+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

As maiores vantagens das soluções Cloud que você precisa conhecer!

Primeiramente, vamos esclarecer do que se trata: Computação em nuvem, ou Cloud Computing, descreve o ato de armazenar, gerenciar e processar dados online, em nuvem, em vez de em seu próprio computador. Essa tecnologia fornece uma maneira simples de acessar servidores, armazenamento, banco de dados e um amplo conjunto de aplicativos pela internet. Funciona como uma terceirização de hardware, mas como assim? Empresas administram e orquestram grandes Datacenters que possuem hardwares, disco rígidos, GPUS, e recursos de rede capazes de atender demandas gigantes de infraestrutura.

Cloud computing é um termo que surgiu com o avanço e aprimoramento da tecnologia, claro que anos atrás já era utilizada para serviços específicos. Porém com o passar do tempo a computação em nuvem se tornou mais comum e barata, empresas e usuários viram ótimas oportunidades de empreendimentos utilizando essa estrutura.

A Cloud Computing já é uma realidade não só no mercado mundial, como também no brasileiro. A série de vantagens que ela proporciona é bastante extensa, e é compreensível o motivo pelo qual esse mercado se tornou tão atrativo de maneira tão rápida e intensa: Cada vez mais empresas estão migrando seus sistemas para a Cloud Computing!

Mas quais são essas vantagens? Confira abaixo algumas delas:

• Otimização de processos

A cloud computing automatiza a maioria das tarefas, como análise, manutenção e backup. São coisas simples que, quando somadas, fazem muita diferença no fim do dia de trabalho.

• Mobilidade

A Cloud Computing permite o acesso móvel a dados corporativos por meio de dispositivos e smartphones, e essa é uma ótima maneira de garantir que ninguém seja deixado de lado.

• Custo-benefício

Aqui, estamos falando de ROI – Retorno sobre investimento. Uma vez que sua empresa estiver na nuvem, o acesso fácil aos dados do negócio economizará dinheiro a cada processo. O serviço em Cloud é vendido e utilizado ‘as a service’, ou seja, você paga pelo recurso que utiliza. A diferença no cenário Cloud de hoje se da pela variedade de integração e recursos que a plataforma oferece, agregando custos extras em troca do serviço e gerenciamento do seu workflow. Para aqueles preocupados em pagar por recursos que não utilizam, a nuvem é ideal, pois para a maioria de seus serviços, você só paga pelo que consumir.

• Recuperação de desastres

Outra das grandes vantagens da Cloud Computing é como ela permite que sua empresa contorne imprevistos. Serviços baseados em nuvem oferecem uma fácil recuperação de dados para todos os cenários de emergência, sejam eles desastres naturais ou simples quedas de energia.

• Sustentabilidade

Por sua não exigência do uso de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem traz muitos benefícios de sustentabilidade, como economia de energia, de espaço, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, entre outros.

Com tantas possibilidades de agregar valor ao negócio, a Cloud Computing é uma transformação que deve ser buscada por quem deseja se diferenciar e obter um maior sucesso frente à concorrência no mercado.


Flávio Rescia
Gerente de Operações
flavio.rescia@darede.com.br

Sócio Fundador Darede, graduado em Redes de Computador e Sistemas de Informação, ministra aulas de Redes de Computador no SENAI e possuí vasta experiência com provedores de Internet, tecnologia para mercado financeiro e Cloud Computing.