Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Veja as dessa semana!

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Governança e Segurança

AWS Secret hub – Mais 5 parceiros (Alcide, Blue Hexagon, Palo Alto, RDSA e Vectra IA)
O serviço AWS Secret Hub anunciou cinco novas parcerias que ajudam a gerar insights, colaborando com a visualização de falhas ou vulnerabilidades no ambiente.

AWS Secrets Manager – DoD Impact Level 4 e 5 authorization pelo DISA
O AWS Secrets Manager recebeu dois níveis de autorização, DoD Impact Level 4 e 5, do Disa (Departamento de Sistemas de Informação de Defesa Americano), para assim conseguir atuar em regiões AWS GovCloud. Essa autorização traz mais credibilidade ao serviço, pois poderá ser utilizado em informações de missões críticas, e do Sistema de Segurança da Informação Nacional (NSS).

Nova solução para gerenciamento centralizado de WAF e VPC Security Groups
A AWS anunciou uma solução centralizada para o gerenciamento e controle de AWS WAF e VPC Security Groups. A partir dessa solução, ficará mais simples configurar, administrar e auditar esses serviços de forma central.

AWS VPN Client-to-site – Suporte conectividade client to client
O serviço AWS VPN Client-to-site agora permite uma conexão entre clientes, assim sendo possível acessar a máquina de outro usuário remotamente.

Amazon CloudFront – Lançamento de Edge Locations no México e Nova Zelândia
A Amazon CloudFront anunciou novas Edge Locations em dois países: México e Nova Zelândia.

AWS CloudFormation Guard – Liberado para uso geral
O AWS CloudFormation Guard, a CLI para realizar auditorias no CloudFormation, está disponível para uso geral. Ele atua para verificar se seu serviço de CloudFormation segue os parâmetros corretos.

AWS AppSync – Suporte WAF
O AWS AppSync anunciou integração com o AWS WAF, facilitando a proteção das APIs contra falhas e vulnerabilidades de seu sistema.

Elemental MediaConnect – Reserved Outbound Bandwith (Reserva)
O MediaConnect, produto da família Elemental voltado para Streaming, agora suporta o Reserved Outbound Bandwith, que consiste em reservas de Data Transfer para assim economizar na utilização da plataforma.

Computing e Storage

Amazon EFS – integração com Systems Manager para gerenciar os clientes do EFS
A partir dessa semana, o Amazon EFS se integra com o AWS Systems Manager para simplificar o gerenciamento dos clientes do serviço.

Amazon EC2 – Limites de instâncias Spots baseadas em vCPUs
O Amazon EC2 anunciou o suporte ao modelo de limite de instâncias baseadas em vCPU nas Spot Instances. Esse conceito já era utilizado desde o ano passado nas instâncias On-Demand e agora passa a ser utilizada nas instâncias Spot.

Amazon Workspaces – anúncio de compartilhamento de imagens entre contas
O Amazon Workspaces anunciou o recurso de compartilhar as imagens do serviço entre contas AWS. Essa solução ajuda a simplificar e acelerar a utilização do serviço, além de aumentar a segurança.

Amazon Braket – Liberado processador quântico 150% mais potente
O Amazon Braket, o serviço de processamento quântico recém lançado, anunciou suporte à família de processadores D-Wave’s Advantage system 5000 qubits, o que faz com que desenvolvedores consigam explorar maiores e mais complexos problemas de otimização quântica.

Amazon Outposts – S3 disponível para expandir armazenamento de outros servidores on-premises
A partir dessa semana, os usuários do Amazon Outposts podem utilizar o serviço Amazon S3 com a finalidade de aumentar o armazenamento de outros servidores, bem como satisfazer a demanda de performance necessária para manter dados nas aplicações on-premises.

Developer Tools

Amazon EventBridge Schema Registry – Suporte a Schemas Json
O Amazon EventBridge, a ferramenta de serviços gerenciados para eventos da AWS, anunciou suporte a Schemas Json, recurso que permite realizar programações prévias antes do dado entrar no sistema, para assim facilitar a comunicação dos eventos.

AWS Codepipeline – Suporte ao comando Git clone para ações de origem/ Suporte a Github Enterprise Server
O AWS CodePipeline anunciou suporte ao Git clone para ações de origem, ou seja, com esse recurso, podemos reunir os metadados do git para realizar análises. Além disso, o serviço agora suporta também Github Enterprise Server, a versão paga do Github.

Amazon ECS – Extensão para CDK disponível em preview para Devs
O Amazon ECS anunciou o preview da extensão para CDK apenas para desenvolvedores, assim sendo possível realizar codificações utilizando linguagem de programação.

AWS Systems Manager – Automation runbooks pelo Visual Studio Code
O Microsoft Visual Studio Code da AWS agora apresenta um plugin do runbooks do AWS Systems Manager, assim é possível realizar configurações nos runbooks sem precisar utilizar aplicações terceiras.

Databases, ML e outros

Launch Wizard – Suporte a SQL Server Always On para Linux
A AWS lançou o serviço do Launch Wizard Aways On para Linux, assim facilitando rodar workloads do SQL Server em um sistema Linux.
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2020/09/aws-launch-wizard-supports-sql-server-always-on-deployments-linux/

Amazon Timestream – Lançamento do Banco de dados para análise de dados por tempo
A AWS lançou o novo serviço Amazon Timestream, que consiste em uma plataforma de análise de dados do banco de dados por tempo, trazendo agora a possibilidade de realizar buscas de dados de forma simplificada.

Amazon MSK – Lançamento da versão 2.5.1/ Expansão automática do storage do cluster
O Amazon MSK, serviço de Kafka gerenciado da AWS, lançou a versão 2.5.1 podendo ser atualizado pelo painel da janela de manutenção. Além disso, o serviço oferece agora a expansão automática do storage cluster, portanto quando seu disco estiver próximo do limite, é possível aumentá-lo automaticamente.

Amazon SageMaker – Agora consegue criar modelos 40% mais rápidos e 200% mais assertivos/Processamento de big data em Spark containers
O Amazon SageMaker anunciou que agora é possível criar modelos de machine learning 40% mais rápidos e 200% mais assertivos sem acréscimo de custos e o mesmo número de chamadas. Outra novidade é o suporte a conteiners Sparks para processamento de big data pelo próprio serviço.

Amazon Textract – Suporte a buckets como destino
O Amazon Textract agora suporta buckets como destino, ou seja, é possível manusear dados do S3 e colocar o bucket do S3 como destino, não necessitando mais manusear este dado na sua aplicação para enviar para outro aplicativo.

Amazon Pinpoint – Suporte a Journeys trigadas por eventos
O Amazon Pinpoint, serviço de controle de fluxos e notificações de marketing da Amazon, anunciou o suporte a Journeys trigadas por eventos, ou seja, agora é possível rastrear toda a jornada do cliente na plataforma via análise de eventos.

AWS IoT Core – Agora suporta conexão direta para o Amazon Timestream
Com o lançamento oficial do Amazon Timestream, o serviço IoT Core anunciou uma conexão direta de dados com o novo serviço da AWS.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é EC2 Auto Scaling?

Para um bom funcionamento de um negócio, o EC2 Auto Scaling é capaz de trazer estabilidade, escabilidade e segurança. Veja nosso artigo sobre o serviço!

Novidades da Semana – 26 a 30 de julho

Por Ricardo Gulias Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Compute Amazon EC2 – Placement Groups disponível para AWS Outposts Amazon EC2 Placement Groups anunciou que agora a ferramenta suporta o AWS Outposts assim sendo possivel aplicar esta configuração sem custo adicional em todas as regiões da AWS onde os Outposts são suportados atualmente. O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que estende a infraestrutura da AWS, seus serviços, APIs e ferramentas para virtualmente qualquer datacenter. Containers Amazon VPC – Plugin CNI aumenta os limites de node O plugin da Amazon VPC Container Networking Interface (CNI) agora oferece suporte à execução de mais pods por nó em tipos de instância EC2 baseados no AWS Nitro e para atingir maior densidade de pod, o plug-in VPC CNI aproveita um novo recurso VPC que permite que prefixos de endereço IP sejam anexados a instâncias EC2. Database Amazon Redshift – Data API suporta execução de queries e parâmetros multi-statement O Amazon Redshift Data API agora permite executar várias instruções numa transação. Além disso pode-se recuperar os resultados de cada instrução separadamente, sendo possível ainda parametrizar uma única instrução SQL, incluindo INSERT para ajudá-lo a desenvolver código reutilizável. Machine Learning Amazon Kendra – Novo conector com o Amazon WorkDocs O Amazon Kendra lançou um conector com o Amazon WorkDocs para indexar documentos (HTML, PDF, MS Word, MS PowerPoint e texto simples) armazenados nos repositórios do WorkDocs e buscar informações em todo esse conteúdo usando a pesquisa inteligente do Amazon Kendra Migration AWS CloudTrail – Suporta o registro de eventos de dados para APIs do EBS O AWS CloudTrail agora oferece suporte ao registro de eventos de dados para APIs diretas do Amazon EBS o que permite identificar quando seus Snapshots do Amazon EBS são acessados usando as APIs ListSnapshotBlocks, ListChangedBlocks, GetSnapshotBlock ou PutSnapshotBlock pelos usuários em sua conta AWS. AWS Control Tower – Suporte com encriptação do KMS Agora o AWS Control Tower oferece a opção de usar uma única chave (AWS KMS) fornecida pelo cliente para proteger os serviços implantados da AWS Control Tower (AWS CloudTrail, AWS Config) no AWS S3. Migration AWS Snowcone – agora suporta recursos que permitem acesso direto a uma rede externa Agora o AWS Snowcone oferece suporte a fluxos multicast, roteamento, balanceamento de carga e outros casos de uso de rede, permitindo que instâncias em um dispositivo Snowcone tenham acesso direto a uma rede externa. Com isso, ao fornecer instâncias com acesso à rede da camada 2 sem nenhuma tradução (NAT) ou filtragem intermediária, os clientes ganham maior flexibilidade na configuração de rede de seu dispositivo Snowcone. Network and Content Delivery Amazon Route 53 – Nova solução: Route 53 Application Recovery Controller O Amazon Route 53 anunciou o Application Recovery Controller, uma solução que torna as recuperações de aplicativos mais fáceis de executar e mais confiáveis, eliminando as etapas manuais normalmente necessárias ao usar ferramentas e processos tradicionais para gerenciar a recuperação de aplicativos, além de ajudar a recuperação quase que imediatamente, o que é um requisito para alguns caso de uso como processamento de pagamentos em tempo real (transacional) ou mecanismos de negociação que necessite de um alto grau de disponibilidade. Security AWS Network Firewall – Agora possui compliance PCI DSS O AWS Network Firewall agora é um serviço compatível com o padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS), lembrando que o AWS Network Firewall é um serviço de firewall gerenciado que facilita a implantação de proteções de rede essenciais para todas as suas Amazon Virtual Private Cloud (VPCs). https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2021/07/aws-network-firewall-achieves-pci-dss-compliance/ Storage Amazon S3 – Aliases Access Points permitem o acesso de qualquer aplicativo que exija um nome de bucket S3 Agora é possível usar aliases de Access Points com serviços AWS, permitindo que qualquer aplicativo que exija um nome de bucket do S3 use estes aliases. Como exemplos de serviços AWS podemos citar o Amazon EMR, Amazon Storage Gateway e Amazon Athena, pacotes de código aberto, como Apache Spark e Apache Hive, e soluções Amazon Partner Network (APN) sem qualquer alterações de código e sem custo adicional. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana *Revisão de Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

Balanceadores de carga – BigIP

No artigo do Blog da Darede de hoje, nosso #cloudspecialist Thiago Marques inicia uma série de artigos falando sobre o BigIP. Veja de forma prática e simplificada como funciona a ferramenta!

Toda empresa pode usar Machine Learning?

Entenda como o Machine Learning pode alavancar os resultados da sua empresa Atualmente ouvimos muito sobre Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, NLP (Natural Language Processing), Visão Computacional e Generative AI. Nesse mar de sopa de letrinhas, a realidade é que muitas empresas de diversos segmentos ainda têm dúvidas sobre a possibilidade de utilizarem essas tecnologias em seu negócio. Outro questionamento comum é se o investimento trará um bom retorno financeiro (e em quanto tempo) e não apenas custos. Pensando em esclarecer esses e outros pontos, resolvi escrever sobre a aplicação dessas tecnologias em alguns segmentos de negócios. O conteúdo será abordado em diferentes postagens e, para hoje, o foco é o AGRONEGÓCIO. Machine Learning no Agronegócio Já não é de hoje que o agronegócio é um dos setores que impulsiona a economia nacional, representando  25% do Produto Interno Bruto.  A tecnologia é um dos fatores capazes de manter o Brasil como um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e fibras. Entretanto, a velocidade das inovações em seus processos não acompanhava a necessidade das empresas, fato que mudou com a popularização das soluções mencionadas acima.  Muitos profissionais da área podem se perguntar: Como posso aplicar uma dessas tecnologias em minha empresa cujo foco é o agronegócio?  Como o meu retorno financeiro aumentará?  Dentre as tecnologias citadas, quais podem gerar um impacto positivo? O que preciso para começar? Bem, vamos lá… No agronegócio existem diversas vertentes como: Pecuária; Apicultura; Horticultura etc. Em todas é possível aplicar AI/ML (gosto de utilizar esse termo para resumir todas as tecnologias mencionadas e, seguirei utilizando dessa maneira ao longo dos meus posts). As siglas significam: Artificial Intelligence/Machine Learning e o único requisito para utilizá-las é ter ou coletar novos dados. Suponhamos que você tenha uma plantação de milhos em 1 hectare e normalmente utiliza um inseticida para combater larvas e mosquitos em toda a extensão do cultivo. Com AI/ML é possível focar somente em áreas onde a incidência desses insetos seja maior e exista um risco real ao plantio. As tecnologias possuem a capacidade de prever quais serão os pontos mais afetados por meio de um monitoramento rápido realizado com um drone. O equipamento dispõe de visão computacional e identifica os insetos, aplicando assim o inseticida. Usando como baseline um inseticida que consiga cobrir 100m², seria necessária a compra de 100 galões desse inseticida e, caso ele custasse aproximadamente R$ 231,00, o custo total seria de R$ 23.100,00. Agora, considerando uma área de foco coberta por AI/ML, dois galões cobrindo 200m² poderiam resolver todo o problema com um custo de R$ 462,00. Ou seja, economia de R$22.638,00. Esse foi apenas um dos clássicos exemplos de uso em uma plantação.  Mas, temos muitas outras áreas que podemos aplicar:  Manutenção preditiva dos equipamentos de plantação e colheita;  Previsões climáticas;  Previsões financeiras;  Previsões de demanda; Previsões de atraso na entrega do produto; Detecção de fraudes no processo; Simulações na criação de animais e desenvolvimento de plantas, etc.  Tudo isso apenas inserindo alguns dados de inputs para um modelo de AI/ML treinado. Conclusão A conclusão que deixo a você é que, dentro do segmento do agronegócio é possível aplicar AI/ML em qualquer área e departamento, tomando as melhores decisões baseadas em dados que muito provavelmente você já tenha e que estão apenas esperando para serem utilizados.  Em um mundo em constante evolução tecnológica, a pergunta de se toda empresa pode usar Machine Learning não deve mais ser “se”, mas sim”como”. No caso específico do agronegócio, fica claro que as aplicações de AI/ML são vastas e promissoras. Desde otimizar o uso de recursos como inseticidas, prever condições climáticas, demanda do mercado e até mesmo detectar fraudes nos processos, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina têm o potencial de revolucionar a maneira como o setor opera. A implementação bem-sucedida de AI/ML não exige necessariamente um grande investimento inicial, mas sim a coleta e utilização eficaz de dados que muitas empresas já possuem. O exemplo da economia substancial com o uso direcionado de inseticidas ilustra como a tecnologia pode otimizar os processos e melhorar os resultados financeiros de maneira significativa. Portanto, a conclusão é que no agronegócio, assim como em muitos outros setores, a adoção de Machine Learning é uma oportunidade tangível para tomar decisões mais assertivas, aumentar a eficiência e, em última análise, impulsionar o sucesso financeiro. O momento de explorar essas tecnologias é agora, e as empresas que se adaptarem mais rapidamente colherão os benefícios dessa revolução tecnológica. Este é o futuro do agronegócio, e a pergunta não é se você deve adotá-lo, mas sim como você pode fazer isso com sucesso. Wilian Cesar Uhlmann Data Scientist | Machine Learning Engineer wilian.uhlmann@darede.com.br Formado em Ciência da Computação e com MBA em Data Science. Atua na resolução de problemas de negócios na área de tecnologia há mais de 11 anos, tendo ministrado um curso de end-to-end de Data Science utilizando a plataforma da AWS. Certificado em ITIL, AWS Cloud Pratictioner e AWS Machine Learning Specialty.

Novidades da Semana 09 a 13 de Agosto

Por Flávio Rescia Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Segurança & Governance AWS WAF – Suporte a versionamento em managed rules O AWS WAF, serviço de Firewall de Aplicações HTTP da AWS, traz uma novidade nas regras de gerenciadas: as managed rules. Essas são regras prontas da própria AWS como OWASP TOP 10, WordPress, e Aplicações PHP. Isso facilita um plano de testes e rollback. Amazon Cloudwatch Logs – Suporte a métricas de uso O Amazon Cloudwatch Logs adicionou um recurso de métrica de uso, o que pode facilitar o monitoramento de quota de uso desse serviço, que tem o modelo pay-as-you-go. Database Amazon RDS – Recurso Proxy agora pode ser criado em uma shared VPC O Shared VPC é um recurso pouco utilizado, mas bem versátil, ele permite compartilhar uma VPC com outra conta, possibilitando que instâncias EC2, ou RDS fiquem em uma conta. A novidade é que agora shared VPCs suportam RDS Proxy, um novo recurso que permite controle do pool de conexões para bancos de dados relacionais gerenciados da AWS. O RDS Proxy traz diversos ganhos, como o controle do número de conexões no banco e otimização de failover. Amazon RDS PostgreSQL – Versão 14 Beta disponível em Preview O Amazon RDS PostgreSQL anunciou que está disponível em preview a nova versão 14. Developer Tools Amazon API Gateway – Suporte a Mutual TLS O Amazon API Gateway, o serviço de Gateway de API Gerenciado da AWS agora suporta mais opções para Mutual TLS. Para quem não conhece, mTLS é a técnica de trocar certificado entre o cliente e o servidor, inclusive muito utilizado atualmente em aplicações como PIX – tecnologia de pagamentos instantâneos. Agora o API Gateway suporta mTLS usando certificados terceiros e CA privada do ACM. Até então suportava apenas certificados gerados pelo ACM e públicos. AWS CodeBuild – Novo recurso de publicação dos resultados das builds O AWS Codebuild adicionou um novo recurso que possibilita a publicação dos resultados das builds. AWS CodeGuru – Profiler com suporte a recomendações para Python O AWS CodeGuru Profiler, é o serviço AWS para recomendações de qualidade de código em tempo de deploy. O CodeGuru Profiler agora suporta recomendações também para Python. Amazon App Runner – Suporte a Visual Studio Code O plugin oficial da AWS para Virtual Studio Code, o AWS Toolkit, agora suporta o AWS App Runner, o novo serviço de gerenciamento e deploy de containers “for dummies” da AWS. Storage & Compute AWS Snow Family – Novos recursos O AWS Snow Family adicionou novos recursos em suas ferramentas, são eles: O AWS Snow Cone agora permite o gerenciamento remoto de dispositivos conectados ao serviço. Já o AWS SnowEdge, a evolução do Snowball, anunciou um aumento de 40Mbps para 400Mbps no uso de NFS. AWS Systems Manager – Novos Recursos O AWS Systems Manager também adicionou diversos recursos nessa semana: A primeira é o suporte a detecção de duplicidades nos eventos operacionais. O serviço possui também um novo recurso, o auto-approval em templates para requisições de mudanças, ideal para mudanças sem risco ou em ambientes não produtivos. AWS interactive EC2 Serial Console – Agora disponível em outras regiões O AWS interactive EC2 Serial Console agora permite acessar monitor, mouse e teclado de instâncias EC2, a AWS expandiu o suporte desse serviço em diversas regiões como São Paulo. AWS Innovation Sandbox – Nova solução A AWS anunciou uma nova solução: o AWS Innovation Sandbox. Como ele é possível automatizar a criação de ambientes 100% isolados, utilizando segregação de VPCs e o Appstream 2.0 para acesso nesse ambiente isolado. AWS Glue DataBrew – Suporte a Tableau O AWS Glue DataBrew é uma ferramenta visual da AWS para preparação, limpeza e normatização de dados que já conta com mais de 250 transformações prontas. A novidade é o novo formato suportado, compatível com uma das mais usadas ferramentas de BI do mercado, o Tableau. Além dessa novidade o Glue DataBrew agora suporta condições, como IF, OR, AND e CASE, o que dá um poder muito maior ao serviço. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana *Revisão de Cassius Oliveira

O que é Disaster Recovery?

Para evitar surpresas, possuir um plano de Disaster Recovery é essencial para garantir o bom funcionamento de um ambiente de TI. Veja o artigo que explica esse conceito!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações