Por Ricardo Gulias
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Compute

Amazon EC2 – Novas instâncias High Memory disponíveis nos modelos On-Demand e Savings Plan

O Amazon EC2 anunciou a disponibilidade das instâncias EC2 High Memory de 6 TB, 9 TB e 12 TB que são construídas utilizando o AWS Nitro System, no modelos de contratação On-Demand e Savings Plans. Com isso é possível ter maior flexibilidade para aquisição destas instâncias, aumentando o desempenho e reduzindo os custos ($/GiB).
Essas instâncias são certificadas pela SAP para executar Business Suite em HANA, SAP S / 4HANNA, Data Mart Solutions em HANA, Business Warehouse em HANA e SAP BW / 4HANA em ambientes de produção e estão disponíveis em Norte Virginia (EUA), Europa e Ásia.

Database

Amazon RDS for SQL Server – Suporte a Disaster Recovery (DR) gerenciado entre regiões

O Amazon RDS para SQL Server agora oferece suporte a backups automatizados entre regiões do Amazon RDS, o que oferece a capacidade de configurar replicação automática de snapshots e transactional logs de uma região AWS primária para uma secundária, fornecendo desta forma a capacidade de recuperação de desastres em banco de dados de missão crítica. O RDS oferece suporte para SQL Server 2014 e posterior. Esse recurso está disponível entre as regiões us-east-1 (North Virginia) e us-weast-2 (Oregon), eu-central-1 (Frankfurt) e eu-west-1 (Ireland) e de ap-notheast-1 (Tokio) e ap-northeast-3 (Osaka).

Amazon RDS for SQL Server – Disponível no AWS Outposts

O Amazon RDS para SQL Server agora está disponível para o AWS Outposts, permitindo a implantação de instâncias de banco de dados gerenciadas On-Premises, estendendo a infraestrutura, os serviços, as APIs e ferramentas da AWS para qualquer Datacenter, melhorando a experiência para o modelo híbrido. Na prática, essa novidade possibilita a automatização de tarefas de administração, configuração de banco de dados, patching e backups, podendo utilizar as mesmas APIs disponíveis na AWS e podendo executar o Microsoft SQL Server 2016, 2017 e 2019 nas edições Enterprise, Standard e Web.

Amazon Aurora PostgreSQL – Novos patches

Estão disponíveis agora novos lançamentos de patch do Amazon Aurora PostgreSQL para clientes que usam a versão Compatible Edition.

Management & Governance

AWS Organizations – Nova console

O AWS Organizations disponibilizou uma nova maneira de gerenciar o ambiente de Multi-Account, facilitando a navegação através da hierarquia de contas na unidade organizacional, assim como a execução de tarefas de uma forma mais simplificada, além de oferecer um acesso fácil à documentação e informações de produtos e recursos.

Amazon CloudWatch Synthetics – Suporte a cron expression

O CloudWatch Synthetics agora oferece suporte a cron expressions, permitindo flexibilidade ao programar canários para monitorar seus endpoints e APIs num horário ou intervalo de tempo específico. Cabe lembrar que os canários simulam as mesmas ações de um usuário nos permitindo monitorar a experiência do usuário de forma contínua.

AWS Systems Manager – Novo recurso Incident Manager

O AWS Systems Manager passa a contar com o Incident Manager, recurso que permite um tempo menor para resolução de problemas críticos de disponibilidade e desempenho dos aplicativos, ajudando a preparar o ambiente para incidentes com planos de resposta automatizados que reúnem as pessoas e as informações certas. Com o Incident Manager a resposta automática pode ser aplicada quando um problema crítico é detectado por um alarme no CloudWatch ou um evento do Amazon Eventbridge.

AWS Systems Manager – Integração com recursos Change Calendar e State Manager

O AWS Systems Manager agora integra os recursos Change Calendar e State Manager para que seja possível agendar eventos de calendário para controlar quando as alterações podem ser feitas nos recursos AWS, com isso conseguimos garantir que as atualizações de configuração do estado desejado não entrem em conflito com as atividades comerciais importantes, como evento de vendas ou lançamentos de novos produtos.

Amazon Fraud Detector – Suporte a AWS CloudFormation

O Amazon Fraud Detector é um serviço gerenciado que facilita a identificação online potencialmente fraudulentas, como a criação de contas falsas ou fraude de pagamento online e agora oferece suporte ao AWS CloudFormation para criação e configuração de recursos junto ao restante da infraestrutura AWS. O suporte para o AWS CloudFormation simplifica para os clientes criar e gerenciar recursos do Amazon Fraud Detector sem precisar configurá-los manualmente.

Analytics & Containers

Amazon EBS – Driver Container Storage Interface (CSI) disponível para uso geral

O driver EBS CSI que permite provisionar, anexar e montar um volume EBS num Pod Kubernetes EKS – Amazon Elastic Kubernetes Service e também oferece suporte a configurações avançadas do EBS, como criptografia e IOPS agora está amplamente disponível para instalação em clusters ECS com versão 1.17 e superior.

Amazon EKS – Suporte a manchas de nó do Kubernetes

O Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) agora oferece suporte a manchas de nó do Kubernetes, o que traz uma simplificação no gerenciamento do ciclo de vida do nó para clusters com diversos requisitos de recursos de aplicativos. Na prática com este suporte é possível separar facilmente grupos de instâncias EC2 dentro do cluster, designando apenas para alguns aplicativos, sendo possível ainda aplicar uma tolerância aos pods, permitindo que eles sejam programados em nós com manchas correspondentes.

Amazon Athena – Drivers do Athena com suporte Azure AD e PingFederate authentication

O Amazon Athena agora suporta novas opções de autenticação que ficam disponíveis aos clientes que utilizam seus drivers JDBC e ODBC, sendo possível autenticar usando credenciais do AWS IAM, Microsoft Active Directory Federation Services (ADFS), PingFederate, Okta e provedores de identidade personalizados.

Amazon Athena – Novo recurso de consulta de Banco de Dados e tabelas através AWS Glue Data Catalogs

O Amazon Athena anunciou um novo recurso que permite consultar bancos de dados e tabelas em contas AWS por meio de suporte integrado para AWS Glue Data Catalogs em outras contas AWS, com isso fica mais fácil o acesso para os analistas e cientistas de dados eliminando a complexidade de replicar metadados de catálogo em contas individuais da AWS. Em outras palavras permite integrar mais facilmente catálogos de dados do AWS Glue em outras contas usando o console ou API do Athena.

AWS Lake Formation – Suporte a Tag-based access control (TBAC)

O AWS Lake Formation agora suporta marcação de recursos no data lake utilizando tags, podendo ser utilizado na criação de políticas de controle de acesso lógico. Na prática, isso ajuda os administradores de dados a controlar um grande número de banco de dados, tabelas e colunas sem a necessidade de atualizar constantemente as políticas à medida que um novo recurso é adicionado ao data lake.

Application Integration

Amazon MQ – Suporte a versão 5.15.15 do ActiveMQ

O Amazon MQ é um serviço gerenciado de corretor de mensagens para Apache ActiveMQ e RabbitMQ que facilita a configuração e operação de corretores de mensagens na AWS, reduzindo suas responsabilidades operacionais como o gerenciamento, provisionamento, configuração e manutenção. Agora é possível iniciar corretores Apache ActiveMQ 5.15.15 na ferramenta.

Solutions

Machine Downtime Monitor – Nova solução

O Machine Downtime Monitor é uma nova solução que fornece um painel para ajudar clientes industriais no monitoramento da integridade dos equipamentos de chão de fábrica, melhorando o tempo de resposta relacionado a identificação de quebras de máquinas e melhorando a disponibilização de ativos. É importante ressaltar que essa solução oferece uma interface intuitiva para que usuários não técnicos configurem facilmente as máquinas e as coloque em funcionamento rapidamente.

Distributed Load Testing – Novo recurso

O recurso de teste de carga distribuída na AWS ajuda a simular milhares de usuários se conectado ao seu aplicativo para que seja possível entender melhor o desempenho destes aplicativos. Essa atualização adiciona a capacidade de efetuar testes simultâneos separando painéis próprios no Amazon CloudWatch com métricas quase em tempo real, além de aumentar o limite de tarefas para 1.000, removendo o limite de usuários simultâneos e incluído a capacidade de agendar testes.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Novidades da Semana – 26 a 30 de julho

Por Ricardo Gulias Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Compute Amazon EC2 – Placement Groups disponível para AWS Outposts Amazon EC2 Placement Groups anunciou que agora a ferramenta suporta o AWS Outposts assim sendo possivel aplicar esta configuração sem custo adicional em todas as regiões da AWS onde os Outposts são suportados atualmente. O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que estende a infraestrutura da AWS, seus serviços, APIs e ferramentas para virtualmente qualquer datacenter. Containers Amazon VPC – Plugin CNI aumenta os limites de node O plugin da Amazon VPC Container Networking Interface (CNI) agora oferece suporte à execução de mais pods por nó em tipos de instância EC2 baseados no AWS Nitro e para atingir maior densidade de pod, o plug-in VPC CNI aproveita um novo recurso VPC que permite que prefixos de endereço IP sejam anexados a instâncias EC2. Database Amazon Redshift – Data API suporta execução de queries e parâmetros multi-statement O Amazon Redshift Data API agora permite executar várias instruções numa transação. Além disso pode-se recuperar os resultados de cada instrução separadamente, sendo possível ainda parametrizar uma única instrução SQL, incluindo INSERT para ajudá-lo a desenvolver código reutilizável. Machine Learning Amazon Kendra – Novo conector com o Amazon WorkDocs O Amazon Kendra lançou um conector com o Amazon WorkDocs para indexar documentos (HTML, PDF, MS Word, MS PowerPoint e texto simples) armazenados nos repositórios do WorkDocs e buscar informações em todo esse conteúdo usando a pesquisa inteligente do Amazon Kendra Migration AWS CloudTrail – Suporta o registro de eventos de dados para APIs do EBS O AWS CloudTrail agora oferece suporte ao registro de eventos de dados para APIs diretas do Amazon EBS o que permite identificar quando seus Snapshots do Amazon EBS são acessados usando as APIs ListSnapshotBlocks, ListChangedBlocks, GetSnapshotBlock ou PutSnapshotBlock pelos usuários em sua conta AWS. AWS Control Tower – Suporte com encriptação do KMS Agora o AWS Control Tower oferece a opção de usar uma única chave (AWS KMS) fornecida pelo cliente para proteger os serviços implantados da AWS Control Tower (AWS CloudTrail, AWS Config) no AWS S3. Migration AWS Snowcone – agora suporta recursos que permitem acesso direto a uma rede externa Agora o AWS Snowcone oferece suporte a fluxos multicast, roteamento, balanceamento de carga e outros casos de uso de rede, permitindo que instâncias em um dispositivo Snowcone tenham acesso direto a uma rede externa. Com isso, ao fornecer instâncias com acesso à rede da camada 2 sem nenhuma tradução (NAT) ou filtragem intermediária, os clientes ganham maior flexibilidade na configuração de rede de seu dispositivo Snowcone. Network and Content Delivery Amazon Route 53 – Nova solução: Route 53 Application Recovery Controller O Amazon Route 53 anunciou o Application Recovery Controller, uma solução que torna as recuperações de aplicativos mais fáceis de executar e mais confiáveis, eliminando as etapas manuais normalmente necessárias ao usar ferramentas e processos tradicionais para gerenciar a recuperação de aplicativos, além de ajudar a recuperação quase que imediatamente, o que é um requisito para alguns caso de uso como processamento de pagamentos em tempo real (transacional) ou mecanismos de negociação que necessite de um alto grau de disponibilidade. Security AWS Network Firewall – Agora possui compliance PCI DSS O AWS Network Firewall agora é um serviço compatível com o padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS), lembrando que o AWS Network Firewall é um serviço de firewall gerenciado que facilita a implantação de proteções de rede essenciais para todas as suas Amazon Virtual Private Cloud (VPCs). https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2021/07/aws-network-firewall-achieves-pci-dss-compliance/ Storage Amazon S3 – Aliases Access Points permitem o acesso de qualquer aplicativo que exija um nome de bucket S3 Agora é possível usar aliases de Access Points com serviços AWS, permitindo que qualquer aplicativo que exija um nome de bucket do S3 use estes aliases. Como exemplos de serviços AWS podemos citar o Amazon EMR, Amazon Storage Gateway e Amazon Athena, pacotes de código aberto, como Apache Spark e Apache Hive, e soluções Amazon Partner Network (APN) sem qualquer alterações de código e sem custo adicional. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana *Revisão de Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

AWS Console-to-Code

Já imaginou transformar todas as ações e cliques realizados na Console da AWS em código? O AWS Console-to-Code consegue fazer isto dentro do serviço de EC2. Vamos entender melhor no Blog abaixo.

Novidades da Semana – 7 a 11 de junho

Por Ricardo Gulias Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Analytics Amazon EMR Studio – Disponível em 13 novas regiões O EMR Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que facilita a vida dos cientistas e engenheiros de dados ao desenvolver, visualizar e depurar ferramentas em Big Data e aplicativos analíticos escritos em R, Python, Scala e PySpark. O serviço agora está disponível em 13 novas regiões, dentre elas N. Virginia e Oregon. AWS Glue Studio – Novo recurso de especificação de configurações O AWS Glue Studio é uma interface visual para o AWS Glue que facilita a criação, execução e monitoramento de trabalhos ETL de streaming, a ferramenta agora permite que você especifique as configurações para seu trabalho, extração, transformação e carregamento (ETL) no editor de trabalho visual, possibilitando a otimização dos trabalhos de ETL de streaming/ do AWS Glue para seu caso de uso. AWS Glue Studio – Suporta editor de código para customizar seus jobs scripts O AWS Glue Studio agora conta com um editor de código que pode ser usado para personalizar o ETL que é gerado através do editor de trabalho ETL visual. Managment & Governance AWS Proton – Disponível para produção A AWS anunciou que agora o AWS Proton está disponível para todos e também oferece suporte a infraestrutura de várias contas além de oferecer suporte a chaves de contexto de condição IAM nas APIs AWS Proton, lembrando que esse é o primeiro serviço de entrega totalmente gerenciado para aplicativos sem servidor e contêiner, ele foi projetado para fornecer às equipes de plataforma as ferramentas de gerenciamento, governança e visibilidade necessárias para fornecer padrões consistentes e melhores práticas ao gerenciar implantações, enquanto ajuda a aumentar a produtividade e inovação do desenvolvedor que usando infraestrutura como código, pode criar um modelo que define e configura tudo o que é necessário para provisionar, implantar e monitorar um serviço. Machine Learning AWS SageMaker – Suporte a rollback em pipelines O AWS SageMaker agora suporta rollback em suas pipelines, fazendo com que seja possível voltar à versão anterior do modelo caso seja necessário. Networking & Content Delivery NAT Gateway – Disponibilidade geral A AWS anunciou que agora você pode ter um NAT Gateway Privado, sem necessariamente associar um Internet Gateway ao seu VPC. Esse anúncio pode fazer sentido para clientes que usam NAT Gateway com Transit Gateway ou Virtual Private Gateway para se comunicar com outros VPCs ou ambientes On Premisses, podendo definir a conectividade como privada, o que não requer o EIP – Elastic IP associado a ele. Security, Identity & Compliance Amazon Cognito – Suporte a logout direcionado através de token de atualização em tempo real O Amazon Cognito agora oferece suporte a logout direcionado por meio de revogação de token de atualização em tempo real, sendo que, por padrão, os tokens de atualização do Cognito expiram 30 dias depois que um usuário faz login em um pool de usuários, com isso você tem um controle mais refinado sobre a experiência do usuário. AWS Security Hub – Adição de 16 novos controles O AWS Security Hub foi projetado para fornecer uma visão abrangente da sua postura de segurança em todas as suas contas e agora lançou 16 novos controles para seu padrão de práticas recomendadas de segurança básica, buscando aprimorar o monitoramento da postura de segurança na nuvem dos clientes. Storage Amazon FSx for Windows File Server – Suporte a auditoria de acesso O Amazon FSx para Windows File Server é um serviço para armazenamento de arquivos totalmente gerenciado que utiliza o protocolo SMB e agora oferece suporte para auditoria de acesso do usuário final a arquivos, pastas e compartilhamentos de arquivos, além disso é possível publicar logs no Amazon CloudWatch Logs ou transmitir logs para o Amazon Kinesis Data Firehouse, permitindo a consulta, processamento, armazenamento e arquivamento além do acionamento de ações para avançar ainda mais em seus objetivos de segurança e conformidade. AWS Systems Manager – Quick Setup com suporte ao Amazon EFS O AWS Systems Manager Quick Setup agora tem suporte ao Amazon EFS e com isso é possível configurar o cliente do Amazon EFS (amazon-efs-utils) em todas as instancias EC2 com apenas alguns cliques, além de fornecer suporte à atualização periódica do cliente EFS para a versão mais atualizada que estiver disponível. Solutions AWS Backint Agent – Nova versão 1.04 O AWS Backint Agent é uma solução de backup e restauração certificada pela SAP para cargas de trabalho SAP HANA em execução em instâncias do Amazon EC2. Ele facilita o backup dos dados do SAP HANA no Amazon S3 e o restaura utilizando ferramentas da própria SAP, oferece suporte a backup full, incremental, diferencial e de log de banco de dados e catálogos para o S3. Agora com a versão 1.04 é possível conceder acesso e controle total ao bucket S3 de destino e controle total aos backups acionados por outras contas, permitindo o backup entre contas. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana. *Revisado por Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações