computadores e acham interessante? Será porque a cultura do pessoal da área parece legal? Será porque tem muitas possibilidades para inovar e empreender? Será porque a área tem muita demanda? Pode ser todas essas coisas, ou mesmo só por tentar algo novo. Conforme a sociedade vai mudando e a inclusão digital aumenta as pessoas vão entendendo cada

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações