Entenda como a ferramenta Veeam Backup pode ser uma grande alternativa para realizar backups na AWS e de forma econômica!

01/07/2022
Por José Anderson Vila Nova
Embora em muitos cenários o uso de uma política de backup via snapshot atenda as empresas para garantir a recuperação de seus servidores em cenários de falha, existem situações não cobertas pelo uso somente do Snapshot. O Restore de arquivos de forma granular é uma alternativa um pouco mais trabalhosa, uma vez que você precisa montar os dados desse disco em outro servidor e então copiar os dados que você precisa para o servidor alvo. Por isso uma grande opção é o Veeam Backup.

Veeam Backup

Com o Veeam Backup, além de você ter a opção de realizar um restore mais granular, e a possibilidade de baixar o backup do S3 direto no servidor de destino, ele possui políticas de retenção diários, semanais, mensais e anuais que são muito fáceis de serem configurados. Ele fornece uma interface intuitiva, e de simples implantação. O que talvez fosse um pouco difícil de gerenciar, ficou mais fácil com o Veeam Backup for AWS.
Se você precisa armazenar backups de instâncias AWS, você não pagará licença até 10 instâncias. Você pagará apenas pela infraestrutura utilizada da AWS. E mesmo se você precisar de realizar backups de um número maior de instâncias, ele possui a licença a um preço acessível.

Ele mantém uma instância de pequeno porte em execução 24 horas, com a interface de gerenciamento, políticas, rotinas etc. Quando precisar de um restore por exemplo, ele automaticamente configurará uma instância de porte um pouco maior, para que seja realizado de forma mais ágil. Essas instâncias temporárias são automaticamente excluídas quando os Jobs estiverem concluídos.
O interessante dessa ferramenta, é que após você configurar a sua política de backup, antes de concluir, ele te fornece a estimativa dos custos com aquele backup.


Se você está procurando uma ferramenta de backup, vale a pena dar uma conferida no Veeam Backup for AWS. Ele pode ser uma boa opção.
Se desejar conhecer mais, acesse os links abaixo:
https://www.veeam.com/br/aws-backup.html
https://aws.amazon.com/marketplace/pp/prodview-4fxygjwfo6m2g?ref=_ptnr_prod_web

foto-jose-anderson-vila-nova

José Anderson Vila Nova
Cloud Architect
anderson.vilanova@darede.com.br

O José Anderson Vila Nova Profissional de Infraestrutura com ênfase em produtos Microsoft, com experiência no suporte e implantação de aplicativos e serviços. Ele possui diversas certificações técnicas e das duas maiores plataformas de serviços em nuvem: a MS100 da Microsoft e a AWS Cloud Practitioner.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é DockerFile?

Continuando nossa série sobre Docker e containers, nosso #cloudspecialist Thiago Marques está de volta para explicar o conceito de DockerFile

Transformação Digital nas empresas

Para atender as demandas, as empresas precisam se reinventar a todo momento. E é aí que entra o conceito da transformação digital. Veja o artigo no blog da Darede sobre o tema!

Erros mais comuns de e-mail

O objetivo desse artigo não é detalhar os erros de email do lado da infraestrutura, mas tentar focar nos erros mais comuns de emails do lado do usuário.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações