Novidades-da-semana-10-a-14-de-maio

Novidades da Semana – 10 a 14 de maio

Por Ricardo Gulias
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Compute

Amazon EC2 – Novas instâncias High Memory disponíveis nos modelos On-Demand e Savings Plan

O Amazon EC2 anunciou a disponibilidade das instâncias EC2 High Memory de 6 TB, 9 TB e 12 TB que são construídas utilizando o AWS Nitro System, no modelos de contratação On-Demand e Savings Plans. Com isso é possível ter maior flexibilidade para aquisição destas instâncias, aumentando o desempenho e reduzindo os custos ($/GiB).
Essas instâncias são certificadas pela SAP para executar Business Suite em HANA, SAP S / 4HANNA, Data Mart Solutions em HANA, Business Warehouse em HANA e SAP BW / 4HANA em ambientes de produção e estão disponíveis em Norte Virginia (EUA), Europa e Ásia.

Database

Amazon RDS for SQL Server – Suporte a Disaster Recovery (DR) gerenciado entre regiões

O Amazon RDS para SQL Server agora oferece suporte a backups automatizados entre regiões do Amazon RDS, o que oferece a capacidade de configurar replicação automática de snapshots e transactional logs de uma região AWS primária para uma secundária, fornecendo desta forma a capacidade de recuperação de desastres em banco de dados de missão crítica. O RDS oferece suporte para SQL Server 2014 e posterior. Esse recurso está disponível entre as regiões us-east-1 (North Virginia) e us-weast-2 (Oregon), eu-central-1 (Frankfurt) e eu-west-1 (Ireland) e de ap-notheast-1 (Tokio) e ap-northeast-3 (Osaka).

Amazon RDS for SQL Server – Disponível no AWS Outposts

O Amazon RDS para SQL Server agora está disponível para o AWS Outposts, permitindo a implantação de instâncias de banco de dados gerenciadas On-Premises, estendendo a infraestrutura, os serviços, as APIs e ferramentas da AWS para qualquer Datacenter, melhorando a experiência para o modelo híbrido. Na prática, essa novidade possibilita a automatização de tarefas de administração, configuração de banco de dados, patching e backups, podendo utilizar as mesmas APIs disponíveis na AWS e podendo executar o Microsoft SQL Server 2016, 2017 e 2019 nas edições Enterprise, Standard e Web.

Amazon Aurora PostgreSQL – Novos patches

Estão disponíveis agora novos lançamentos de patch do Amazon Aurora PostgreSQL para clientes que usam a versão Compatible Edition.

Management & Governance

AWS Organizations – Nova console

O AWS Organizations disponibilizou uma nova maneira de gerenciar o ambiente de Multi-Account, facilitando a navegação através da hierarquia de contas na unidade organizacional, assim como a execução de tarefas de uma forma mais simplificada, além de oferecer um acesso fácil à documentação e informações de produtos e recursos.

Amazon CloudWatch Synthetics – Suporte a cron expression

O CloudWatch Synthetics agora oferece suporte a cron expressions, permitindo flexibilidade ao programar canários para monitorar seus endpoints e APIs num horário ou intervalo de tempo específico. Cabe lembrar que os canários simulam as mesmas ações de um usuário nos permitindo monitorar a experiência do usuário de forma contínua.

AWS Systems Manager – Novo recurso Incident Manager

O AWS Systems Manager passa a contar com o Incident Manager, recurso que permite um tempo menor para resolução de problemas críticos de disponibilidade e desempenho dos aplicativos, ajudando a preparar o ambiente para incidentes com planos de resposta automatizados que reúnem as pessoas e as informações certas. Com o Incident Manager a resposta automática pode ser aplicada quando um problema crítico é detectado por um alarme no CloudWatch ou um evento do Amazon Eventbridge.

AWS Systems Manager – Integração com recursos Change Calendar e State Manager

O AWS Systems Manager agora integra os recursos Change Calendar e State Manager para que seja possível agendar eventos de calendário para controlar quando as alterações podem ser feitas nos recursos AWS, com isso conseguimos garantir que as atualizações de configuração do estado desejado não entrem em conflito com as atividades comerciais importantes, como evento de vendas ou lançamentos de novos produtos.

Amazon Fraud Detector – Suporte a AWS CloudFormation

O Amazon Fraud Detector é um serviço gerenciado que facilita a identificação online potencialmente fraudulentas, como a criação de contas falsas ou fraude de pagamento online e agora oferece suporte ao AWS CloudFormation para criação e configuração de recursos junto ao restante da infraestrutura AWS. O suporte para o AWS CloudFormation simplifica para os clientes criar e gerenciar recursos do Amazon Fraud Detector sem precisar configurá-los manualmente.

Analytics & Containers

Amazon EBS – Driver Container Storage Interface (CSI) disponível para uso geral

O driver EBS CSI que permite provisionar, anexar e montar um volume EBS num Pod Kubernetes EKS – Amazon Elastic Kubernetes Service e também oferece suporte a configurações avançadas do EBS, como criptografia e IOPS agora está amplamente disponível para instalação em clusters ECS com versão 1.17 e superior.

Amazon EKS – Suporte a manchas de nó do Kubernetes

O Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) agora oferece suporte a manchas de nó do Kubernetes, o que traz uma simplificação no gerenciamento do ciclo de vida do nó para clusters com diversos requisitos de recursos de aplicativos. Na prática com este suporte é possível separar facilmente grupos de instâncias EC2 dentro do cluster, designando apenas para alguns aplicativos, sendo possível ainda aplicar uma tolerância aos pods, permitindo que eles sejam programados em nós com manchas correspondentes.

Amazon Athena – Drivers do Athena com suporte Azure AD e PingFederate authentication

O Amazon Athena agora suporta novas opções de autenticação que ficam disponíveis aos clientes que utilizam seus drivers JDBC e ODBC, sendo possível autenticar usando credenciais do AWS IAM, Microsoft Active Directory Federation Services (ADFS), PingFederate, Okta e provedores de identidade personalizados.

Amazon Athena – Novo recurso de consulta de Banco de Dados e tabelas através AWS Glue Data Catalogs

O Amazon Athena anunciou um novo recurso que permite consultar bancos de dados e tabelas em contas AWS por meio de suporte integrado para AWS Glue Data Catalogs em outras contas AWS, com isso fica mais fácil o acesso para os analistas e cientistas de dados eliminando a complexidade de replicar metadados de catálogo em contas individuais da AWS. Em outras palavras permite integrar mais facilmente catálogos de dados do AWS Glue em outras contas usando o console ou API do Athena.

AWS Lake Formation – Suporte a Tag-based access control (TBAC)

O AWS Lake Formation agora suporta marcação de recursos no data lake utilizando tags, podendo ser utilizado na criação de políticas de controle de acesso lógico. Na prática, isso ajuda os administradores de dados a controlar um grande número de banco de dados, tabelas e colunas sem a necessidade de atualizar constantemente as políticas à medida que um novo recurso é adicionado ao data lake.

Application Integration

Amazon MQ – Suporte a versão 5.15.15 do ActiveMQ

O Amazon MQ é um serviço gerenciado de corretor de mensagens para Apache ActiveMQ e RabbitMQ que facilita a configuração e operação de corretores de mensagens na AWS, reduzindo suas responsabilidades operacionais como o gerenciamento, provisionamento, configuração e manutenção. Agora é possível iniciar corretores Apache ActiveMQ 5.15.15 na ferramenta.

Solutions

Machine Downtime Monitor – Nova solução

O Machine Downtime Monitor é uma nova solução que fornece um painel para ajudar clientes industriais no monitoramento da integridade dos equipamentos de chão de fábrica, melhorando o tempo de resposta relacionado a identificação de quebras de máquinas e melhorando a disponibilização de ativos. É importante ressaltar que essa solução oferece uma interface intuitiva para que usuários não técnicos configurem facilmente as máquinas e as coloque em funcionamento rapidamente.

Distributed Load Testing – Novo recurso

O recurso de teste de carga distribuída na AWS ajuda a simular milhares de usuários se conectado ao seu aplicativo para que seja possível entender melhor o desempenho destes aplicativos. Essa atualização adiciona a capacidade de efetuar testes simultâneos separando painéis próprios no Amazon CloudWatch com métricas quase em tempo real, além de aumentar o limite de tarefas para 1.000, removendo o limite de usuários simultâneos e incluído a capacidade de agendar testes.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações