Não é de hoje que o Outlook dá suporte a autenticações modernas, como o MFA. E para te auxiliar para resover problemas de login utilizando esses tipos de autenticação, nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova preparou um artigo bem especial! Confere aí!

03/02/2023

Por José Anderson Vila Nova

Desde o Microsoft Outlook 2013, existe o suporte para a autenticação moderna. Essa autenticação, permite o uso de MFA, cartões inteligentes e provedores de SAML de terceiros, por exemplo. Se você utiliza o Exchange Online, habilitou o MFA, mas não consegue fazer o login, pode ser que essa opção esteja desativada no seu tenant. Ou pode ser que você queria desativar para fazer algum teste se acha que a autenticação moderna está causando algum problema no seu ambiente.

No entanto, tenha em atenção que essa configuração é realizada para o seu tenant inteiro, e não apenas um único usuário. Outro detalhe é que essa configuração afeta os clientes do Outlook 2013 e superior para o Windows. Outlook Mobile e Outlook para Mac 2016, utilizam autenticação moderna por padrão.

Autenticação Moderna

Para verificar o status da autenticação moderna, e então habilitar ou desabilitar, utilize os comandos abaixo:

  1.  Você deve possuir o módulo ExchangeOnlineManagement. Se não tiver, abra uma sessão do Powershell e instale por digitar Install-Module ExchangeOnlineManagement.

  •        Feche e abra novamente o Powershell para garantir o carregamento correto do módulo. Agora digite Connect-ExchangeOnline. Entre com suas credenciais quando solicitado.

  •       Digite Get-OrganizationConfig | Format-Table Name,OAuth* -Auto. Se o resultado for true, a autenticação moderna está ativa. Se estiver false, está desativada. Se a sua conta for mais antiga (antes de agosto de 2017), pode ser que o seu está desativado. De 1 de agosto de 2017 em diante, essa opção já vem habilitada por padrão.

  •    Agora execute o comando Set-OrganizationConfig -OAuth2ClientProfileEnabled $false, se deseja desativar a autenticação moderna, ou Set-OrganizationConfig -OAuth2ClientProfileEnabled $true, se você deseja ativá-la. Ao desativar a autenticação moderna, somente a autenticação básica estará habilitada.

Ou

Erro Azure Mfa - Usuário Não Recebe Código De Confirmação

Em alguns casos, após você habilitar o uso de MFA na empresa, um ou outro usuário, que antes utilizava esse recurso normalmente, simplesmente para de funcionar. O usuário que utilizava o Microsoft Authenticator, e precisava apenas clicar em Aprovar ou Negar, quando acessava os serviços do Office 365, simplesmente não recebe essa confirmação.

Se ele digita códigos aleatórios gerados pelo aplicativo autenticador, também não funcionam, e eles pode visualizar erros como You are blocked from performing this operation. Please contact your administrator for help ou We’re sorry, we ran into a problem. Please select “Next to try again. O administrador força o recadastro do MFA, e o usuário pode visualizar erros como na imagem abaixo:

Esse erro normalmente está relacionado com o bloqueio do MFA do usuário no painel do Azure AD. Um dos motivos pode ser alguma suspeita do usuário, o que ocasiona o sistema a realizar o bloqueio. Nessa tela você pode inclusive bloquear um usuário manualmente.

Para verificar se há algum usuário bloqueado, acesse o Azure AD > Security > Multifactor authentication.

Basta clicar em Unblock, para que seja possível o usuário receber os códigos e notificações do Authenticator novamente.

Até a próxima!

foto-jose-anderson-vila-nova
José Anderson Vila Nova Cloud Architect
anderson.vilanova@darede.com.br

O José Anderson Vila Nova Profissional de Infraestrutura com ênfase em produtos Microsoft, com experiência no suporte e implantação de aplicativos e serviços. Ele possui diversas certificações técnicas e das duas maiores plataformas de serviços em nuvem: a MS100 da Microsoft e a AWS Cloud Practitioner.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Home Office e Cloud: Como elas se complementam?

A pandemia trouxe grandes mudanças no mundo corporativo, e a popularização do trabalho remoto foi uma delas. Confira o artigo que fala sobre como a cloud computing auxiliou nesse processo. 07/10/2022 Por: Pamela Silva de Oliveira Depois do momento triste e conturbado que o mundo passou com a pandemia de COVID-19, o que mais encontramos por aí são as mudanças em vários setores empresariais no mundo. E a tecnologia foi um dos setores mais afetados. Cloud pós-pandemia A Cloud Computing (computação em nuvem), vem ganhando cada vez mais visibilidade e força, e com isso conquistando cada vez mais espaço na indústria atual. Esse é um modelo de distribuição de serviços digitais pela internet, ou seja, pode ser usada na criação de infraestruturas, plataformas de desenvolvimento, armazenamento de dados, aplicações de software e muitas outras coisas de forma digital. E por conta dessa utilização, o ambiente físico com hardware perde sua obrigatoriedade nos processos das empresas, assim a demanda por trabalho presencial já não vem sendo muito requisitada. Outra grande mudança na sociedade atual foi a crescente implementação de modelos híbridos ou totalmente remoto nas empresas. Realidade que, por conta da pandemia, foi posta quase como obrigatória para empresas que quisessem continuar com seus serviços em uma certa normalidade, e muitas delas se adaptaram e gostaram desse modelo, assim o trouxeram como definitivo para a continuidade dos negócios. Cloud e Home Office Com a crescente migração das empresas para o ambiente na nuvem, o gerenciamento digital delas não exige que os profissionais precisem se locomover, assim abrindo a possibilidade de contratação de profissionais de qualquer lugar do mundo, contribuindo com a redução dos gastos que normalmente se tem com as pessoas que trabalham no ambiente presencial. Ter a possibilidade do seu ambiente estar todo armazenado na nuvem, além do modelo de responsabilidade compartilhada, como o que a AWS oferece, também permite que um profissional necessite apenas do seu conhecimento e um meio de acesso para fazer o seu trabalho, tornando o gerenciamento de serviços mais ágil e maior a segurança para as empresas. Muitas pessoas se beneficiam com o trabalho home office e ver que o mercado se abre cada vez mais para essa realidade, esse é um grande marco. Como exemplo disso, temos a DAREDE que é destaque no mercado de tecnologia na nuvem e tem a grande parte dos seus funcionários trabalhando em home office, mostrando que conseguimos manter a qualidade dos nossos serviços e possibilitando a contratação de pessoas de qualquer lugar do mundo. Darede Academy Pamela Silva de Oliveira Mentor: Ricardo Lemos ricardo.lemos@darede.com.br Equipe de novos talentos do mundo da TI que estão sendo preparados para os desafios da profissão.

Kubernetes e Networking

Leandro Damascena e Flávio Rescia, explicam detalhadamente o funcionamento do VPC-CNI, a alocação de ENI/IP, além de como evitar a exaustão de IP em um cluster do Amazon EKS.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações