+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da Semana AWS – 25 a 29 de janeiro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Segurança e Governança

Amazon Cloudwatch — Cloudwatch Agent agora suporta macOS
O Amazon Cloudwatch Agent anunciou nessa semana que agora oferece suporte a macOS em instâncias Mac do Amazon EC2 e hosts on-premises.

Amazon Cloudwatch — Cloudwatch Agent agora suporta APIs e SDKs do OpenTelemetry
A partir dessa semana, é possível usar APIs e SDKs OpenTelemetry para enviar dados de telemetria para o Amazon Cloudwatch Agent, o que permite receber métricas e rastreamentos OpenTelemetry de aplicativos e serviços em execução no Amazon EC2.

Amazon Cloudwatch — Cloudwatch adiciona suporte de Fluent Bit para EKS e Kubernetes
O Amazon Cloudwatch também adicionou nessa semana o suporte do Fluent Bit para logs de container do Amazon EKS e do Kubernetes, o que permite analisá-los e visualizá-los através da ferramenta.

AWS Control Tower – suporte de update de até 300 contas
O AWS Control Tower anunciou que agora é possível realizar update de até 300 contas no console.

Amazon EBS – métricas do Cloudwatch com baixo tempo de granularidade
O Amazon EBS anunciou que a partir dessa semana, a ferramenta recebe métricas do Amazon CloudWatch com granularidade de 1 minuto sem custos adicionais.

AWS IAM – análise de políticas baseadas em recursos do Secrets Manager
O AWS IAM, agora analisa as políticas baseadas em recursos do AWS Secrets Manager que permite descobrir dados que podem ser acessados publicamente ou de outras contas.

Amazon GuardDuty – fluxos de trabalho de investigação de incidentes através do Amazon Detective
O Amazon GuardDuty aprimorou fluxos de trabalho de investigação de incidentes de segurança através de uma nova integração com o Amazon Detective.

AWS Security Hub – adicionar uma nova integração global
O AWS Security Hub agora está integrado globalmente ao Cloud Storage Security: Antivírus for Amazon S3. Além disso, a ferramenta adicionou cinco novas integrações às regiões AWS GovCloud, são elas: Forcepoint CASB (Cloud Access Security Broker), o Forcepoint DLP (Data Loss Prevention), o Forcepoint NGFW (Next-Generation Firewall), o Palo Alto Networks Prisma Cloud Compute e o Palo Alto Networks Prisma Cloud Enterprise.

AWS Shield Advanced – métricas de mitigação e cronogramas de tráfego de rede
O AWS Shield Advanced anunciou que agora exibe métricas adicionais de mitigação e detalhes de cronograma de rede para eventos detectados em recursos protegidos.
https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2021/01/aws-shield-advanced-now-provides-mitigation-metrics-and-network-traffic-timelines/

Compute

Amazon EC2 – anúncio de novas instâncias T4g
A AWS anunciou novas instâncias T4g do Amazon EC2 com processadores Graviton2 baseados no Arm e oferecem preço até 40% melhor em comparação com as instâncias T3. Essas novas instâncias estão disponíveis para teste em diversas regiões, incluindo São Paulo.

Amazon Kendra – conformidade com ISO e PCI
O Amazon Kendra, a partir dessa semana está em conformidade com ISO (International Organization for Standardization) e o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).

Amazon FSx – suporte a endpoints validados pela FIPS 140–2
O Amazon FSx, um serviço totalmente gerenciado que facilita iniciar e executar sistemas de arquivos ricos em recursos e com alta performance, agora oferece endpoints validados pela FIPS 140–2.

Amazon Elasticsearch – estende a criptografia em repouso para domínios existentes
O Amazon Elasticsearch Service agora oferece suporte à criptografia de dados em repouso e à criptografia node-to-node em domínios existentes.

Amazon RDS – RDS for SQL Server com suporte a instâncias R5d e M5d
O Amazon RDS for SQL Server anunciou que agora é possível iniciar a ferramenta nos tipos de instância R5d e M5d com tempdb configurado para usar armazenamento de instâncias local.

Database

Amazon Timestream – suporte a workloads em conformidade com HIPAA, ISSO e PCI DSS
Agora o Amazon Timestream oferece suporte a workloads em conformidade com Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA), International Organization for Standardization (ISO) e Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI DSS).

Amazon Aurora – suporte a PostgreSQL 12
O Amazon Aurora anunciou suporte ao PostgreSQL 12 que inclui diversas melhorias.

Amazon Redshift – aumento da cota do armazenamento gerenciado de nodes
O Amazon Redshift dobrou a capacidade de armazenamento gerenciado de tipos de nodes RA3.16XL e RA3.4XL para 128 TB por node.

Outros

Amazon Lex – lançamento de APIs de conversa
A AWS anunciou o lançamento de APIs de conversa para melhoria nas experiências de conversa por streaming com um agente virtual, assim sendo possível configurar seu bot para manipular pausas e interrupções, comuns em conversas.

Amazon Chime – Suporte para compartilhamento de tele no iOS e Android
O Amazon Chime agora permite que os desenvolvedores ofereçam compartilhamento de tela em suas aplicações para iOS e Android.

AWS RoboMaker – suporte o upload de configuração de dados em Jobs simulados
O AWS RoboMaker agora suporta o upload de configuração durante a simulação de Jobs e a partir disso envia dados para o Amazon S3.

AWS Glue — DataBrew suporta seis delimitadores adicionais para seus datasets
O AWS Glue DataBrew agora suporta seis delimitadores adicionais para seus datasets, são eles: vírgula, dois pontos, ponto e vírgula, barra vertical, tab, acento circunflexo e espaço.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.