Nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova explica de forma prática como desativar uma função do office 365 no Outlook! Confere aí!

17/02/2023

Por José Anderson Vila Nova

Quem já fez alguma migração de um Exchange para o Microsoft 365 pode ter se deparado com um problema. Mesmo que você ainda não tenha migrado nenhum usuário, mas a caixa dele já esteja ativa no Microsoft 365, o Outlook parece ignorar qualquer configuração que você tenha de entrada autodiscover. Você verifica todas as configurações, DNS e etc, e parece estar tudo certo. O autodiscover aponta para o servidor Exchange corretamente. Mas quando o usuário abre o Outlook, ele começa a enfrentar vários erros. Quando você abre o status de conexão do Outlook, você observa que ele está conectando ao Microsoft 365.

Desativando o autodiscover

Se você está passando por esse problema, saiba que ele tem uma solução. A partir do Outlook 2016, a Microsoft implantou uma atualização em que mesmo que você tenha uma entrada de DNS autodiscover para o seu Outlook, e que esteja apontando para o seu Exchange corretamente, o Outlook procurará primeiro uma caixa que tenha o mesmo nome de usuário lá no Microsoft 365. Se ele encontrar essa caixa, ele fechará a conexão com o Microsoft 365. Para resolver isso, você deve alterar uma chave de registro. Copie as linhas abaixo, e salve com a extensão “.reg”. Isso facilitará o processo, pois ele adicionará as entradas necessárias ao registro.

——————————————————————————————————————

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\16.0\Outlook\AutoDiscover]

ExcludeExplicitO365Endpoint=dword:00000001

DisableAutodiscoverV2Service=dword:00000001

 

———————————————————————————————————————

 

Ao procurar pela internet, é fácil encontrar soluções que indiquem a adição do ExcludeExplicitO365Endpoint. Mas em alguns casos, que se utilize o Outlook 2019 por exemplo, ele pode utilizar uma nova forma de autodiscover. Assim, a melhor solução que consegui até agora é adicionando as duas chaves simultâneas.

 

Uma outra forma, é baixar e instalar o Administrative Template do link abaixo:

 

https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=49030

 

Uma vez instalado, habilite as opções abaixo na política encontrada no caminho User Configuration > Administrative Templates > Microsoft Outlook 2016 > Exchange > Disable AutoDiscover.

 Quando o ambiente virar para o Microsoft 365, não esqueça de remover essas chaves das estações que foram adicionadas, para que você não tenha problemas com o Exchange Online.

foto-jose-anderson-vila-nova
José Anderson Vila Nova Cloud Architect
anderson.vilanova@darede.com.br

O José Anderson Vila Nova Profissional de Infraestrutura com ênfase em produtos Microsoft, com experiência no suporte e implantação de aplicativos e serviços. Ele possui diversas certificações técnicas e das duas maiores plataformas de serviços em nuvem: a MS100 da Microsoft e a AWS Cloud Practitioner.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Arquitetura Docker

Por Thiago Marques O pai ta on!! Até agora entendemos o que é um container, como o Docker funciona sob esse modelo e como utilizar

Amazon Q

Amazon Q

A tecnologia de inteligência artificial está evoluindo e o Amazon Q Service é uma resposta a essa revolução que impacta a tecnologia e aprimora seu nível. Quer descobrir como funciona? Conheça as contribuições incríveis da inteligência artificial com o Amazon Q neste artigo!

Novidades AWS re:Invent 2021

Todos os anos a AWS promove o AWS re:Invent,o maior evento de cloud do mundo. E a Darede selecionou as melhores novidades! Confere aí!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações