+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

banner-novidades-da-semana

Novidades da Semana AWS – 03/08 a 07/08

Todas os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. E reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira!

Governança e Segurança

AWS Single Sign-On – Agora compatível com o OneLogin

O serviço AWS Single Sign On (SSO) anunciou integração com o OneLogin (um serviço de SSO SaaS). O que ajuda a simplificação da gestão de acesso das contas AWS pelo OneLogin e assim aumentando a segurança das contas.

AWS Storage Gateway – Agora compliance com FIPS 140-2

O AWS Storage Gateway agora oferece compliance endpoints com a Federal Information Processing Standards (FIPS) 140-2, garantindo a segurança da informação para proteger dados para workloads regulamentadas. O serviço agora tem a possibilidade de enquadrar novos tiers de certificação, como por exemplo PCI.

AWS GuardDuty – Suporte a Análise Eventos no S3

O AWS GuardDuty aumentou a cobertura de detecção de ameaças que monitora o acesso a dados suspeitos no Amazon S3. Com essa nova capacidade é possível analisar os eventos do S3 traçando um perfil contínuo e monitorando o comportamento de acesso a dados. Podendo assim, identificar atividades suspeitas.

Computação e Networking

AWS CodeDeploy – Suporte oficial Amazon Linux 2 (AL2), Windows 2019, Ubuntu 19 e 20 e melhorias performance

O agente AWS CodeDeploy melhorou a eficiência da memória para o Amazon Linux 2 e Ubuntu. Além de suportar as versões Ubuntu 19.10 e Ubuntu 20.04. Esta nova versão também suporta o Amazon Linux 2 e Windows Server 2019. Assim facilitando a atualização das aplicações alojadas na Amazon EC2 e em servidores locais.

AWS Elastic Load Balancer – Nova apresentação no billing

A AWS atualizou a forma de apresentação do billing do AWS Elastic Load Balancer, assim facilitando a compreensão dos gastos mensais do serviço. Caso tenha alguma automatização na análise do relatório: FIQUE ATENTO!

AWS EC2 Image Builder – Possibilita uso e Testes Localmente (AWSTOE)

O AWS EC2 Image Builder agora permite os clientes desenvolver e solucionar problemas de componentes para personalizar e testar o Amazon Machine Images (AMI) de forma local. O binário awstoe já está disponível para uso dentro e fora da AWS.

AWS ACM – Gerenciador de Certificados AWS Suporta Private Link

A partir dessa semana o AWS AWS Certificate Manager (ACM) oferece suporte para Privarte Link endpoints. Ou seja, é possível utilizar o serviço dentro de seu VPC de forma a encaminhar dados entre o próprio VPC e o ACM inteiramente dentro da rede AWS.

AWS Wavelength Zone – Anúncio de Novo Tipo de Localidade as WZs

A AWS anunciou as primeiras localidades das Wavelength Zones ou WZs. A WZ é um novo conceito de distribuição geográfica da AWS, parecida com a AZ. A diferença é que ela está dentro do provedor de telecomunicação. A partir da parceria com a empresa Verizon, a AWS agora possui WZs em Oregon e em North Virginia, nos Estados Unidos, assim garantindo grande capilaridade por causa da proximidade da rede 5G, abrindo, inclusive, possibilidade de roteamento de tráfego.

Integração Devops e Database

AWS AppSync – Simplifica o Uso de GraphQL em Lambda

O serviço AWS AppSync anunciou uma nova forma de interagir as datas sources a partir de funções Lambda para GraphQL. Com essa abstração não é mais necessário carregar o VTL na função, sua interação pode ser feita por API usando o appSync.

AWS CloudFormation – Utilização de volumes do EFS e tasks com ECS

O AWS CloudFormation agora consegue adicionar volumes do EFS e em “tasks” com ECS. Ou seja, agora é possível automatizar a criação e gestão de tarefas utilizando o novo recurso de volumes EFS no ECS através de infraestruturas como código.

AWS Fargate e AWS EKS – Suportado no Service Quotas e Usage Metrics

O AWS Fargate e o AWS EKS estão disponíveis para visualização no Service Quotas e Usage Metrics, o que facilita algumas tomadas de decisões em relação ao uso e consumo dos serviços.

AWS Fargate – Suporte ao NLB com UDP

Em relação apenas ao AWS Fargate, o serviço agora oferece suporte ao Network Load Balancer (NLB) com UDP Traffic.

AWS RDS AURORA – Suporte Migração simples de Postgres 10 para 11

O AWS RDS Aurora anunciou o suporte da migração simples das versões PostgreSQL 10 para 11. Não é necessário recriar ou fazer a exportação dos dados para migrar da versão 10 para 11, agora essa ação poderá ser feita pela console, API/SDK ou AWS CLI.

AWS RDS – Suporta instâncias tipo M6g e R6g com processadores Graviton2

O AWS RDS agora suporta as instancias tipo M6g e R6g com processadores Graviton2. Como já falado nas novidades da semana passada, essa nova geração de processadores possui maior performance, chegando a um nível até 8 vezes maior e com o menor preço. Uma ótima oportunidade para redução de custo.

IA,ML e outros

Amazon Forecast – implementação de feriados no calendário

A plataforma Amazon Forecast implementou feriados de 66 países em seu calendário, incluindo o a região do Brasil, assim garantindo uma previsão mais assertiva.

AWS IoT – Aumento de 10x no limite de Jobs Ativos

A partir dessa semana, será possível criar até 1000 jobs ativos por conta AWS por região. O valor máximo anterior era de 100 jobs.

AWS StepFunctions – Suporte SageMaker

O AWS Stepfunctions adicionou o suporte do SageMaker, ferramenta de machine learning da AWS. O que permite utilizar a aplicação sem precisar sair do serviço SageMaker.

AWS MediaPackage – Suporte Encoding QVBR

O serviço da AWS anunciou o suporte para QVBR. QVBR é uma técnica de compressão de vídeo que ajusta automaticamente as taxas de bits de saída de acordo com a conexão do cliente, utilizando apenas a taxa de transferência necessária, e evitando “travamentos” na transmissão de vídeos.

NICE DCV – Vários recursos novos, além de compatibilidade com instancias Graviton [M6g|R6g|C6g]

O protocolo NICE DCV anunciou uma série de novos recursos, entre eles está a compatibilidade com instâncias ARM (M6g, R6g e C6g).

Essas foram as novidades da semana da AWS! Semana que vem tem mais! Se preferir assista nossa live!

Veja mais artigos sobre o mundo da Cloud em nosso blog!