artigo-blog-Cloud-Computing-Tendências

Cloud Computing: Tendências

Nos últimos anos, a cloud foi uma das áreas que mais cresceram, e a expectativa futura é ainda mais animadora. Confira o artigo sobre suas tendências.

Por Cassius Oliveira

A popularização da Cloud Computing mundo afora vem transformando a forma de como as empresas investem em tecnologia, uma vez que ela é a que mais cresce no mundo digital. Todos seus benefícios, já abordados em artigos do blog da Darede, tem a capacidade de trazer inovação e desempenho para corporações de todos os tamanhos. Como consequência desses avanços, o mercado de trabalho foi diretamente afetado com a criação de diversas funções, assim apresentando novos rumos para profissionais de tecnologia da informação. De acordo com o portal GeekHunter, antes da pandemia de Covid-19, em que os investimentos em nessa tecnologia cresceram de forma expressiva, houve um aumento de 50% apenas na procura de Arquitetos Cloud.

Essa tendência segue em linha com o mercado de cloud no mundo, de acordo com relatório do Allied Market Research (AMR), o setor tem a expetativa de atingir o valor de 1,6 trilhão de dólares em 2030, algo em torno dos 8 trilhões de reais. A previsão média do crescimento anual do mercado de cloud mundial de 2021 a 2030 é de 15%. Se especificar apenas no modelo IaaS (Infrasctruture as a Service) em que a empresa tem maior responsabilidade nos recursos de cloud computing, sua utilização aumentou de forma expressiva. Cerca de 40% em relação os outros modelos, movimentando cerca de 64 bilhões de dólares, segundo o estudo da consultoria Gartner.

Mas o que as empresas buscam?

Diante desse cenário apresentado acima, as empresas buscam cada vez mais investir em cloud computing. De acordo com o levantamento feito pelo IDC Latin America IT Investment Trends 2021, 39% das empresas da América Latina afirmam que irão investir em cloud computing, alinhando esse investimento em estratégias voltadas para o cliente buscando sua fidelização. Bem como a introdução de novos produtos. Além disso, as organizações entrevistadas no estudo, visam aumentar sua produtividade e reduzir custos. Todas estas estratégias foram potencializadas pela crise sanitária provocada pela COVID-19, em que as empresas realizaram mais investimentos em inovação.

Além da procura de arquitetos em cloud, dentre as profissões mais procuradas relacionadas a cloud estão a de Analista de Suporte e Service Desk, Especialista de Infraestrutura e Redes. E com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas também buscam especialistas em segurança.

Como será futuro da Cloud Computing?

Nos próximos anos, a tecnologia em cloud continuará crescendo de forma expressiva. Inclusive se aliando com outros tipos de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, edge computing, além das ferramentas de processamento de dados. Juntas, todas essas tecnologias mudarão totalmente os processos internos das empresas, que cada vez mais irão tomar decisões a partir de dados e estarão sempre em busca de maior segurança e mais agilidade nas entregas.

Veja como a Darede pode ajudar sua empresa a crescer com a tecnologia em cloud! Veja nosso portfólio de consultoria cloud!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Educação 4.0

Por Cassius Oliveira Graças a uma cultura de inovação contínua presente em diversas empresas mundo afora, às necessidades da indústria 4.0 e de tecnologias como

Office 365 ou Exchange Server?

Essa é uma pergunta que temos ouvido muito nos últimos anos. Uma empresa pretende migrar sua solução de e-mail e, frente às inúmeras soluções de e-mail existentes (OnPremises ou SaaS) para nessas duas finalistas: e agora?

Cloud Computing: Tendências

Nos últimos anos, a cloud foi uma das áreas que mais cresceram, e a expectativa futura é ainda mais animadora. Confira o artigo sobre suas tendências.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações