cloud-vs-on-premises

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira
Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de atuação, tudo isso graças aos diversos recursos e soluções de tecnologia presentes no mercado. Ferramentas estas que tem a capacidade de aumentar a eficiência e produtividade do negócio, assim gerando um valor empresarial cada vez maior, o que torna o processo de decisão entre um ambiente On Premises e Cloud Computing totalmente complexo, visto que existem muitos fatores a serem considerados.

De forma prática, a diferença entre esses dois tipos de infraestrutura está essencialmente onde seu hardware, software e suas aplicações residem. Em uma estrutura On Premises todos seus recursos são mantidos em uma infraestrutura local, podendo ser gerenciada pela sua equipe de TI interna ou por terceiros. Já um ambiente em cloud todos esses recursos são alocados em um servidor virtualizado e mantido por alguma plataforma de serviços em cloud, como a Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outras.

On Premises

Seja em um ambiente em cloud, ou em uma estrutura On Premises, a maior preocupação de uma empresa deverá estar na segurança de seus dados. Por ser mais tradicional, ao escolher uma infraestrutura local pode-se trazer mais segurança para aqueles que ainda não domina o uso de nuvem, e possuem receio das novidades que a tecnologia em cloud pode proporcionar. Aqui os dados e informações estão inteiramente sob responsabilidade da empresa e da equipe de TI, que consequentemente deverá ser maior para realizar o gerenciamento e manutenção de toda infraestrutura. Mas é importante saber que as responsabilidades por segurança, estão também todas nas mãos dos mantenedores da estrutura.

Uma das principais vantagens desse modelo é o controle maior da estrutura de TI da empresa, desde a escolha do software adquirido até a escolha de hardwares e ferramentas que irão compor o ambiente, além de uma equipe totalmente alocada dentro das operações da empresa proporcionando uma interação muito mais intensa e dedicada a manutenção dos processos da companhia.

Algumas desvantagens desse tipo de estrutura está diretamente aos gastos para manter e gerenciar todos esses recursos, fazendo com que sua empresa tenha que possuir uma extensa equipe de tecnologia a disposição, além de outros custos invisíveis e até inesperados, principalmente se houver a necessidade de contratar um servidor adicional em um eventual aumento de demanda, além de perda de dados em caso de problemas na estrutura. Outras desvantagem dizem respeito ao tempo de reação as mudanças novas demandas, além do tempo e indisponibilidade em função de serviços sem proteção, falhas de energia, além da quantidade menor de funcionalidades em plataformas de nuvem, o que faz com que o seu negócio possa ficar de alguma forma para trás de outras empresas.

Participe do programa Darede Assessment e receba uma análise gratuita de sua estrutura de TI!

Cloud Computing

Já uma das grandes vantagens de um ambiente em cloud está na economia. Aqui é possível pagar de acordo com sua necessidade e demanda, sendo possível aumentar e diminuir recursos conforme os objetivos de sua empresa. Além disso, os gastos de manutenção do servidor físico são inteiramente descartados, uma vez que, como já abordado, a estrutura em cloud trabalha em servidores e serviços “virtualizado” o que dá liberdade para sua empresa possuir uma equipe TI mais enxuta. De acordo com pesquisa do IDC, a redução dos custos da operação, após implementar um ambiente em cloud, pode chegar a 64%.

Os processos de um ambiente em cloud também geram benefícios para equipe de TI da empresa, uma vez que segundo a mesma pesquisa mencionada anteriormente, a capacidade de maior automação e eficiência nas atividades operacionais, como a criação de máquinas virtuais, por exemplo, geram um aumento de produtividade de 41%, permitindo assim mais eficiência na estrutura como um todo.

Já na parte da segurança, um ambiente em cloud diminui as chances de perda de dados, uma vez que caso uma instância pare de funcionar, é possível, através de um plano de Disaster Recovery, recuperar essas informações em outro lugar de forma rápida. Além disso, as plataformas de serviços em cloud dispõem de uma variedade de serviços capazes, por meio de diversas tecnologias, evitar falhas e vulnerabilidades no sistema, assim o deixando mais seguro.

Entenda qual é a nuvem ideal para seu negócio!

Por ser relativamente novo, um ambiente em cloud pode trazer algumas desconfianças, mas ao analisar com cuidado, ele pode trazer diversos benefícios a sua empresa, desde uma maior otimização dos gastos, até na capacidade de aumentar e diminuir instâncias diretamente de acordo com sua demanda. Conforme a tecnologia avança, essa estrutura pode ser mais interessante para sua empresa em uma visão a longo prazo.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

DevSecOps

Por Cassius Oliveira Como abordamos no artigo anterior, a cultura DevOps se popularizou e transformou o modo de desenvolvimento de aplicações em empresas mundo a

Qual é a nuvem ideal para seu negócio?

Ao migrar para cloud, muitos questionamentos podem aparecer: quais são os tipos de nuvens que existem? Veja nosso artigo que auxilia como decidir a nuvem ideal para seu negócio.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações